sábado, 18 de fevereiro de 2012

Posse de D. Jaime - 26 de fevereiro

Catedral divulga horário das missas de cinzas


Catedral divulga horário das missas de cinzas
Em todas as paróquias, na próxima quarta-feira, dia 22, será celebrada a missa de cinzas. Na Catedral Metropolitana de Natal, haverá missa em dois horários: às 11 horas e às 19 horas, sendo a da noite presidida pelo Administrador Apostólico da Arquidiocese, Dom Matias Patrício de Macêdo.

A Igreja Católica recomenda aos fiéis jejum e abstinência, na quarta-feira de cinzas. Esse dia marca o início do período da Quaresma e, em nível nacional, a abertura da Campanha da Fraternidade, que, neste ano, tem como tema: “Fraternidade e Saúde Pública”.

Fonte: http://www.arquidiocesedenatal.org.br

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Uma certa idéia de educação

ROMA, quinta-feira, 16 de fevereiro, de 2012 (ZENIT.org) -Animada por uma certa idéia da educação, do coração e da inteligência, Maria del Carmen (1848-1911) é a fundadora de uma comunidade dedicada à formação de mulheres.


ZENIT - Uma certa idéia de educação

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

"Jamais nos encontraremos fora das mãos de Deus"

CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012(ZENIT.org) - Apresentamos o resumo da catequese de Bento XVI aos fiéis e peregrinos reunidos hoje, na Sala Paulo VI, para a Audiência Geral.

ZENIT - "Jamais nos encontraremos fora das mãos de Deus"

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

RESUMO HISTÓRICO DA LITURGIA


1. Desde o princípio do cristianismo foi necessário explicar os santos mistérios. Possuímos ainda tais explicações, p. ex., de S. Cirilo de Jerusalém (+ 386), de S. Ambrósio (+ 397).
Um dos mais preciosos documentos dos primeiros séculos deixou-nos Etéria, religiosa da Aquitânia, parenta da família imperial. Descreve (380-390) a sua viagem para a terra santa e os atos litúrgicos a que assistiu.


2. Na idade média desenvolveu-se a explicação simbólica da Liturgia. Dos muitos autores, sejam mencionados os mais afamados: S. Isidoro de Sevilha (+ 636), De ecclesiasticis officiis; o diácono Amalário de Metz (+ 850?), De ecclesiasticis officiis; Bernoldo de Constância (+ 1100), Micrdlogas; Honorius de, Augustoduno (+ 1152), Gemma anima; Beleth (+ 1165), Explicatio divinorum of ficiorum; Inocêncio III (+ 1216), De sacro altaris mysterio; Durandus (bispo de Mendes, + 1296), Rationale divinorum officiorum, cuja obra alcançou muitas edições.
Albertus Magnus (+ 1280), Opus de mysteriis missce; é o precursor da explicação histórica moderna.


3. Depois da reforma protestante, e em oposição a ela, apareceram numerosas obras e. coleções litúrgicas: Marténe, Muratori, Assemani, Bento XIV, Gueranger são alguns dos nomes mais célebres. A literatura moderna é riquíssima. Braun, S. J. (Liturg. Handlexikon, 1924), enumera cerca de 340 obras litúrgicas de autores católicos, não contando as obras de autores não católicos que não são poucas.

Fonte:www.derradeirasgracas.com

As missas inculturadas são permitidas?