sábado, 19 de janeiro de 2013

Leitura da Bíblia em um ano - 18º


18º dia ___/___/___

Lucas 9,51-12,59 (Lucas capítulo 9, versículo 51  até o capítulo 12 versículo 59)

São Lucas se mostra mais original, inserindo quase todas as passagens que são exclusivas ao seu Evangelho, entres estas passagens vemos a missão dos 72 discipulos.
Esboço de Lucas
·         Seguimento;
·         Recrimina a cidade de Galiléia;
·         Voltam os setenta e dois;
·         O Paio e o Filho;
·         Marta e Maria;
·         A oração;
·         Jesus e Betzebu;
·         O sinal de Jonas;
·         Os fariseus;
·         Contra a cobiça;
·         Vigilância;
·         Sinais do tempo.

A Lectio Divina de hoje tomemos a passagem de (Lc 10,29-37) ou (Lc 10, 38-42)  fazendo uma atenção leitura que leve a uma profunda meditação. Não deixe de atualizar seu diário bíblico.

O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.

PERSEVERE
Vivonafé.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Leitura da Bíblia em um ano - 17º dia.


17º dia ___/___/___

Lucas 6,17-9,50 (Lucas capítulo 6, versículo 17  até o capítulo 9 versículo 50)

Lucas nos mostra a sua versão para o Sermão da Montanha de Mateus. O capitulo 7 é marcado pela força de suas imagens sobre a misericórdia pela resposta dada a João.
Esboço de Lucas

·         Pregação na planície;
·         Bem aventuranças;
·         O amor aos inimigos;
·         O perdão;
·         Cegos guias de cegos;
·         A casa bem construída;
·         O servo do centurião;
·         O filho da viúva de Naim;
·         João, Jesus e a presente geração;
·         Mulheres entre os seguidores de Jesus;
·         O semeador;
·         A tempestade acalmada;
·         A filha de Jairo.

A Lectio Divina de hoje tomemos a passagem de Lc 7,11-17, fazendo uma atenção leitura que leve a uma profunda meditação. Não deixe de atualizar seu diário bíblico.

O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.

PERSEVERE
Vivonafé.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Leitura da Bíblia em um ano - 16º dia


16º dia ___/___/___

Lucas 4,14-6,16 (Lucas capítulo 4, versículo 14  até o capítulo 6, versículo 16)

Na leitura de hoje Lucas narra o discurso de Jesus na sinagoga de Nazaré e a rejeição dos judeus. Jesus toma a Lei e lê a passagem do profeta Isaías.

Esboço de Lucas
·         Inicio da pregação de Jesus na Galileia;
·         Fracasso na pregação;
·         Em Cafarnaum, autoridade de as palavra;
·         Pesca milagrosa;
·         Purificação de um leproso;
·         O jejum;
·         O dia de sábado;
·         Escolha dos doze apóstolos.

A Lectio Divina de hoje tomemos a passagem de Lc 5,17-26, fazendo uma atenção leitura que leve a uma profunda meditação. Não deixe de atualizar seu diário bíblico.

O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.

PERSEVERE
Vivonafé.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

A Bíblia em um ano - 15ª dua,


15º dia ___/___/___

Lucas 1,1-4,13 (Lucas capítulo 1, versículo 1  até o capítulo 4, versículo 13)

Hoje começamos a ler o Evangelho narro por Lucas.
O terceiro Evangelho é atribuído a Lucas, que também é o autor dos Atos dos Apóstolos. O seu livro é um Evangelho, uma história santa, uma obra que apresenta a Boa Nova da salvação centrada na pessoa de Jesus Cristo.

Esboço de Lucas
I. Prólogo 1.1-4
II. A narrativa da infância 1.5-2.52
·         Anúncio do nascimento de João Batista 1.5-25
·         Anúncio do nascimento de Jesus 1.26-38
·         Visita das duas mães 1.39-56
·         O nascimento de João Batista 1.57-80
·         O nascimento de Jesus 2.1-40
·         O menino Jesus no templo 2.41-52
III. Preparação para o ministério público 3.1-4.13
·         O ministério de João Batista 3.1-20
·         O batismo de Jesus 3.21-22
·         A genealogia de Jesus 3.23-38
·         A tentação 4.1-13
Para sua Lectio Divina de hoje, tome o canto do Magnificat ( Lc 1,46-57)  escreva em seu caderno tudo o que o Senhor Lhe revelar.

