sábado, 28 de maio de 2011

O Papa Ambientalista

João Paulo II, muitas vezes apelidado de "O Papa Ambientalista", questiona: "como ficar indiferentes diante das perspectivas dum desequilíbrio ecológico, que torna inabitáveis e hostis ao homem vastas áreas do planeta?". E acrescenta: "É urgente uma educação sobre a responsabilidade ecológica... O tema da proteção do Ambiente merece uma extrema atenção e reveste-se, verdadeiramente, de uma altíssima importância no momento atual da história e do desenvolvimento do nosso mundo moderno".

Evangelho do dia - "Eu vos escolhi"

Leitura Orante do vangelho do dia 28/05/2011 - Jo 15,18-21

Oração
Pai, faze-me forte para enfrentar o ódio e a perseguição do mundo, sem abrir mão de minha fidelidade a ti e a teu Reino, a exemplo de Jesus.

Clic no link abaixo para fazer a leitura orante do dia.


Fonte: http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Ano Mariano

Católicos do mundo inteiro tem suplicado ao Santo Padre Bento XVI a graça de um ANO MARIANO em 2012-2013, pelos 300 anos da publicação do maravilhoso “Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem”, de S. Luis Maria Montfort, onde ele ensina como fazer a CONSAGRAÇÃOI TOTAL a Santísima Virgem.

Assista o vídeo do Pe. Paulo Ricardo sobre a Petição

Ano Mariano

Deus fez primeiro os nossos ombros, depois mandou a cruz!


A CRUZ


Deus fez primeiro os nossos ombros,
depois mandou a cruz!







As cruzes nos fazem crescer e amadurecer! 

Fonte:http://www.carmita.com.br

Redes sociais preparam face a face


«A rede social mais antiga é a família», lembra o responsável pelo Gabinete de Informação da diocese do Porto.

Leia matéria completa no link abaixo:


Evangelho do dia - "Vocês são meus amigos", diz Jesus

Evangelho do dia 26/05/2011 - Jo 15,12-17.


Oração
Pai, seja o amor de Jesus minha única fonte de inspiração para pôr em prática o mandamento do amor mútuo. Que eu me esforce por amar, como tu amas!



Acesse o link abaixo para a leitura orante do evangelho.
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Pessoas de fé podem ficar deprimidas


A depressão, doença tão comum em nossos dias, está envolvida por muitos mitos como acontece com várias outras doenças que envolvem o sentimento das pessoas. Aqui queremos desmistificar alguns deles.

A depressão não é uma manifestação de caráter imperfeito ou de fraqueza humana, a depressão é uma doença grave. Portanto todos estamos sujeitos a ficarmos deprimidos. A depressão não é apenas um 'mau-dia', não é simplesmente 'acordar mau-humorado'.


Outro mito que afasta pessoas de procurar ajuda, e as afasta mais ainda de buscar oração e orientação espiritual diz respeito à fé: 'Pessoas de fé não ficam deprimidas'. Se pessoas profundamente religiosas e até mesmo com Dom de cura são vítimas de pressão alta, resfriados, esclerose e outras tantas doenças, por que não podem ficar deprimidas, se a depressão é uma doença?


Portanto pessoas que possuem uma crença e um relacionamento íntimo com Deus também ficam deprimidas. O que ocorre com muita freqüência é um esfriamento deste relacionamento com Deus, porque é próprio da depressão levar a uma dificuldade de concentração, a um sentimento de indignidade, imobilizando desta forma várias áreas da nossa vida, inclusive a fé.


São três os fatores se entrelaçam e podem determinar o surgimento da depressão: a história familiar de pacientes depressivos revela que seus parentes sofrem ou sofreram de depressão, tornando-os predispostos a desenvolverem a doença; o estresse é uma força propulsora que, agrupado a outros fatores, pode desencadear a depressão; a tristeza, o pesar das perdas e a solidão são fatores que, quando não bem elaborados, não expressados adequadamente, transformam-se em doenças, uma delas a depressão.
As principais características da depressão são: Ruminação de pensamentos, sono conturbado, aumento ou diminuição do apetite, redução da capacidade de concentração, incapacidade de encontrar prazer em atividades agradáveis, perda de energia, dores crônicas e sofrimento que parecem ter causa física, mas que não reagem ao tratamento, afastamento e isolamento social.


