sábado, 26 de novembro de 2011

Por que celebramos o Advento?

Conforme o uso atual [1910], o Advento é um tempo litúrgico que começa no Domingo mais próximo à festa de Santo André Apóstolo (30 de Novembro) e abarca quatro Domingos. O primeiro Domingo pode ser adiantado até 27 de Novembro, e então o Advento tem vinte e oito dias, ou atrasar-se até o dia 3 de Dezembro, tendo somente vinte e um dias.


Artigo completo no site abaixo.

Advento :: ACI Digital

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

"MÚSICA SILENCIOSA" - A Ciência da Meditação


"MÚSICA SILENCIOSA" - A Ciência da Meditação

"Uma das maiores dificuldades na oração é que a gente parece estar falando com um Deus distante e frio, como o Deus aristotélico. Ora, isso contraria a Escritura, pois como diz São João "DEUS É AMOR". Daí S. Paulo ter escrito, sob inspiração, "a fé é do coração". E os lábios expressam essa fé no louvor, dizendo que Jesus Cristo é o Salvador (Rom 10,9). Cristo disse que SEU AMOR sai do interior como rios de água viva (Jo 7,37).
Inácio de Loyola resumiu tudo isso na sua famosa frase: "Queremos conhecer o Cristo mais profundamente, para amá-lo mais ardentemente e assim servi-lo mais de perto".
Padre Johnston, jesuíta de Tóquio, em seu livro "Música Silenciosa" cita muitas vezes trechos de "Graça da Oração Interior", do padre Poulain, S.J. Cita, por exemplo, que os místicos ocidentais, como os orientais, são calmos e tranquilos. Têm uma vida menos agitada e mais contemplativa. Ele ensina, como também nós estamos procurando lembrar em nossos cursos, que para uma oração mais profunda é bom relaxar, usar a imaginação e os sentidos espirituais... 

(Padre Haroldo J. Rahm, S.J.)
William Johnston - Ed. Loyola

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Apresentação de Nossa Senhora


A memória da apresentação da Virgem Maria é celebrada no dia 21 de novembro, quando se comemora um dos momentos sagrados da vida da Mãe de Deus, sua apresentação no Templo por seus pais Joaquim e Ana.

Nenhum livro da Sagrada Escritura relata este acontecimento, sendo fartamente tratado nas escrituras apócrifas, que não são reconhecidas como inspiradas. Segundo esses apócrifos, a apresentação de Maria foi muito solene.

Tanto no momento de sua oferta como durante o tempo de sua permanência no Templo verificaram-se alguns fatos prodigiosos: Maria, conforme a promessa feita pelos seus pais, foi conduzida ao Templo aos três anos, acompanhada por um grande número de meninas hebréias que seguravam tochas acesas, com a presença de autoridades de Jerusalém e entre cantos angélicos.

Fonte:domtotal.com/religiao