O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.

PERSEVERE
Vivonafé.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Dom Muller sobre Bento XVI: "Conheci poucas pessoas com uma visão tão ampla"



“Conheci poucas pessoas na vida com tão ampla visão e preparação intelectual”. Foi o que afirmou o Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, arcebispo Gherard Ludwig Muller, sobre Joseph Ratzinger-Bento XVI e sobre seu Magistério, antes e depois da eleição à Cátedra de Pedro. Dom Muller apresentou nos dias passados seu livro “Ampliar os horizontes da razão” – editado pela Livraria Editora Vaticana -, com o objetivo de oferecer uma “leitura” das obras do Papa teólogo. A Rádio Vaticano entrevistou Dom Muller sobre o percurso de Bento XVI:

“Ele percorreu um longo caminho na sua vida e nas suas reflexões. Começou aos 15 anos, hoje tem 85. Ou seja, são 70 anos de profundas reflexões e de meditações. Foram tantas experiências na sua vida: quando era jovem, viveu a experiência do nacional-socialismo e do facismo, da guerra, de vários acontecimentos da vida humana...Por isto, nunca foi um intelectual que vive na sua Torre de Marfim, mas está presente na vida de todos os homens, profundamente inserido na história do século XX, mas também neste atual. É um dos poucos homens que tem um horizonte tão amplo: conhece o desenvolvimento da filosofia na Europa, a partir dos gregos, dos romanos, chegando até os filósofos modernos. Conhece também a história da Igreja, os questionamentos e os desafio colocados pelas ciências naturais. Eu conheço poucas pessoas que tem esta profundidade de pensamento, tão necessária hoje em dia”.
Pergunta: Nestes anos de serviço, Bento XVI, como Pontífice, demonstrou que também um grande teólogo sabe falar a língua das pessoas comuns, encontrando novas expressões para antigas verdades de fé. O que chamou a sua atenção sobre este aspecto?

“Digamos assim: Jesus Cristo é o Verbo de Deus, mas quando veio a este mundo falou de maneira muito simples, ao coração dos homens. Falou aos fariseus, aos grandes intelectuais do seu mundo, de seu tempo, mas sempre testemunhou o grande respeito que Deus tem por todos os homens. Por isto, é necessário e muito importante que todos os teólogos sejam pastores, que se dirijam a todos os homens, pois Deus não ama somente os intelectuais, as pessoas geniais, mas todos os homens.”
Pergunta: Em um parágrafo do livro o senhor aborda o tema da linguagen das novas mídias. O que é possível dizer sobre isto no Magistério de Bento XVI?

“A fé e a Revelação são formas que Deus usa para se comunicar conosco. Por estes meios de comunicação nós podemos comunicar, não em maneira ideológica – isto é, que queira influenciar as pessoas contra a razão –, mas para ter um diálogo aberto à verdade, porque somente a verdade pode salvar os homens e não a propaganda”. 
Fonte: http://pt.radiovaticana.va/bra

20 anos do Catecismo: o papel dos leigos na transmissão da fé


20 anos do Catecismo: o papel dos leigos na transmissão da fé



Cidade do Vaticano (RV) - No ciclo de reflexões dedicadas ao novo Catecismo da Igreja Católica (CIC) – por ocasião dos 20 anos de sua publicação –, o Pe. Dariusz Kowalczyk aborda em particular, nesta edição, o papel dos fiéis na compreensão e na transmissão da verdade da fé, como apresentado e desenvolvido no Catecismo.

O ofício de interpretar a Sagrada Escritura e a Sagrada Tradição foi confiado ao Magistério da Igreja, ou seja, aos bispos em comunhão com o Sucessor de Pedro. O Magistério não age, porém, à margem do Povo de Deus, mas é um instrumento, querido por Deus, para compreender bem a ação do Espírito Santo em relação a toda a Igreja. Não é somente o Magistério, porém, que interpreta a fé.

