"Deus não será maior se o respeitas, mas tu serás maior se o servires. " (Santo Agostinho)
domingo, 12 de dezembro de 2010
Vivonafé Notícias
Segunda pregação de advento no Vaticano versa sobre fé na eternidade
Em declarações reunidas pelo Portal Canção Nova Notícias, frei Cantalamessa explicou que "a secularização é um fenômeno complexo e ambivalente. Pode indicar a autonomia das realidades terrenas e a separação entre o reino de Deus e o reino de César e, neste sentido, não é apenas não-contrária ao Evangelho, mas encontra nele uma das suas raízes profundas. Pode, no entanto, indicar também todo um conjunto de abordagens contrárias à religião e à fé, para o qual se prefere usar o termo secularismo. O secularismo está para a secularização como o cientificismo está para a cientificidade e o racionalismo para a racionalidade".
O capuchinho salientou que o secularismo possui muitas faces e se manifesta em diversos campos e realidades, defendendo a noção redutiva de real como somente aquilo que pertence à dimensão terrena. Nesse sentido, o mundo estaria imerso em uma espécie de eclipse do sentido de eternidade, em que a vida eterna e verdadeira após a morte torna-se uma espécie de incerteza.
"A queda do horizonte de eternidade tem sobre a fé cristã o mesmo efeito da areia jogada sobre uma chama: a sufoca, a apaga. A fé na vida eterna constitui uma das condições de possibilidade da evangelização", afirmou o pregador da casa pontifícia.
Frei Cantalamessa defende que, da mesma forma como para o cientificismo, a saída mais produtiva não consiste em combater o erro contrário, "mas fazer resplandecer de novo diante dos homens a certeza da vida eterna, aproveitando a força intrínseca que possui a verdade quando é acompanhada do testemunho de vida".
'Para o crente, a eternidade não é, como se vê, somente uma esperança, é também uma presença. Fazemos essa experiência toda vez que fazemos um verdadeiro ato de fé em Cristo, porque quem crê nele já possui a vida eterna (cf. 1 Jo 5,13); toda a vez que recebemos a comunhão [...]; toda a vez que escutamos as palavras do Evangelho", ressaltou o sacerdote franciscano.
A Matéria completa pode ser vista no Canção Nova Notícias no link:
http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=279324
Fonte: http://www.acidigital.com/noticia.php?id=20803
Estudando o Catecismo da Igreja Católica - X Parte
Estamos vendo nesse tema: CREIO EM JESUS CRISTO, SEU ÚNICO FILHO, NOSSO SENHOR
7. Jesus Cristo vive e é nosso modelo
Jesus Cristo venceu a morte, ressuscitou e subiu aos céus. Como Deus, está em todas as partes e a tudo vê e ouve. Jesus Cristo está no céu e na Eucaristia. Podemos falar com Ele de nossas coisas e de suas coisas.Ele nos escuta e nos fala, não com palavras, mas em nosso coração. Temos que aprender de Jesus, porque com sua vida, com suas obras e suas palavras, nos ensinou o que temos de fazer para salvar-nos e como o temos de fazer. Ele mesmo disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida" (João 14,6).
8. É preciso conhecer e tratar a Jesus
Os amigos saem juntos, conhecem onde vive cada um, como pensam, qual é sua vida, falam de suas coisas. Com Jesus, acontece o mesmo. Se quisermos ter trato de intimidade com Ele, o encontraremos no EVANGELHO, na ORAÇÃO e no SACRÁRIO.
- O EVANGELHO. Quando lemos o Evangelho, conhecemos mais a Jesus: como é, como quer seus amigos, o que espera deles. Por isto, devemos ler todos os dias o Evangelho, mesmo que seja por uns poucos minutos
- A ORAÇÃO. Podemos fazer um momento de oração na Igreja ou em nossa casa, em um lugar onde estejamos tranqüilos e em silêncio, para falar com o Senhor do que nos preocupa, pedindo-lhe o que necessitamos ou desejamos e dando-lhe graças por tudo.
- A VISITA AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO, PRESENTE NO SACRÁRIO. Mesmo que Jesus esteja em todas as partes, porque é Deus, está de uma maneira especial presente no sacrário. É muito bom que todos os dias o visitemos, ainda que brevemente, para cumprimenta-lo, falar com Ele, escutar o que nos diz no fundo de nossa alma. Também temos de cumprimenta-lo com nosso coração, quando vemos alguma igreja, pensando que Ele está lá, no Sacrário.
9. Propósitos de vida cristã
- Ler, todos os dias, um trecho do Santo Evangelho, durante uns minutos, para conhecer melhor a vida e a doutrina de Jesus
- Fazer diariamente uma breve visita ao Santíssimo Sacramento.
- Sempre que entrar na Igreja, dirigir-se, em primeiro lugar, ao sacrário, para cumprimentar Jesus.
Assinar:
Postagens (Atom)