Devemos ter em mente que depressão é uma doença grave e precisa ser tratada. O psiquiatra é o profissional mais indicado para o tratamento, pelo fato de haver um desequilíbrio químico cerebral em muitos casos. O tratamento clínico acompanhado de psicoterapia se torna mais eficaz, pois a psicoterapia vai levar o paciente a desenvolver habilidades para combater o problema e suas angústias. Porém é a perseverança na oração, mesmo nos momentos de maior aridez que vão sustentar a pessoa deprimida e dar-lhe força para enfrentar o tratamento.


Sendo o isolamento um fator desencadeante da depressão, uma das melhores formas de combatê-la é evitar este isolamento, buscando contato com pessoas que tenham significado em suas vidas, buscando atividades que possam ser úteis, ajudando outras pessoas necessitadas; ninguém é suficientemente 'pobre' que não tenha nada para dar ou suficientemente 'rica' que não necessite de carinho.


Concluindo, deixemos de lado os paradigmas de que a depressão só ataca pessoas fracas e sem fé. É obrigação nossa como seres humanos e cristãos estarmos sempre atentos para nossas reações físicas, pois o corpo fala, nos dá sinais de como está nossa saúde física, mental e espiritual.
Fiquemos também atentos às pessoas que estão ao nosso redor e nos procuram. Elas podem estar sofrendo caladas, esperando uma abertura, nem que seja uma pequena fresta para colocarem seus sentimentos e suas dores. Não podemos nos esquecer do calor humano que se expressa através do dar as mãos, não só no sentido figurativo, mas no seu verdadeiro sentido de abraçar, de acolher, de acalentar, de partilhar, de conversar e de compreender.

Fonte: Mara Silvia M. Lourenço - Psicóloga
Extraído de www.cancaonova.com

História da Igreja - A colonização e evangelização da América

História da Igreja

A colonização e evangelização da América

O Papa Bento XVI no seu discurso de abertura do V CELAM falou da importância da evangelização da América Latina que começou com Cristóvão Colombo em 12 de outubro de 1492. Cristóvão Colombo, que era católico, pediu a Nossa Senhora em seu altar na Catedral de Sevilha na Espanha, a graça de conseguir as três Caravelas que precisava para a viagem às Índias, navegando pelo Ocidente, inspirado nos conhecimentos do genovês Marco Pólo. Era uma cartada muito difícil.

Colombo já tinha recebido um “não” dos reis de Portugal e também da Espanha. Mas depois desta prece a Nossa Senhora, ele conseguiu com os reis católicos da Espanha, Fernando e Isabel, os recursos para fazer a grande viagem que deu início ao começo da nossa história. Os reis católicos tinham acabado de vencer os muçulmanos em Granada.


Não foi à toda que Colombo deu o nome à sua Nau Capitânea de “Santa Maria”. As outras, Pinta e Nina. Assim, sob a proteção de Nossa Senhora, e guiada por ela, a nau de Colombo, a Santa Maria tocava pela primeira vez o solo americano em 12 de outubro de 1492. Maria veio na frente. Graças a Deus. Todos nós latino americanos temos esta grande dívida para com Deus e com Nossa Senhora. Não fosse isso, esta América Latina não seria o maior Continente católico do mundo; e, como disse João Paulo II e Bento XVI, o “Continente da esperança”. Todas as vezes que vou a Portugal e Espanha para pregar Retiros agradeço àqueles povos por nos terem dado a maior riqueza do mundo: a fé de Cristo e da Igreja.


Os índios astecas e maias que aqui viviam eram sanguinários e ofereciam milhares de jovens em sacrifícios cruéis a seus deuses, rapazes e moças virgens, numa carnificina horrível que acontecia nas pirâmides dos deuses. Graças à evangelização dos espanhóis e dos missionários que com eles vieram, esta prática bárbara foi vencida. Após as aparições de Nossa Senhora de Guadalupe ao índio já então convertido, hoje São Juan Diego, os missionários espanhóis conseguiram, então, batizar mais de sete milhões de indígenas, e livra-los da barbárie.


