sexta-feira, 15 de março de 2013

Francisco pode revolucionar a Igreja


Francisco pode revolucionar a Igreja

Cardeal Saraiva Martins diz que existem «reformas urgentes» a fazer, como o reforço do diálogo entre as estruturas eclesiais

CTV | Cardeal José Saraiva Martins e Papa Francisco, 15.03.2013
Paulo Rocha, enviado da Agência ECCLESIA ao Vaticano
Cidade do Vaticano, 15 mar 2013 (Ecclesia) - O cardeal português José Saraiva Martins acredita que o Papa Francisco é a escolha certa para unir a Igreja e promover as “reformas” necessárias a um melhor funcionamento das instituições católicas.
Em declarações prestadas hoje à Agência ECCLESIA, o antigo prefeito da Congregação para a Causa dos Santos sublinha que as primeiras intervenções do pontificado podem ser sinal de que o Papa argentino quer implementar “a revolução que o mundo espera da Igreja”, tal como “Francisco de Assis [c. 1181-1226] fez”.
O cardeal entende que há “algumas reformas bastante urgentes” e dá como “exemplo” a necessidade de existir “mais diálogo” entre o Papa e os diferentes órgãos eclesiais.
“Antes havia uma norma que obrigava os presidentes das congregações romanas a terem uma audiência pessoal com o Papa, uma vez por mês: seria uma coisa muito boa”, recorda.
O cardeal português descreve o sucessor de Bento XVI como um “homem extraordinário”, que “sempre” demonstrou ser “um grande pastor, como sacerdote e como bispo, e portanto vai ser um ótimo pastor como Papa também”.
No entender do cardeal de 81 anos, “o que a Igreja mais precisa” é de alguém “que esteja junto das suas ovelhas, do Povo de Deus” e o Papa argentino irá “estar sempre pertinho das suas ovelhas, para anunciar o Evangelho”.
O antigo arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, foi escolhido na quarta-feira como o novo Papa da Igreja Católica, depois de um Conclave que contou com a participação de 115 eleitores, incluindo dois português: o cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, e D. Manuel Monteiro de Castro, penitenciário-mor da Santa Sé.
Na sua primeira aparição pública na Praça de São Pedro, no Vaticano, o Papa Francisco - que escolheu o seu nome a partir de São Francisco de Assis (1181-1226) – apontou para a necessidade da Igreja trilhar “um caminho de fraternidade, de amor, de confiança.
Natural da Guarda, D. José Saraiva Martins está em Roma há mais de 50 anos, e integra estruturas da Santa Sé como aCongregação para os Bispos e a Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos.
Quanto ao futuro, o cardeal diz que vai continuar em Roma, segundo a indicação que recebeu da Santa Sé.
“Fiquei aqui porque o Papa me mandou, tive sempre como principio na minha vida eclesial nada pedir e nada recusar, e cá ficarei”, conclui.
PR/JCP

Fonte: http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?&id=94808
   

Papa Francisco aos Cardeais: Não ceder ao pessimismo


Papa Francisco aos Cardeais: Não ceder ao pessimismo



Cidade do Vaticano (RV) – O Papa Francisco recebeu na manhã desta sexta-feira, na Sala Clementina, os membros do Colégio Cardinalício.

Em seu discurso, marcado pelo bom humor, o Pontífice afirmou que este período dedicado ao Conclave foi repleto de significado. Não somente para o Colégio Cardinalício, mas também para todos os fiéis.

“Nesses dias, sentimos o afeto e a solidariedade da Igreja universal, como também a atenção de tantas pessoas que, mesmo não compartilhando nossa fé, olham com respeito e admiração para a Igreja e a Santa Sé. De cada ângulo da Terra, se elevou uma fervorosa e coral a oração do povo cristão para o novo Papa”, disse o Papa Francisco, que recordou como “cheio de emoção” o seu primeiro encontro com a multidão que lotava a Praça S. Pedro.

Com aquela sugestiva imagem do povo orante e alegre ainda impressa em sua mente, manifestou seu sincero reconhecimento aos cardeais , bispos, sacerdotes, pessoas consagradas, famílias e idosos por sua proximidade espiritual. Em especial, saudou seu compatriota Cardeal Jorge María Mejia, que sofreu um infarto e está internado na clínica Pio XI, com quadro estável.

