sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Vivonafé Notícias

Fiéis homenageiam Nossa Senhora da Apresentação  

 Conta a tradição que pescadores estavam pescando no Rio Potengi, na manhã do dia 21 de novembro de 1753, quando lançaram a rede e, ao puxá-la, encontraram um caixote que estava encalhado numa pedra, local hoje conhecido como Pedra do Rosário. Dentro do caixote havia uma imagem de Nossa Senhora, com um menino no colo e uma mão estendida, aparentando sustentar alguma coisa. Logo, deduziram que fosse um rosário. Junto à imagem havia a seguinte mensagem:

Foto: Cacilda Medeiros

Imagem de Nossa Senhora da Apresentação
“Onde esta imagem parar, nenhuma desgraça acontecerá”.

“O vigário da Paróquia naquela época, o padre Manoel Correia Gomes, informado sobre a descoberta, foi ao local e levou a imagem para a Igreja Matriz, sabendo que se tratava de uma imagem de Nossa Senhora do Rosário. Porém, a padroeira da cidade ficou conhecida por Nossa Senhora da Apresentação, porque no calendário litúrgico da Igreja, o dia 21 de novembro é o dia em que se festeja a apresentação da Mãe de Jesus no Templo, quando tinha 12 anos de idade”, conta Thiago Augusto, coordenador da Pastoral da Comunicação, na Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, na Cidade Alta.

As mudanças
A devoção a Nossa Senhora da Apresentação, na capital potiguar, existe, portanto, há mais de 250 anos. Quando da criação da Diocese de Natal, em 1909, ela logo foi nomeada padroeira da primeira Diocese do Rio Grande do Norte.

A festa em honra da padroeira da capital e da Arquidiocese foi se modificando à medida em que a cidade cresceu. Mons. Agnelo Dantas Barretto é pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, na Cidade Alta, há 20 anos. Antes, porém, ele já acompanhava a festa, quando fazia parte de uma equipe sacerdotal, conduzida pelo então bispo auxiliar de Natal, Dom Antônio Soares Costa. É o Mons. Agnelo quem recorda como era a festa da Apresentação, quando os principais meios de transporte de Natal eram o bonde e o ônibus.

Segundo ele, o novenário era intenso, na Igreja de Nossa Senhora da Apresentação, hoje conhecida como antiga Catedral. A programação social era desenvolvida na Praça André de Albuquerque, em frente à Igreja. “A cidade era pequena, não tinha tanta violência e isso contribuia para que as pessoas pudessem participar das festividades”, recorda.

Em 1988, com a inauguração da Catedral Metropolitana, os festejos também passaram a acontecer no novo endereço. Depois, de acordo com o Mons. Agnelo, começaram a ser realizadas atividades da festa nas duas igrejas: Catedral Metropolitana e antiga Catedral, assim como ainda acontece, nos dias atuais. “Na antiga Catedral, por exemplo, realizamos as caminhadas diárias, de 12 a 20 de novembro, começando às 5 da manhã, da Igreja do Rosário, terminando às 5h30, na Matriz, com a celebração eucarística, na intenção de todos os peregrinos”, relata Mons. Agnelo.
Em 2010
A partir deste ano de 2010, os fiéis homenageiam, em única festa, a padroeira da Arquidiocese, da cidade do Natal e das Paróquias da Catedral e de Nossa Senhora da Apresentação, ambas na Cidade Alta.

A programação começou no último dia 11 e se estende até o dia 21. No período de 12 a 20, diariamente, na antiga Catedral, há caminhada, às 5h; e missa, às 5h30 e às 17 horas. Na Catedral Metropolitana, há missa, às 11h e às 16h30; Ofício de Nossa Senhora, às16h; Terço, às 18h, transmitido pela Rádio Rural de Natal, e novena, às 19 horas. Todas as noites, há quermesse, no pátio da Catedral.

