quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Estudando o Catecismo da Igreja Católica- VI Parte

 
Dando continuidade ao nosso estudo estamos vendo nesse capitulo DEUS CRIOU O MUNDO POR AMOR, vamos agora ver as idéias principais:


1. Deus é eterno.

Só Deus é propriamente eterno, quer dizer, não tem princípio nem fim. Em Deus, não existe passado nem futuro, mas UM PRESENTE IMUTÁVEL. Houve um momento no qual só Deus existia, mas Ele quis comunicar suas perfeições a outros seres; quis criar o mundo e especialmente, o homem, que foi feito à imagem e semelhança de Deus. Deus pensou em todos os homens - em cada um de nós - muito antes de nos criar. Não existíamos e já nos amava. E como Deus ama o homem, preparou para ele um lugar estupendo: o mundo com todas as suas maravilhas (o mar, as montanhas, os animais, as plantas, o céu etc..).

2. Deus criou o mundo do nada.

O homem necessita tempo e esforço para construir um edifício ou fabricar um objeto, além, é lógico, de um material pré existente. Deus, porém, fez todas as coisas com um só instante de Seu querer e tudo criou do nada. Antes de que Deus tudo criasse, não existia nada.

3. Criar não é o mesmo que fabricar.

Dizemos que Deus criou o mundo, e não que Deus fabricou o mundo, para indicar que, quando tudo começou a existir, não havia nada, sendo que foi Deus quem fez tudo, para que existisse. Criar quer dizer "fazer que exista algo que antes não existia, tirando-o do nada". O homem não pode criar, pode modificar, por exemplo, o curso de um rio, ou fabricar um tecido, usando para isto como matéria prima o algodão ou fibras sintéticas, ou montar um carro, usando peças previamente fabricadas.

4. Deus criou tudo para Sua glória e honra.

Quando contemplamos uma obra de arte - uma catedral, por exemplo -, nos maravilhamos e louvamos o gênio de seu autor. Aquela obra de arte é uma glória aos que a construíram. Ao contemplar a grandeza do mundo: os astros, o mar, as plantas; ao ver a perfeição das coisas pequenas: um passarinho, um inseto, nos maravilhamos e louvamos a Deus, autor de tudo. O mundo é uma manifestação da perfeição divina, um reflexo do que Deus é. O mundo canta a glória de Deus. A esta glorificação deve unir-se o homem, não somente por ser criatura de Deus, a mais perfeita da criação visível, mas também porque Deus colocou todas as coisas a seu serviço. Pensando no homem, Deus criou todas as coisas e as colocou em suas mãos..


Na próxima postagem continuaremos a ver as idéias principais desse capitulo.

bom estudo!

Vivonafe Noticias

Arcebispo visitará Cidade Verde


 


A Paróquia do Beato Mateus Moreira, em Cidade Verde, Parnamirim, se prepara para receber o Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo, em visita pastoral. Neste domingo, 17, às 18h30, haverá missa e abertura da exposição contando a vida da Paróquia. No dia 18, haverá encontro com os Setores de Leigos e Social; no dia 19, com o Setor Família, e no dia 20, com a Pastoral do Dízimo. Todos esses encontros terão a participação das respectivas coordenações arquidiocesanas.

Fonte:site arquidiocese de natal
Foto: José Bezerra
Igreja Matriz da Cidade Verde



No dia 22, às 19h30, a comunidade acolherá o Arcebispo. Às 20h, Dom Matias presidirá missa, marcando a abertura da visita pastoral. A celebração será transmitida pela Rádio Rural de Natal.

No dia 23, pela manhã, haverá encontros com as pastorais da Juventude e da Catequese, além dos Conselhos Pastorais. No mesmo horário, o Arcebispo e padres do 3º zonal atenderão fiéis em confissão. À tarde, acontecerá a assembleia pastoral paroquial e, à noite, celebração eucarística, encerrando a visita.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Vivonafe Noticias


A Comunidade Católica Shalom traz a Natal o professor Felipe Aquino. Ele vem para participar do Congresso Famílias para Cristo, uma promoção do Projeto Família da comunidade Shalom. O evento acontece no próximo final de semana, dias 16 e 17 a partir das 8h. O coordenador do Projeto Família em Natal, Marcos Brasil, explica que o Congresso Famílias para Cristo já acontece em várias cidades brasileiras, sempre mobilizando milhares de famílias e fazendo com que "elas tenham uma experiência real com o Cristo Ressuscitado" conta.

Em Natal o evento será realizado no próximo final de semana com a presença do professor Felipe Aquino, no entanto, a abertura oficial acontece na próxima sexta-feira a partir das 19h30 com uma missa na Catedral Metropolitana.

Marcos diz ainda que o tema do congresso é: "Família, firmai-vos na rocha que é Cristo" e para favorecer aos participantes a ter de fato a experiência com esta rocha que é o próprio Cristo, o evento proporciona uma vasta programação contendo louvor, adoração, missa epalestras, que abordarão temas ligados a família e também ao namoro, matrimônio e história da igreja.