Assim como dois dias atrás, Papa Francisco dirigiu uma saudação especial a Bento XVI, “que nesses anos de Pontificado enriqueceu e fortaleceu a Igreja com o seu magistério, a sua bondade, a sua fé, a sua humildade e sua mansidão, que permanecerão um patrimônio espiritual para todos”.

O encontro desta sexta-feira, disse ainda, é quase um prolongamento da intensa comunhão eclesial vivida neste período. “Alguém dizia, os cardeais são os padres do Santo Padre. Partindo justamente do autêntico afeto colegial que une o Colégio Cardinalício, expresso minha vontade de servir o Evangelho com renovado amor, ajudando a Igreja a se tornar sempre mais em Cristo e com Cristo, a vinha fecunda do Senhor.”

“Jamais cedamos ao pessimismo”, convidou, “àquela amargura que o diabo nos oferece todos os dias. Temos a firme a certeza de que o Espírito Santo doa à Igreja, com o seu sopro poderoso, a coragem de perseverar e também de buscar novos métodos de evangelização, para levar o Evangelho até os extremos confins da terra (cfr At 1,8)”.

Antes de confiar seu ministério à intercessão de Maria, o Papa Francisco exortou os cardeais: “Irmãos, força! A metade de nós está na velhice: a velhice é, por assim dizer, a sé da sabedoria da vida. Os velhos têm a sabedoria de ter caminhado na vida, como o velho Simão e a velha Ana no Templo. E justamente esta sabedoria fez com que reconhecessem Jesus. Doemos esta sabedoria aos jovens: como o bom vinho que com os anos se torna melhor, doemos aos jovens a sabedoria da vida”.

Momentos antes, o Decano do Colégio Cardinalício, Card. Angelo Sodano, expressou a gratidão, em nome de todos os cardeais, pelo Padre Santo ter aceito “com coração grande e generoso” o convite do Senhor a apascentar as ovelhas.

“Certamente é um trabalho empenhativo, mas o Bom Pastor estará sempre ao seu lado e do alto o iluminará o Espírito Santo – aquele Espírito que sempre faz a Igreja rejuvenescer e se renovar continuamente. Saiba, Santo Padre, que todos nós estamos à sua completa disposição, buscando formar com o Senhor o Cenáculo apostólico da Igreja nascente, o Cenáculo de Pentecostes.”


Fonte: radio vaticano

Leitura da Bíblia em um ano - 71º dia.


71º dia ___/___/___

Cartas de São João –1Jo 4,7-5,21
+ 2 João + 3 João.

Hoje concluímos a 1ª carta de São João e leremos juntamente a 2ª e 3ª carta.

Esboço do final da 1ª carta de São João:
Esboço da 2ª e 3ª carta de São João: 

·         Caridade;
·         Fé em Jesus Cristo;
·         Oração pelos pecadores;
·         Saudações;
·         Caridade;
·         Falsos profetas;
·         Felicitações;
·         Censura em um irmão indigno;
·         Conclusão.

Faça a sua Lectio Divina com (1Jo 4,7-21), depois escreva em seu caderno tudo o que Deus falar para sua vida, lembrando-se que a leitura orante é antes de tudo um diálogo com Deus.


O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.

Ref.:
Bíblia Sagrada  tradução CNBB;
Bíblia Ave Maria;
Bíblia do Peregrino (Ed.Paulus);
Bíblia de Jerusalém (Ed. Paulus);
A Bíblia TEB (Ed. Loyola);
A Bíblia em um ano (Ed. Shalom);
A Bíblia em foco ( Ed. Melhoramentos);
Dicionário Bíblico Universal (Ed.Vida).
Texto-Base CF-2013 (Ed.CNBB)

quinta-feira, 14 de março de 2013

Papa Francisco reza na Basílica de Santa Maria Maior


Papa Francisco reza na Basílica de Santa Maria Maior

Primeiros compromissos

Daniel Machado
Enviado especial a Roma
com informações da Rádio Vaticano
papa_franciscoO Papa Francisco teve a sua primeira atividade como pastor supremo da Igreja Católica. Sua Santidade visitou, nesta quinta-feira, 14, a Basílica papal de Santa Maria Maior, em Roma, por voltas das 8h da manhã, para confiar o seu ministério petrino à Virgem Maria e, como anunciou em seu primeiro discurso, “rezar a Nossa Senhora, para que proteja toda a Roma”.
Com discrição e simplicidade, o Papa chegou à basílica no banco de trás de um sedan com placa simples do Vaticano, sendo escoltado por batedores.
Estava acompanhado do Prefeito da Casa Pontifícia, Dom George Gaenswein, e o Vice-prefeito da Casa Pontifícia, Leonardo Sapienza. A basílica foi fechada ao público e a visita durou cerca de 20 minutos.
Um sacerdote, que estava na basílica e foi cumprimentado pelo novo Pontífice, disse: “Parecia que ele era Papa há muito tempo; estava bem à vontade”, informou o padre à Rádio Vaticano.
Está previsto, ainda hoje, uma segunda ativdade do Papa Francisco. Às 17h locais, ele celebrará a Missa com o Colégio Cardinalício na Capela Sistina.
Fonte: http://papa.cancaonova.com