No dia 21, a programação tem início a zero hora, na Pedra do Rosário, com vigília. Às 4h30, haverá a procissão fluvial, no Rio Potengi, e, 5h, missa, na Pedra do Rosário. Pela manhã, ainda haverá missa, às 7h30, na antiga Catedral e, às 10 h, na Catedral. Às 14h, começará a caminhada, partindo do Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré, com destino à Catedral, onde, às 17h, haverá missa, presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo.

“A festa é um momento de gratuidade divina. É a festa da mãe da Igreja, padroeira de toda a Arquidiocese de Natal. Por isso, venham todos, das várias comunidades da Arquidiocese, participem das celebrações, na antiga Catedral e na Catedral Metropolitana”, diz o Mons. Agnelo, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação.

Oração a Nossa Senhora da Apresentação
Ó Santíssima Virgem Maria,
Mãe querida e Padroeira nossa,
Nossa Senhora da Apresentação
Nós te suplicamos cheios de confiança!
Abre nosso coração
Ao acolhimento e à vivência da Palavra de Deus,
A fim de anunciá-lo também a todos os irmãos,
Pois é para Evangelizar que a Igreja vive no mundo.
Faze que a Eucaristia de todos os dias
Seja o centro de nossa fé e de nossa vida,
E a fonte inesgotável de nossa atividade pastoral.
Mostra teu amor de Mãe aos pobres de nossa cidade,
Aos que sofrem em nosso meio
E a quantos buscam libertar-se
De tudo o que escraviza e ameaça a vida humana.
Ajuda-nos a construir em nossa terra,
Uma sociedade justa, fraterna e solidária,
Como requer o empenho missionário
De uma Nova Evangelização.
Abençoa e protege constantemente
O povo de nossa Arquidiocese e a Cidade do Natal,
De quem és Mãe e Padroeira,
Para a glória de Deus, nosso Pai,
Por Jesus Cristo, nosso irmão e Salvador,
Na força e na comunhão do Espírito Santo! Amém.
Oração escrita por Mons. Agnelo Dantas Barretto, com a aprovação eclesiástica de Dom Alair Vilar, em 1988.

Fonte:http://www.arquidiocesedenatal.org.br/noticias_index/not1211padroeira.htm

Vivonafé Notícias

“Verbum Domini”: reflexões e aplicações

De Dom Gianfranco Ravasi e Dom Nicola Eterovic


CIDADE DO VATICANO, sexta-feira, 12 de novembro de 2010 (ZENIT.org) - Se o Papa Bento XVI quis dedicar uma assembleia sinodal à Palavra de Deus em 2008, "talvez tenha sido porque havia um pouco de poeira e era necessário colocá-la novamente no centro", disse o presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, Dom Gianfranco Ravasi.

O futuro cardeal interveio ontem na apresentação da exortação apostólica pós-sinodal Verbum Domini, realizada na Sala de Imprensa da Santa Sé.
O ato contou também com a presença do prefeito da Congregação para os Bispos, cardeal Marc Ouellet PSS; do secretário-geral do Sínodo dos Bispos, Dom Nikola Eterovic; e do seu subsecretário, Dom Fortunato Frezza.

Dom Eterovic afirmou que o título da exortação apostólica permite "perceber a concordância e também a continuidade entre o Antigo e o novo Testamentos".
Indicou que os objetivos deste documento pontifício são: "comunicar os resultados da assembleia sinodal, redescobrir a Palavra de Deus, fonte constante de renovação eclesial", assim como "promover a animação bíblica da pastoral, ser testemunhas da Palavra" e, por último, "empreender uma nova evangelização".
Dom Ravasi definiu o documento pontifício como "altamente teológico e pastoral"; disse que a exortação apostólica convida a fazer uma reta interpretação das Sagradas Escrituras e adverte sobre os perigos dos grupos fundamentalistas, "que às vezes usam a tradução de uma tradução em inglês", afirmou o prelado.
"O entusiasmo é tanto, que a fidelidade material se converte em infidelidade ao conteúdo", advertiu o presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, referindo-se ao fundamentalismo bíblico.