Para facilitar o acesso de quem não tem carro ao evento, os organizadores do encontro conseguiram disponibilizar um ônibus que estará saindo do Via Direta com destino ao Ginásio do Campus da UFRN pela manhã e a tarde.

Fonte: Diário de Natal

Vivonafe Noticias

Papa Bento XVI reza pelo resgate dos 33 mineiros no Chile
13/10/2010



O papa Bento XVI expressou nesta quarta-feira, 13, sua esperança com o resgate dos 33 mineiros presos há 69 dias na mina San José, no Chile, dizendo que reza pela "bondade divina".

"Continuo com esperança de encomendar a bondade divina aos mineiros da região do Atacama", afirmou o pontífice, saudando em espanhol os peregrinos que assistiam à audiência na praça São Pedro, no Vaticano.

Até o momento da publicação desta matéria 18 dos 33 mineiros soterrados já foram retirados da mina nesta quarta-feira, na reta final da extraordinária operação montada para salvá-los.

Na semana passada, Bento XVI já havia declarado que rezava "fervorosamente" pelos mineiros chilenos.

Fonte: CNBB.org.br

Vivonafe Noticias

Fátima alegra-se com resgate de mineiros no Chile


FÁTIMA, quarta-feira, 13 de outubro de 2010 (ZENIT.org) – O Santuário de Fátima recordou nesta quarta-feira as 33 vítimas do desabamento de terra na mina de São José, no Chile, que começaram a ser resgatados ontem.
“O nosso pensamento neste momento vai com alegria para o Chile, onde estão a ser resgatados os mineiros que estavam soterrados”, disse o bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, no momento final da missa da peregrinação internacional de Outubro.
Os peregrinos presentes no Santuário de Fátima responderam às palavras do bispo com uma grande salva de palmas.
“Demos graças a Deus e a Nossa Senhora e mandamos votos de felicitações para os nossos irmãos do Chile”, concluiu.

Fonte: zenit.org

Liturgia das Horas- parte IV


A Liturgia das Horas na Igreja Nascente
A Igreja nascente tinha consciência de sua vocação de comunidade orante. Existem alguns horários privilegiados (at 10,9; 16,25) e vemos em vários documentos da comunidade nascente como na Didaqué <... assim orareis três vezes por dia> (Cap 8). E assim vários outros escritos do início da Igreja nos falam de horários para as orações. Porém no século IV se firmam duas tradições de oração comunitária da Igreja: O Ofício da Igreja Catedral e o Ofício Monástico.

Ofício da Igreja Catedral
Inspirado no contar do tempo dos judeus: experiência pascal diária pela tarde e pela manhã. Surgiu então o ofício diários dos louvores matinais, as LAUDES, e dos louvores vespertinos, as VÉSPERAS. Este era o ofício das Igrejas locais e participavam todo o povo: Bispo, presbíteros, diáconos, ministros, religiosos e leigos.


Artigo nº: 154 Categoria: Liturgia
Titulo do Artigo: A Liturgia das Horas 



terça-feira, 12 de outubro de 2010

A ESTRADA QUE ESTÁ À FRENTE

Pobre e infeliz do homem ou da mulher que se aprisiona no passado. O seu presente não é levado em conta e sua vida é um tormento sem fim.

Há dois tipos de pessoas presas no passado. O primeiro é o daquelas que tiveram experiências boas, mas não conseguiram acompanhar os sinais dos tempos e começaram a ver como maléficos os avanços da modernidade. Essas pessoas tornaram-se anacrônicas e  com muita ingenuidade elegem como "o seu tempo" aquele tempo que já se foi. Muitas vezes os pais, para reclamarem dos filhos, dizem
: "No meu tempo não era assim". Essas pessoas sofrem porque tiveram um tempo "bom" e agora, como medo do presente, agem como se não estivessem vivendo mais.

O segundo tipo de pessoas também muito sofredoras é o daquelas que experimentaram fatos muito tristes, dolorosos, traumáticos, e não conseguiram se libertar deles. O passado delas é tenebroso. Entrar nele é uma tortura sem fim, pois há sempre o reencontro com o inimigo, causador do ódio, da mágoa, do rancor.

Se o passado é doloroso, porque então as pessoas donas desse passado vivem  voltadas para ele? Para chegar a uma resposta a esta pergunta temos que entender a intenção do inimigo dessas pessoas. O inimigo é alguém que abre as feridas em suas vítimas e ao mesmo tempo entrega a elas uma arma poderosa para continuar possuindo-as e para manter sempre abertas as suas feridas.  A esta arma é que se dá o nome de ódio.

As pessoas que fazem o mal são aquelas que amam a morte e fazem da morte o seu objetivo. Vivem para a morte. O ódio delas é um sentimento de morte. Elas fazem do ódio o seu prazer. Mas o seu prazer maior é suscitar o ódio e colocar as pessoas neste estado de morte. Noutras palavras, é ver as pessoas das quais sentem grande inveja num estado de igualdade.

