sábado, 11 de fevereiro de 2012

Nota da Presidência da CNBB sobre o compromisso no combate aos crimes de abusos sexuais cometidos por membros do clero

Encerrado nesta quinta-feira, 9 de fevereiro, o Simpósio "Cura e renovação" para bispos e superiores religiosos, realizado  em Roma pela Universidade Gregoriana com o apoio da Congregação para a Doutrina da Fé da Santa Sé, colocou em debate o tema dos abusos sexuais cometidos por clérigos. O assessor canônico da CNBB, Fr. Evaldo Xavier Gomes, participou das reflexões e a presidência da Conferência emitiu nota oficial por ocasião do encerramento do encontro.
Leia matéria completa no link abaixo

Nota da Presidência da CNBB sobre o compromisso no combate aos crimes de abusos sexuais cometidos por membros do clero

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

São João Bosco: Uma Referência para a juventude

Botafé Natal


Dia/HoraAtração
SEXTA (10/02) 
17hShow e gravação do DVD da Peregrinação da Cruz Saiba mais
Chegada da Cruz em Natal, na Arena Bote Fé, na Praia do Forte.
0hVigília na Arena Bote Fé
SÁBADO (11/02) 
4hInício da Peregrinação da Cruz e Ícone pela cidade de Natal
6hParada Dom Costa | Missa na Catedral Metropolitana de Natal
10hParada Padre Sabino Gentilli | bairro de Mãe Luiza (Zona Leste)
12hParada Dra. Zilda Arns | Candelária (Zona Sul)
14hParada Beato João Martins | Basílica dos Mártires, no bairro de Nazaré (Zona Oeste)
16hParada Dom Hélder Câmara | Área de Lazer do Conjunto Panatis (Zona Norte)
18hCarreata Dom Dino Marchió | Saída em carreata para a Comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante
20hRomaria da Luz | Caminhada luminosa, da comunidade de Uruaçu até o Monumento dos Mártires.
22hVigília dos Jovens Mártires | Shows e vigília, no Monumento dos Mártires, em Uruaçu.
DOMINGO (12/02) 
5hMissa de Envio, no Monumento dos Mártires em Uruaçu.
11hVisita dos símbolos da JMJ à cidade de Santa Cruz
12hCelebração de encerramento e envio dos símbolos para a Diocese de Caicó.


*Programação sujeita a alterações
Fonte: botafenatal,com.br

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

CF- 2012 - Comprometidos com a saúde


Comprometidos com a saúde

Por Pe.Nilo Luza,ssp

A doença é a praga que atinge grande parte da população, principalmente a mais pobre.Jesus cura os doentes para demonstrar que a doença não é castigo de Deus nem é do seu agrado.Ela não faz parte do plano divino, mas decorre da fragilidade e do descuido humano.

Com a cura, Jesus provoca transformação na pessoa e também na sociedade.Da mesma forma,todos os conhecimentos devem ser aplicados para sanar as deficiências e fragilidades humanas e assim melhorar a vida da pessoa e da sociedade.

O mundo,a vida e o universo todo,criados por Deus foram entregues ao ser humano para que os transforme e os torne cada vez mais saudáveis e habitáveis.A natureza sadia e bem cuidada torna a vida do ser humano também mais saudável.Há relação muito estreita entre saúde da pessoa e saúde do planeta.

Aproveitemos as lições que a Campanha da Fraternidade nos traz neste ano,chamando atenção para a saúde pública.Esta campanha nos apontará elementos preciosos,que poderão der aplicados em favor de melhor saúde para a população.

È obrigação do poder publico preocupar-se em fornecer condições de saúde para o povo,mas também a sociedade e cada um devem dar a sua colaboração.Vencer as doenças pelas pesquisas e pela ciência é sinal da Ressurreição de Cristo.

A preocupação maior não deveria apenas combater a doença,mas também preservar a saúde.O melhor remédio é a prevenção.Seria contraditório estragar nossa saúde com o abuso de comidas e bebidas não saudáveis e, depois, pedir a Deus a saúde.Qualidade de vida consegue-se com alimentação sadia e equilibrada,com exercícios físicos e otimismo.

Por outro lado,não podemos abandonar os doentes a própria sorte nem julgá los,culpando-os de sua situação.Eles tem o direito de receber o cuidado do Estado e a dedicação da família e da própria comunidade cristã.Jesus não ignorava os doentes.Nossas comunidades precisam criar pastorais e mecanismos adequados em favor da saúde total das pessoas.

Fonte: Jornal "O Domingo" , Semanário Litúrgico-Catequético - Ano LXXX - Remessa II de 05-02-2012 n 6

domingo, 5 de fevereiro de 2012

SONHOS DE DOM BOSCO


1 - O SONHO DAS QUATORZE MESAS - (M.B. VI, 708 - 709)

Encontravam-se todos os meus jovens num lugar agradável como o mais bonito dos jardins, sentados às mesas que partindo do chão. Subindo em degraus se levantavam tanto que quase não se via a sumidade. As longas mesas eram catorze colocadas sem semicírculo e divididas em três degraus.
No chão ao redor de uma mesa desprovida de todo enfeite e sem talheres, via se um grupo de jovens. Eram tristes, comiam sem animação e tinham diante de si um pão mal preparado, porém todo ele seco, e sujo que fazia nojo. O pão na mesa estava em meio a sujeira e frutas estragadas. Aqueles coitados se encontravam como animais comendo num chiqueiro. Eu queria dizer-lhes que jogassem fora tudo aquilo, todavia não agüentei de pedir-lhes porque tivessem diante de si aquela comida nojenta. Responderam-me, - Devemos comer o pão que nós mesmos nos preparamos e não temos outro.
Era a situação de pecado mortal.
Diz o livro dos provérbios no capítulo I, "Odiaram a disciplina e não seguiram o temor do Senhor, e não prestaram ouvidos aos meus conselhos e não fizeram  caso das minhas correções. Ouviram portanto os frutos das suas obras e se saciarão com os seus conselhos!".
Mas a medida que as mesas subiam, os jovens eram mais alegres e comiam pão bem mais caprichado. Eram bonitos; e a medida, que subia, os jovens eram cada vez mais alegres e bonitos. As mesas eram muito bem enfeitadas, com bolhas bem trabalhadas, com castiçais, taça vasos de flores esplendidas, pratos com iguarias finas e talheres de metais preciosos. O número destes jovens era grandíssimo.
Era a situação dos pecadores arrependidos e convertidos.
Finalmente as ultimas mesas nos topos tinham um pão que não consigo descrever. Parecia amarelo, parecia vermelho, e a mesma cor do pão era o das roupas e da cara dos que jovens, que resplandeciam com uma luz muito intensa. Estes aproveitavam de uma alegria extraordinária e cada um procurava transmitir aos outros colegas. Sua beleza luz e esplendor das mesas superavam de muito todas as outras.
Era a situação de inocência.
Aos inocentes e dos convertidos diz o Espirito Santo no livro dos Provérbios no Cap.: 1º. "Quem me ouve, terá repouso sem medo e viverá na abundância, livre do medo dos pecados!".