sábado, 17 de dezembro de 2011

FELIZ NATAL



Deus se fez homem em Jesus Cristo, nasceu da Virgem Maria e renasce hoje nos corações de cada um. Não temais, abri o vosso coração, acolhei-o.
Feliz Natal a todos que durante todo ano visitaram esse blog.

Blog vivonafé 










Reitores de seminários do Brasil refletm sobre formação dos futuros padres

Refletir sobre os desafios atuais na formação dos futuros sacerdotes foi o objetivo do Simpósio para Rei­tores e Formadores dos Seminários do Brasil, que aconteceu entre os dias 12 e 16 de dezembro, no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro.

O VAZIO DA ALMA


Portanto... Deus é fiel: não permitirá que sejais tentados além das vossas forças, mas com a tentação Ele vos dará os meios de suportá-las e sairdes dela.”  (I Cor  10,12-13)

É bem comum encontrarmos irmãos que, apesar de terem um profundo conhecimento da Palavra de Deus,  de  participarem da Santa Missa  regularmente, sentem um profundo VAZIO NA ALMA. Este vazio reflete a ausência de Deus na sua vida, principalmente nas dificuldades. São irmãos que lêem a Bíblia por lê, que vão à missa por ir, mas não se deixam envolver pelo amor de Deus  que se derramado em seus corações.

O VAZIO DA ALMA tira-lhes a força e a coragem de viver, é como a aridez do deserto que  deixa-os sedentos, ressequidos por uma gota d'água. Muitas pessoas  neste momento  desistem da vida e buscam o suicídio, outras desistem de lutar e largam "tudo" para mergulhar nas drogas, no álcool, etc. Há ainda aqueles que não buscam uma solução extrema mas, vivem desanimados,tristes, angustiados e melancólicos.
Santo Agostinho nos fala do VAZIO DA ALMA: "Tu nos criastes para Ti, Senhor, e nossos corações vivem inquietos enquanto não acharem repouso em Ti."  Não adianta irmãos, querermos preencher este vazio interior com "coisas", com bens materiais, pois os materialistas, quanto mais têm, mais querem ter. Assim como os vingativos que passam horas articulando fazer o mal e mergulham cada vez mais neste vazio.

Só Deus pode preencher este VÁCUO EXISTENCIAL, somente através de um encontro pessoal com Cristo podemos ser curados deste vazio. Para muitos é uma situação permanente e para outros são momentos que se apresentam conforme os fatos da vida. São as "noites escuras das dificuldades" nas quais devemos clamar:"Senhor, sede a minha luz!"( Madre Tereza).

O salmista já cantava: "A minh'alma tem sede de Deus, pelo Deus vivo anseia com ardor".(Sl 62,2) Como homem, Jesus foi sedento de Deus, e como Deus, foi a água viva para aqueles que creram Nele. Jesus buscou constantemente a Deus, nas montanhas, no templo, no mar, na escuridão da noite... Nós também devemos buscá-lo, invocá-lo com confiança, pois, "O Senhor se aproxima dos que o invocam daqueles que o invocam com sinceridade." Sl 144,18. Permanecendo na luz venceremos as noites escuras!

Lúcia Tenório

Presépio de Natal

presépio de Natal
História, significado do presépio de Natal, imagem, origem, montagem do presépio, tamanhos, materiais usados
Significado do présepio de Natal

O presépio é uma montagem com peças, que faz referência ao momento do nascimento de Jesus Cristo. Com o menino Jesus na manjedoura ao centro, o presépio apresenta o local  e os personagens bíblicos que estavam presentes neste importante momento cristão.

Origem do presépio de Natal
De acordo com fontes históricas, o primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis no Natal de 1223. O frade católico, montou o presépio em argila na floresta de Greccio (comuna italiana da região do Lácio). Sua ideia era montar o presépio para explicar as pessoas mais simples o significado e como foi o nascimento de Jesus Cristo.
No século XVIII, a tradição de montar o presépio, dentro das casas das famílias, se popularizou pela Europa e, logo em seguida, por outras regiões do mundo.

Tradição da montagem do presépio
É tradição em várias regiões do mundo a montagem do presépio na época de Natal. Os presépios podem varias em tamanho e materiais usados. Existem presépios minúsculos e outros em tamanho real. As peças podem ser feitas de madeira, argila, metal ou outros materiais. O mais comum, atualmente, é a montagem dentro das casas das famílias cristãs. Porém, encontramos também presépios em lojas, empresas, praças, escolas e outros locais públicos.

Peças do presépio (personagens representados)
- Menino Jesus (filho de Deus e o Salvador)
- Virgem Maria (mãe de Jesus Cristo)
- José (pai de Jesus Cristo)
- Manjedoura com palhas em um curral (local onde nasceu Jesus)
- Burro e Boi ou ovelhas (animais do curral, representam a simplicidade do local onde Jesus nasceu)
- Anjos (responsáveis por anunciar a chegada de Jesus)
- Estrela de Belém (orientou os reis Magos quando Jesus nasceu)
- Pastores (representam a simplicidade das pessoas do local em que Jesus nasceu)
Reis Magos (Melquior, Baltazar e Gaspar)

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Santa Luzia

O nome de Santa Luzia deriva do latim e significa: Portadora da luz. Ela é invocada pelos fiéis como a protetora dos olhos, que são a "janela da alma", canal de luz.


Morre Monsenhor Assis Pereira

Monsenhor Francisco de Assis Pereira, da Arquidiocese de Natal, faleceu na manhã desta manhã desta terça-feira, 13 de dezembro, na Casa de Saúde São Lucas, onde estava internado desde ontem.


Clique aqui e leia matéria da Arquidiocese de Natal

domingo, 11 de dezembro de 2011

CF2012- Socorrer o ser humano é um dever



SOCORRER O SER HUMANO É UM DEVER
—   “a grandeza da humanidade determina-se essencialmente na relação com o sofrimento e com quem sofre”
(Papa Bento XVI Encíclica Spe Salvi n. 38).


CF- 2012 - Fraternidade e Saúde Pública

Maria Imaculada: a natureza humana em sua forma perfeita

A natureza humana de Maria atinge a perfeição desde a concepção: ela proclama a redenção de Cristo de forma muito mais perfeita do que todos os outros resgatados. 


Matéria completa no site abaixo.


ZENIT - Maria Imaculada: a natureza humana em sua forma perfeita