Meios para entender a Palavra
Dom Nikola Eterovic ressaltou como o documento destaca alguns meios que ajudam a aprofundar na mensagem da Palavra de Deus, entre eles a liturgia, as missões, os retiros espirituais e as peregrinações.
Quanto às celebrações litúrgicas, disse que é necessário prestar uma atenção especial a recursos externos, como "o templo, o ambão, o altar, os próprios instrumentos de difusão acústica e de leituras bíblicas".
Também destacou a grande importância do canto, que "favorece a percepção unitária da liturgia", a qual "se alimenta da Palavra de Deus desde o início no rendimento das diferentes partes celebrativas".
O prelado indicou, assim, a maneira como o Papa, além de sintetizar as comunicações dos padres sinodais, ilumina suas intervenções com pontos centrais do seu magistério.
"Levando em consideração tais fatos, poderíamos concluir que o Santo Padre Bento XVI pode ser definido como o Papa da Palavra de Deus", finalizou Dom Eterovic.

Fonte: http://www.zenit.org/article-26516?l=portuguese

Frase do dia

"Cada fiel tem ao seu lado um anjo como protetor e pastor,para o conduzir à vida"
(S. Basílio Magno). 

Estudando o Catecismo da Igreja Católica- IX Parte

Concluindo esse estudo desse tema.que aborda NOSSOS PRIMEIROS PAIS DESOBEDECERAM A DEUS E PECARAM.

3.Os primeiros pais pecaram
Tentados pelo demônio, pai da mentira, Adão e Eva desobedeceram a Deus e pecaram. Foi um pecado de soberba, pois quiseram ser como Deus, e se submeteram ao demônio. Com este pecado perderam a amizade divina (graça) e os dons preter naturais que Deus lhes tinha dado gratuitamente; mesmo suas forças naturais ficaram feridas e, quebrada a harmonia interior, sentiram a inclinação ao mal. Ficaram submetidos à concupiscência - inclinação ao pecado -, que não é pecado, mas incita ao mal.

4. Os homens nascem com este pecado e sofrem suas conseqüências

Por ser Adão principio e cabeça do gênero humano, perdeu ele a graça e os dons que a acompanhavam, e os perderam seus descendentes: em Adão pecou todo o gênero humano. Quer dizer, ao receber de nossos primeiros pais a natureza, nós a recebemos manchada com aquela culpa e, portanto, privados da graça e de todos os demais dons; e por perder-se a harmonia interior, ficamos inclinados ao pecado (concupiscência). Isto é o que se chama pecado original, com ele todos nós nascemos.

5. Conseqüências do pecado original

No pecado de Adão tiveram sua origem todos os pecados e males da humanidade. Todos os Homens nascemos com as gravíssimas conseqüências do pecado original, privados da graça e, portanto, em estado de pecado e inclinados ao mal. Por isto existe em nós a inclinação ao pecado, a que denominamos concupiscência. Esta se manifesta na ânsia desordenada das coisas terrenas; de gozos, bens, honras... Também vivemos os homens em meio de inumeráveis penas e calamidades e, finalmente, a morte. Pelo pecado original, o demônio adquiriu influência sobre o mundo.

6. Deus teve piedade dos homens e lhes prometeu um Redentor

Apesar do pecado, Deus se compadeceu dos homens e lhes prometeu a futura redenção: prometeu que do gênero humano sairia um Redentor - Jesus Cristo -, que salvaria a humanidade do pecado e de suas conseqüências.

7. Propósitos de vida cristã
  • Aprender a rezar sempre:
    "Confesso a Deus, todo poderoso, e a vós irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes, por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos, E a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim, a Deus Nosso Senhor."
    (Repetir muitas vezes ao dia esta oração de arrependimento)
  • Pedir a Deus sempre, muitas vezes ao dia, a disposição para lutar contra o pecado. 