Muito ao contrário do que dizem as más línguas, não foi um processo violento e destruidor, foi a maior libertação que esses povos nativos, bárbaros e sanguinários poderiam receber. Os reis da Espanha e Portugal eram verdadeiramente católicos e queriam obedecer o Evangelho de Cristo que manda: “Ide a todos os povos, pregai o Evangelho a todas as nações, ensinando-as a observar tudo o que eu vos prescrevi” (cf.Mt 28,20; Mc 16,14). É duro ter que dizer que os reis católicos de então eram mais evangelizadores do que muitos falsos missionários que temos hoje.


Lamentavelmente esses fatos são encobertos pela imprensa e por alguns dentro da própria Igreja, que novamente criticaram o Papa Bento XVI por ele ter dito essas palavras:
"O anúncio de Jesus e de seu Evangelho não supôs, em nenhum momento, uma alienação das culturas pré-colombianas, nem foi uma imposição de uma cultura estranha".


“Para os povos pré-colombianos, a evangelização significou conhecer e acolher a Cristo, o Deus desconhecido que seus antepassados, sem sabê-lo, procuravam em suas ricas tradições religiosas. Cristo era o Salvador que desejavam silenciosamente".


"Significou também ter recebido, com as águas do batismo, a vida divina que os fez filhos de Deus por adoção; ter recebido, além disso, o Espírito Santo que veio a fecundar suas culturas, as purificando e desenvolvendo os numerosos germens e sementes que o Verbo encarnado tinha posto nelas, as orientando assim pelos caminhos do Evangelho".


"A utopia de voltar a dar vida às religiões pré-colombianas, separando as de Cristo e da Igreja universal, não seria um progresso, a não ser um retrocesso. Em realidade seria uma involução para um momento histórico ancorado no passado". O Papa tem toda razão.
 
Prof. Felipe Aquino
Publicação original: Maio de 2007
Extraído de http://www.cleofas.com.br

Reflexões de Thomas Merton


Nem bombas, nem sangue...


“… pois a não-violência procura ‘vencer’ não destruindo nem mesmo humilhando o adversário, mas convencendo-o de que existe um bem comum mais elevado e mais seguro que não pode ser atingido por bombas e sangue. Idealmente falando, a não-violência não tenta vencer o adversário sobrepujando-o, mas visa a transformá-lo em colaborador convencendo-o.” 

Faith and Violence, de Thomas Merton.
(University of Notre Dame Press, South Bend, IN), 1968, p. 12

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Papa fala sobre noite em que o homem busca Deus

Toda a vida do homem é uma “longa noite de luta e oração”, na qual ele busca “reconhecer o rosto de Deus”, algo que só se pode receber como um dom. Veja matéria completa clicando abaixo:

domingo, 22 de maio de 2011

Deus já não é invisível para o homem, diz Papa

CIDADE DO VATICANO, domingo, 22 de maio de 2011 (ZENIT.org) - “O Novo Testamento pôs fim à invisibilidade do Pai”, quando Deus “mostrou seu rosto” em Jesus Cristo, afirmou hoje o Papa, ao introduzir a oração do Regina Coeli, junto aos peregrinos reunidos na Praça de São Pedro.

Veja artigo completo clicando abaixo.

Anunciar a Cristo, caminho, verdade e vida, é tarefa principal da Igreja, recorda o Papa

Vaticano, 22 Mai. 11 / 01:06 pm (ACI/EWTN Noticias)Ao presidir a reza do Regina Caeli na Praça de São Pedro este meio-dia (hora local), o Papa Bento XVI recordou que "o esforço por anunciar a Jesus Cristo, ‘o caminho, a verdade e a vida’ constitui a tarefa principal da Igreja".

veja abaixo a matéria completa.

Anunciar a Cristo, caminho, verdade e vida, é tarefa principal da Igreja, recorda o Papa