Leitura da Bíblia em um ano - 70º dia.


70º dia ___/___/___

Cartas de São João –1Jo 1-4,6.

Começamos hoje as cartas de São João, nesta primeira carta veremos que o pecado já não domina mais o homem pela ação de graça de Cristo, porém o homem não deve perder deixando-se escravizar.

Esboço 1ª carta de São João: 
·         A palavra da Vida;
·         Deus é luz;
·         Nós somos pecadores;
·         Cristo, nosso defensor junto à Deus;
·         Os fiéis perante o mundo;
·         A última hora e o anticristo;
·         A filiação divina;
·         O amor mútuo;
·         O mandamento, a consciência e o Espírito;
·         O amor vem de Deus.


Faça a sua Lectio Divina com (1Jo 3,11-24), depois escreva em seu caderno tudo o que Deus falar para sua vida, lembrando-se que a leitura orante é antes de tudo um diálogo com Deus.

Ó Deus, que na vossa providência quisestes edificar a vossa Igreja sobre São Pedro, chefe dos apóstolos, fazei que o nosso papa Francisco, que constituístes sucessor de Pedro, seja para o vosso povo o princípio e o fundamento visível da unidade da fé e da comunhão na caridade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo.

O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.

Ref.:
Bíblia Sagrada  tradução CNBB;
Bíblia Ave Maria;
Bíblia do Peregrino (Ed.Paulus);
Bíblia de Jerusalém (Ed. Paulus);
A Bíblia TEB (Ed. Loyola);
A Bíblia em um ano (Ed. Shalom);
A Bíblia em foco ( Ed. Melhoramentos);
Dicionário Bíblico Universal (Ed.Vida).
Texto-Base CF-2013 (Ed.CNBB)

quarta-feira, 13 de março de 2013

Biografia do Papa Francisco



Cidade do Vaticano (RV) - O novo pontífice é o Cardeal Jorge Mario Bergoglio, Papa Francisco, que nasceu em Buenos Aires, na Argentina, em 17 de dezembro de 1936. É Ordinário para os fiéis de rito oriental residentes na Argentina e sem Ordinário do rito próprio.

O Papa jesuíta se formou como técnico químico, mas depois escolheu o caminho do sacerdócio e entrou para o seminário de Villa Devoto. Em 11 de março de 1958, passou para o noviciado da Companhia de Jesus. Completou os estudos humanistas no Chile e em 1963, voltou para Buenos Aires e se formou em filosofia na Faculdade de Filosofia do Colégio máximo San José, de São Miguel.

De 1964 a 1965, ensinou literatura e psicologia no Colégio da Imaculada de Santa Fé e, em 1966, ensinou essas mesmas matérias no Colégio do Salvador, em Buenos Aires.

De 1967 a 1970 estudou teologia na Faculdade de Teologia do Colégio máximo San José, de São Miguel, onde se formou.

Em 13 de dezembro de 1969 foi ordenado sacerdote.

Em 1970-1971, completou a terceira aprovação em Alcalá de Henares (Espanha), e em 22 de abril de 1973 fez a profissão perpétua.

Foi mestre de noviços em Villa Barilari, San Miguel (1972-1973), professor na Faculdade de Teologia, Consultor da Província e Reitor do Colégio máximo. Em 31 de julho de 1973, foi eleito provincial da Argentina, cargo que desempenhou por seis anos.

De 1980 a 1986, foi reitor do Colégio máximo e das Faculdades de Filosofia e Teologia dessa mesma Casa e pároco da Paróquia de São José, na Diocese de San Miguel.

Em março de 1986, viajou para a Alemanha para completar sua tese de doutorado. Foi enviado pelos seus superiores ao Colégio do Salvador e passou para a igreja da Companhia na cidade de Córdoba, como diretor espiritual e confessor.