Autor: Jayme Pujoll e Jesus Sanches Biela
Fonte: Livro "Curso de Catequesis" do Editorial Palavra, España
Tradução: Pe. Antônio Carlos Rossi Keller 

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Vivonafé Notícias

Paróquia deve ser comunidade missionária, diz cardeal

D. Odilo Scherer: necessidade de conversão das organizações e estruturas pastorais

SÃO PAULO, quarta-feira, 10 de novembro de 2010 (ZENIT.org) – O cardeal Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, considera que é necessária a “conversão missionária” das organizações e estruturas pastorais, em particular da paróquia, com tudo o que ela significa.
Em artigo na edição desta semana do jornal arquidiocesano O São Paulo, o arcebispo afirma que a paróquia deve-se tornar mais “comunidade de comunidades, grupos, associações, movimentos e organizações de discípulos missionários, que nela vivem e se expressam”.

Dom Odilo assinala a necessidade de se tomar uma nova consciência sobre a realidade da paróquia, no sentido teológico e pastoral, superando uma visão apenas burocrática ou jurídica.
“Ela é o rosto mais visível e concreto do Mistério da Igreja, ‘sacramento de salvação’ no meio do mundo; é uma comunidade de batizados, congregados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, vivendo a fé, a esperança e a caridade.”

A paróquia “se reúne em torno de Jesus Cristo, Senhor e Pastor da Igreja, representado visivelmente pelo ministro ordenado, que está no meio dela e à sua frente para servi-la na caridade. A assembleia eucarística é a expressão mais visível e sacramental da Igreja”, afirma.

Segundo o cardeal, a paróquia é, portanto, “‘casa de Deus’ no meio das casas dos homens, templo de Deus edificado por pedras vivas, que são todos os batizados; é o ‘corpo de Cristo’, através do qual ele continua a se expressar (...); é o concreto e visível ‘povo de Deus’, que irradia no mundo a luz de Cristo”.
Na paróquia – prossegue o purpurado –, a Igreja inteira se expressa e realiza a missão recebida de Cristo: “anunciar e acolher a Palavra de Deus; testemunhar a vida nova recebida no Batismo, buscando e expressando a santidade de vida; organizar e realizar a caridade pastoral, em nome de Jesus, Bom Pastor, e a seu exemplo”.

Para o arcebispo de São Paulo, uma definição que cabe bem à paróquia é de “comunidade missionária dos fiéis em Cristo no meio do mundo”.
A paróquia “é o ícone visível daquilo que a Igreja de Jesus Cristo é na sua totalidade. Evidentemente, nenhuma paróquia se basta a si mesma, nem realiza sozinha e autonomamente a sua missão, mas o faz na comunhão da Igreja particular (a diocese) e da comunhão universal da Igreja”.
Contudo – afirma Dom Odilo –, a paróquia “é a Igreja ‘na base’; se ali a vida e a missão da Igreja acontecem, também na grande comunidade eclesial elas acontecem; do contrário, a Igreja corre o risco de ‘rodar no vazio’ e de se reduzir a uma série de instituições, sem chegar ao povo e às pessoas concretas”.
(Alexandre Ribeiro)

Fonte: http://www.zenit.org/article-26497?l=portuguese

Estudando o Catecismo da Igreja Católica- VIII Parte


NOSSOS PRIMEIROS PAIS DESOBEDECERAM A DEUS E PECARAM

INTRODUÇÃO:

Deus criou Adão e Eva, os encheu de dons sobrenaturais e preter naturais e os colocou no paraíso terrestre. Aí, eram muito felizes: eram amigos de Deus e não sofriam nenhum mal; trabalhavam sem cansar-se. Depois de ser felizes na terra, passariam - sem morrer - a gozar de Deus para sempre, no céu. Mas Adão e Eva cometeram um pecado gravíssimo: o pecado original. No capítulo terceiro do livro do Gênesis nos é contado este pecado: desobedeceram a Deus e O ofenderam. Como Adão e Eva foram nossos primeiros pais, todos nós herdamos este pecado. Dele brotaram a dor, os sofrimentos, os ódios, as guerras e demais calamidades que afetam a humanidade e o mundo. Convém, pois, estudar bem este tema. Se o entendermos bem, quem sabe possamos também compreender a razão de tantas coisas más que acontecem no mundo e dentro do coração do homem.