O Catecismo afirma no nº 91: "Todos os fiéis participam da compreensão e da transmissão da verdade revelada. Receberam a unção do Espírito Santo, que os instrui e os conduz à verdade em sua totalidade".

Todo o povo fiel (dos bispos até o último dos fiéis leigos) possui o dom que chamamos sentido sobrenatural da fé. Graças àquele sentido da fé suscitado pelo Espírito de verdade, o povo de Deus adere à fé de modo mais profundo, aplicando-a na vida na forma mais plena (cfr. CIC 93).

O Catecismo recorda o famoso nº 8 da Constituição dogmática sobre a Divina Revelação "Dei Verbum", onde se lê que a Igreja progride na inteligência da fé e também na contemplação e no estudo dos fiéis que têm uma profunda experiência das coisas espirituais. Desse modo, o Espírito Santo introduz os fiéis, obviamente não sem a guia do Magistério, à verdade em sua totalidade.

Um exemplo de desenvolvimento da inteligência da fé do Povo de Deus consiste na verdade da Imaculada Conceição, afirmada como dogma de fé em 1854.

A compreensão mais profunda do mistério revelado de Maria não teria sido possível sem a experiência e a reflexão dos fiéis, ou seja, sem o sentido de fé deles. Portanto, cada um de nós fiéis deve sentir-se sujeito de compreensão e transmissão da fé revelada em Jesus. (RL)


Fonte: http://pt.radiovaticana.va/bra

Leitura da Bíblia em um ano - 14º dia


14º dia ___/___/___

Mateus 24-28 (Mateus capítulo 24  até o capítulo 28)

Hoje concluímos a Leitura do livro escrito por Mateus com o discurso escatológico, a narrativa da Paixão e Ressurreição.
Abaixo um esboço da leitura de hoje:

·         Anúncio da destruição do Templo;
·         O começo das dores;
·         As perseguições;
·         A grande tribulação;
·         A vinda do Filho do Homem;
·         A lição da figueira;
·         O servo fiel e prudente;
·         As dez virgens;
·         O julgamento das nações;
·         A conspiração;
·         A preparação da Ceia;
·         A última Ceia;
·         Prisão de Jesus;
·         Diante do sinédrio;
·         A morte de Judas;
·         A crucificação;
·         A morte de Jesus;
·         A ressurreição.

A passagem para nossa Lectio Divina escolha uma das três parábolas do capitulo 25.
Não se esqueça do seu diário bíblico, escrevendo no seu caderno tudo o que Deus falar de concreto para você hoje.

O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.

PERSEVERE
Vivonafé.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Leitura da Bíblia em um ano - 13º dia


13º dia ___/___/___

Mateus 22-23 (Mateus capítulo 22  até o capítulo 23)

O capítulo 23 é marcado pela oposição forte e direta dos escribas e fariseus, sendo uma seção característica de Mateus e própria de seu Evangelho.
Abaixo um esboço da leitura de hoje:

·         O banquete de casamento e o traje de festa;
·         O imposto para César;
·         O principal mandamento;
·         O senhor e filho de Davi;
·         Advertência a respeito dos escribas e dos   fariseus;
·         Sermão escatológico.

A passagem para nossa Lectio Divina de hoje será Mt 22,1-14.
Não se esqueça do seu diário bíblico, escrevendo no seu caderno tudo o que Deus falar de concreto para você hoje.

O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.

PERSEVERE
Vivonafé.

domingo, 13 de janeiro de 2013

Leitura da Bíblia em um ano - 12º dia.


12º dia ___/___/___


Mateus 19-21(Mateus capítulo 19  até o capítulo 21 

 
  


Mateus narra a entrada de Jesus em Jerusalém bem como o ensinamento de Jesus acerca da riqueza
Abaixo um esboço da leitura de hoje:
·         O divórcio;
·         O jovem rico;
·         Os diaristas da vinha;
·         Contra ambição;
·         Entrada triunfal em Jerusalém;
·         Purificação do Templo;
·         A figueira seca;
·         A autoridade de Jesus;
·         Os dois filhos;
·         Os vinhateiros.
Escolha uma das passagens de hoje e realize a sua Lectio Divina.
Não se esqueça do seu diário bíblico.

O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.

PERSEVERE
Vivonafé.