Em 20 de maio de 1992, João Paulo II o nomeou Bispo titular de Auca e Auxiliar de Buenos Aires. Em 27 de junho do mesmo ano, recebeu na catedral de Buenos Aires a ordenação episcopal das mãos do Cardeal Antonio Quarracino, do Núncio Apostólico Dom Ubaldo Calabresi e do Bispo de Mercedes-Luján, Dom Emilio Ogñénovich.

Em 3 de junho de 1997 foi nomeado Arcebispo Coadjutor de Buenos Aires e em 28 de fevereiro de 1998 Arcebispo de Buenos Aires por sucessão à morte do Card. Quarracino.
É autor dos livros: «Meditaciones para religiosos» del 1982, «Reflexiones sobre la vida apostólica» del 1986 e «Reflexiones de esperanza» del 1992.

É Ordinário para os fiéis de rito oriental residentes na Argentina que não podem contar com um Ordinário de seu rito. Grão-Chanceler da Universidade Católica Argentina.

Relator-Geral adjunto da 10ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos (outubro de 2001).

De novembro de 2005 a novembro de 2011 foi Presidente da Conferência Episcopal Argentina.

Foi criado Cardeal pelo Beato João Paulo II no Consistório de 21 de fevereiro de 2001, titular da Igreja de São Roberto Bellarmino.

É Membro:
das Congregações: para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos; para o Clero; para os Institutos de vida consagrada e as Sociedades de vida apostólica;
do Pontifício Conselho para a Família:
da Pontifícia Comissão para a América Latina. 


Fonte: http://pt.radiovaticana.va

Profissão de Fé

Renovo minha profissão de Fé:


PROFISSÃO DE FÉ - CREDO NICENO CONSTANTINOPOLITANO

Creio em um só DeusCredo in unum Deum, 
Pai todo-poderoso,Patrem omnipoténtem, 
criador do céu e da terrafactórem caeli et terrae, 
de todas as coisas visíveis e invisíveis. visibílium óminum et invisíbilium. 
Creio em um só Senhor, Jesus Cristo,Et in unum Dóminum Iesum Christum
Filho Unigênito de Deus,Filium Dei unigénitum. 
nascido do Pai antes de todos os séculos;Et ex Patre natum ante ómnia saécula. 
Deus de Deus,Deum de Deo, lumen de lúmine,
Luz da Luz,Deum verum de Deo vero. 
Deus verdadeiro de Deus verdadeiro;Génitum, non factum,
gerado, não criado, consubstancial ao Pai.consubtantialem Patri: 
Por ele todas as coisas foram feitas.per quem ómnia facta sunt. 
E por nós, homens, e para nossaQui propter nos hómines et propter nostram salútem
salvação, desceu dos céusdescéndit de caelis. 
e se encarnou pelo Espírito Santo,Et incarnatus est de Spíritu Sancto
no seio da Virgem Maria,ex María Vírgine
e se fez homem.et homo factus est. 
Também por nós foi crucificado sobCrucifixus étiam pro nobis: 
Pôncio Pilatos;sub Póntio Piláto 
padeceu e foi sepultado. passus et sepúltus est. 
Ressuscitou ao terceiro dia,Et resurréxit tértia die, 
conforme as Escrituras,secúndum scripturas. 
e subiu aos céus,Et ascédit in caelum: 
onde está sentado à direita do Pai. sedet ad déxtram Patris. 
E de novo há de vir, em sua glória,Et íterum ventúrus est cum glória, 
para julgar os vivos e os mortos;iudicáre vivos et mortuos: 
e o seu reino não terá fim. cuius regni non erit finis. 
Creio no Espírito Santo,Et in Spíritum Sanctum, 
Senhor que dá a vida,Dóminum et vivificántem: 
e procede do Pai e do Filho;qui ex Patre Filióque prócedit. 
e com o Pai e o FilhoQui cum Patre et Filio
é adorado e glorificado:simul adorátur et conglorificátur; 
Ele falou pelos profetas. qui locútus est per Prophétas. 
Creio na Igreja, una, santa, católica e apostólica.Et unam sanctam catholicam et apostólicam Ecclésiam. 
Professo um só batismoConfíteor unum baptisma
para a remissão dos pecados.in remissiónem peccatórum. 
E espero a ressurreição dos mortosEt exspécto resurrectiónem mortuórum. 
e vida do mundo que há de vir.Et vitam venturi saéculi. 
Amém. Amén.