IDÉIAS PRINCIPAIS:

1. Os primeiros pais eram muito felizes no paraíso terrestre

Deus, levado por seu amor, criou os homens para que um dia pudessem contempla-Lo e viver eternamente junto d'Ele. Por isto os fez participantes de sua vida divina. A tão grande e imerecido dom nós o denominamos graça santificante ou vida em graça. Além disso, Deus os colocou em um lugar estupendo - o paraíso terrestre - e lhes deu muitos outros dons imerecidos: iluminou sua inteligência e fortaleceu sua vontade, estando isentos do erro e da inclinação ao mal; livrou- os da dor, da enfermidade e da morte (dons preter naturais). Estes dons - sobrenaturais e preter naturais - deviam ser transmitidos por Adão e Eva a seus descendentes.

2. A prova dos primeiros pais

Igual aos anjos, Deus quis submeter nossos primeiros pais a uma prova e lhes deu um Mandamento para provar sua fidelidade. Se o cumprissem, conservariam para si e seus descendentes as graças e dons que Deus lhes tinha dado; se não o cumprissem, perderiam as graças e dons para si e seus descendentes. Deus, que podia impor este mandato porque é Dono e Senhor absoluto do homem, queria que vencessem.

Fonte: Autor: Jayme Pujoll e Jesus Sanches Biela
Livro "Curso de Catequesis" do Editorial Palavra, España
Tradução: Pe. Antônio Carlos Rossi Keller 

Evangelho do dia -10-11-2010


terça-feira, 9 de novembro de 2010

Frase do dia

"A pessoa que tem caridade no coração tem sempre qualquer coisa para dar." (Santo Agostinho)

Entenda a Liturgia das Horas- PARTE IV

A TV Canção Nova exibiu no mês de junho o Especial Ofício Divino, onde fala sobre a riqueza da Liturgia das Horas. Esta é a quarta e última parte do especial.



Fonte: www.cancaonova.com
Seja um sócio da Canção Nova
http://euajudo.cancaonova.com/
ADQUIRA PALESTRAS E AUDIO PELO TELEFONE:
(12) 3186-2600

Vamos relembrar - Catequese

As sete obras de misericórdia espirituais:


1. Dar bons conselhos
2. Ensinar os ignorantes
3. Corrigir os que erram
4. Consolar os tristes
5. Perdoar as injúrias
6. Suportar com paciência as fraquezas do nosso próximo
7. Rezar a Deus por vivos e defuntos

domingo, 7 de novembro de 2010

Caquetese

Significado dos gestos e posições na Missa

SENTADO: É uma posição cômoda, uma atitude de ficar à vontade para ouvir e meditar, sem pressa.


DE PÉ: É uma posição de quem ouve com atenção e respeito. Indica a prontidão e disposição para obedecer. (Posição de orante)


DE JOELHOS: Posição de adoração a Deus diante do Santíssimo Sacramento e durante a consagração do pão e vinho.


GENUFLEXÃO (ajoelha)
É um gesto de adoração a Jesus na Eucaristia. Fazemos quando entramos na igreja e dela saímos, se ali existir o Sacrário.


INCLINAÇÃO: Inclinar-se diante do Santíssimo Sacramento é sinal de adoração.


MÃOS LEVANTADAS: É atitude dos orantes. Significa súplica e entrega a Deus.


MÃOS JUNTAS: Significam recolhimento interior, busca de Deus, fé, súplica, confiança e entrega da vida.


SILÊNCIO: O silêncio ajuda o aprofundamento nos mistérios da fé. Fazer silêncio também é necessário para interiorizar e meditar, sem ele a Missa seria como chuva forte e rápida que não penetra na terra.

Frase do dia

Não há penitência melhor do que aquela que Deus coloca em nosso caminho todos os dias.
Dom Hélder Câmara

Evangelho do dia -07-11-2010

Evangelho: Mateus (Mt 5, 1-12a)
A chegada do reino de Deus

Naquele tempo, 1vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los: 3"Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. 5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.

7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. 9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus!

11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. 12aAlegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus". Palavra da Salvação!

Lugares de romarias ganham destaque em calendário

Lugares de romarias ganham destaque em calendário
Foto: divulgação
                                                                                              Capa do calendário

A Arquidiocese de Natal, por meio da Pastoral da Comunicação e do Setor de Economato, lança um “calendário 2011”, com 12 páginas dedicadas aos lugares de romaria. A intenção, segundo o ecônomo, Vital Bezerra, é difundir os lugares de romaria e algumas igrejas históricas, existentes no território da Arquidiocese.

No mês de janeiro, o destaque é para o Santuário de Santos Reis, em Natal; em fevereiro, Nossa Senhora da Piedade, de Espírito Santo; março, Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré; no mês de abril, são destacadas três igrejas históricas, localizadas no centro da capital: a de Nossa Senhora da Apresentação, a Igreja do Galo e a de Nossa Senhora do Rosário; maio, Santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz; junho, Monte de Santana, no município de São Pedro, e Alto do Cruzeiro, em Monte das Gameleiras; julho, Mártires de Cunhaú; agosto é destinado à Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no Parque das Dunas, em Natal, e à Igreja de Nossa Senhora do Ó, em Nísia Floresta; setembro, Pe. João Maria; outubro, Mártires de Uruaçu; novembro, Catedral Metropolitana; e dezembro é dedicado ao Bom Jesus dos Navegantes, em Touros . Em cada página, também há um texto com
informações sobre o lugar destacado.

Na última página há uma lista de todas as paróquias e áreas pastorais da Arquidiocese, com os respectivos números de telefone.

O calendário, medindo 50 cm de altura por 32 cm de largura, pode ser adquirido, ao preço de doze reais, a unidade, na sala da Pastoral da Comunicação - subsolo da Catedral; na livraria da Catedral e no Santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz.

Fonte: http://www.arquidiocesedenatal.org.br/aordem/ao0711dest2.htm

Festa de Nossa Senhora da Apresentação

Festa da padroeira da Arquidiocese  de Natal começa dia 11/11/2010 


A programação da festa da padroeira da cidade do Natal e da Arquidiocese, Nossa Senhora da Apresentação, será aberta dia 11 próximo. Neste ano, a festa terá como tema: “Maria, Senhora da Apresentação, escola de discipulado e missão na Igreja de Natal”.

No dia 11, as atividades começarão às 15h30, com missa, na Catedral; às 16h30, acontecerá o primeiro Cortejo do Rosário; às 18h, procissão da bandeira; às 19h, apresentação da Orquestra Sinfônica do RN, na Catedral, seguida de hasteamento das bandeiras.
Foto: Cacilda Medeiros
Caminhada de encerramento da festa, em 2009
De 12 a 20, a programação diária é a seguinte: às 5h, caminhada da Igreja do Rosário para a antiga Catedral, concluindo com celebração eucarística; às 11h, missa, na Catedral; às 16h, Ofício de Nossa Senhora e missa, na Catedral; às 17 h, missa, na antiga Catedral; às 18h, na Catedral, reza do terço, transmitida pela Rádio Rural, e, às 19h, novena. Todo o novenário será presidido pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo. As pregações e bênçãos do Santíssimo Sacramento serão feitas por padres da Arquidiocese. Todas as noites, após a novena, há funcionamento de quermesse.

No dia 21, último dia da festa, a programação é intensa e começa a zero hora, na Pedra do Rosário, com uma vigília. Às 4h30, acontecerá a procissão fluvial, pelas águas do Rio Potengi, com a imagem de Nossa Senhora da Apresentação. Às 5h, missa, na Pedra do Rosário, presidida por Dom Matias. Às 7h30, missa solene, na antiga Catedral, presidida por Mons. Agnelo Dantas Barretto. Às 10h, na Catedral, missa solene, na Catedral. A partir das 14h, 7º Natal Caminha com Maria, do Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré até à Catedral, encerrando com missa, transmitida pela Rádio Rural de Natal e pela Rede Vida de Televisão.

Fonte: http://www.arquidiocesedenatal.org.br/noticias_index/not0311padroeira.htm

Vivonafé Notícias

Notícias da Paróquia Nossa Senhora das Graças e Santa Teresinha (Natal-RN)


Adoração seguida da Bênção com o Santíssimo Sacramento acontece toda sexta-feira, às 16h na Igreja Matriz. Na oportunidade é realizado um momento muito forte de intimidade com Jesus Cristo na Eucaristia. É ainda um momento de elevarmos com mais fé os nossos agradecimentos e pedidos de cura e libertação das fraquezas humanas. Este momento está sendo conduzido pelo Diácono Leilson, auxiliar do pároco Pe. Charles Dickson. Venha participar você também deste encontro especial com Deus e o irmão. .

Curso de “pais e padrinhos” para o Batismo de Criança, acontece toda quinta-feira, a partir das 20h no Centro Pastoral Dom Nivaldo Monte, localizado vizinho a Câmara dos Vereadores. Inscrições na Secretaria paroquial.

Batizados acontecem todo domingo a partir das 9h na Igreja Matriz. 

Vivonafé Notícias

Papa leva à Espanha mensagem de humildade e caridade

Ao percorrer o Caminho, consagrar a Sagrada Família e visitar os que sofrem


CIDADE DO VATICANO, sexta-feira, 5 de novembro de 2010 (ZENIT.org) - Bento XVI quer levar uma mensagem de humildade e caridade à Espanha neste final de semana, em sua peregrinação apostólica a Santiago de Compostela e Barcelona, afirma o porta-voz vaticano.
"Há infinitas coisas belíssimas que podem ser ditas sobre esta viagem do Papa à Espanha", reconhece o Pe. Federico Lombardi, SJ, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé. No último número de Octava Dies, semanário do Centro Televisivo Vaticano, ele sublinha os principais aspectos da viagem.


Peregrino com os peregrinos
Falando da primeira etapa, o túmulo do apóstolo Tiago, que o Papa visitará amanhã, o porta-voz recorda que "é a meta de um numeroso povo que se põe em caminho, com humildade, em busca. Inúmeros itinerários de pessoas, através dos séculos, que refletem, rezam, esforçam-se por voltar a encontrar-se consigo mesmas e com Deus".
"Infinitas vicissitudes da vida, com seu segredo e seu mistério profundo, confluem no grande rio do povo em caminho. O Papa hoje é peregrino com os peregrinos, como pessoa e como pastor", sublinha o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.
"Muitas pessoas vagam sem encontrar a direção e a meta - reconhece. No Caminho de Santiago, muitos encontraram uma estrela, uma meta. Junto ao Papa, percorreremos com confiança nossos caminhos."


A Sagrada Família, obra potentíssima de fé e arte
A seguir, o sacerdote analisa a etapa de Barcelona, no domingo, que tem por objetivo a consagração do templo da Sagrada Família, "epopeia de um povo humilde e numeroso".
"É este povo que a constrói lentamente, com suas pequenas contribuições e sua devoção, não são os grandes poderes deste mundo. Gaudí continua sendo a alma desta empresa, mas ela vai muito além da sua obra, muito além do tempo e das expressões artísticas, conservando a inspiração potentíssima de fé e arte."
"Dessa forma, vai se construindo a casa na qual o povo crente volta a encontrar-se consigo mesmo no encontro com Cristo, com Deus. Mas, em seus muros externos, cada homem, ainda que não seja crente, pode ler os significados mais profundos da existência humana. Linguagem universal do anúncio de salvação. O Papa quer ir rezar com o povo."


A caridade
Por último, o Pe. Lombardi faz referência ao encontro que o Papa terá no domingo à tarde, ao visitar pessoas portadoras de deficiência, na Obra Benéfica do Nen Déu.
Um encontro assim "ele não poderia perder - explica o porta-voz. Não existe comunidade de crentes sem amor concreto, capaz de transformar, transfigurar o sofrimento em esperança e alegria".
Por isso - conclui -, "a caridade vivida é a estrela do caminho, o idioma cotidiano que todos podem compreender. Por aqui passa necessariamente o caminho do Papa".

Fonte: http://www.zenit.org/article-26465?l=portuguese