Deus enviou ao mundo os profetas, seus porta-vozes, para alertar o seu povo a mudar o deserto intransitável de suas vidas e a olhar para a estrada que está à sua frente (Cf. Is 43,18-19). Como não foi ouvido, a não ser por uma minoria, Ele mesmo veio ao mundo para fazer vingança. Mas a sua vingança se diferencia totalmente daquela praticada pelos homens. A sua vingança é uma boa notícia de libertação aos acorrentados pela cegueira, pela surdez, pela paralisia, pela pobreza, pelos preconceitos, pela ignorância, pelos vícios, pelo fanatismo etc.

O Cristo nos liberta do passado, nos introduz num tempo presente de graça e nos mostra o caminho aberto diante de nós.  Este é um tempo para as pessoas de todas as idades. É um tempo para os que estão se sentindo velhos, inúteis, olharem a vida para a frente.
E este é também um tempo para arrebentar as correntes do ódio. A arma poderosa que nós cristãos temos para atingir, como uma bomba, o coração dos inimigos e desarmá-los é a mesma que está em nossos corações: o Amor. 

 D.  Josias Dias da Costa, OSB.

 (InFormAção, vol. 3,  nº  12  Goiânia, Dezembro 2001

Deserto: (Momento para refletir)
1) Ainda estou amarrado ao meu passado?
2) Tenho percebido o caminho que Deus tem me mostrado?

Títulos de Nossa Senhora - II Parte

Hoje 12 de Outubro veremos um pouco da História da nossa Padroeira.


Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida,

   Aparecida tornou-se  desde então conhecida  pelos  Estados vizinhos e  por todo o Brasil. Numerosas caravanas de  romeiros vinham  mesmo de grandes  distâncias, em viagens penosas de  dias e semanas  para visitarem Nossa Senhora Aparecida, lhe renderem graças  e pedirem proteção.  O nome de Nossa Senhora  sempre foi no Brasil por todos invocado em momentos  de  aflição e perigo e sua  devoção é praticada em quase  todas as casas.
                           A capela de  Nossa  Senhora Aparecida, durante o tempo,  foi por diversas  vezes reformada, tornou-se  igreja até chegar a  atual basílica. A partir de 1894, o prelado constatou número insuficiente de sacerdotes e por isso obteve a  vinda de religiosos  da Congregação Redentorista que passaram a exercer a  direção espiritual da igreja e  das romarias.
                          Novo progresso  trouxe o ano jubilar de 1900, em que por iniciativa do bispo do Rio de Janeiro e do Bispo de São Paulo, foram organizadas peregrinações diocesanas e  paroquiais  ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida.  Desde então, além dos romeiros que vem sós ou em pequenos grupos, chegam anualmente em Aparecida numerosas  peregrinações chefiadas  pelo respectivo bispo ou vigário, contando com milhares de romeiros  vindos de  todos os  pontos do Brasil.
                           Um grande  dia foi  para os devotos de  Nossa Senhora Aparecida  o dia 08 de  setembro de  1904  (dia de Nossa Senhora da  Imaculada Conceição),  em que a imagem  foi coroada por ordem do Santo Padre.  Assistiram à grande solenidade o Núncio Apostólico e  todo o  episcopado de diversas  regiões do Brasil, além  do presidente da República, através de seu representante.  Todo o episcopado e o povo fizeram solene  consagração a  Nossa  Senhora Aparecida com entusiásticas ovações a Nossa Senhora no momento de  sua  coroação.
                           Depois da coroação, o Santo Padre concedeu ao santuário de  Aparecida  mais outros favores: Ofício e missa própria de Nossa Senhora  Aparecida, indulgências  para os romeiros que vem em peregrinação  ao Santuário. Em 1908 elevou a Igreja de Nossa Senhora à dignidade de Basílica. Por esse motivo ela foi solenemente sagrada a  5 de setembro de 1909 e no ano seguinte foram nela depositados os ossos de São Vicente Mártir, trazidos de Roma com permissão do Papa.
                           Nas festas e no congresso sempre se manifestou o desejo que Nossa Senhora Aparecida  fosse declarada oficialmente padroeira do Brasil e  o episcopado apresentou este desejo ao Santo Padre.  Acolheu o Papa Pio XI   favoravelmente os pedidos  dos  bispos e  dos católicos  do Brasil e, por decreto de 16 de julho de  1930 proclamou a  Virgem Aparecida Padroeira principal de todo o Brasil.
                           Em 1967,  ao completar-se  250 anos da devoção, o Papa Paulo VI ofereceu ao Santuário o Título de “Rosa de Ouro”,  reconhecendo a  importância da santa devoção.
                           Em 04 de julho de 1980,  o Papa João Paulo II, em sua histórica visita ao Brasil, consagrou  a Basílica de Nossa Senhora Aparecida em solene missa celebrada, revigorando a devoção à Santa Maria, Mãe de Deus.
                           No mês de maio de 2004,  o Papa João Paulo II concedeu indulgências aos devotos de Nossa Senhora Aparecida, por ocasião das comemorações do centenário da coroação da imagem e proclamação de Nossa Senhora como Padroeira do Brasil.

Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida, rogai por nós!

Estudando o Catecismo da Igreja Católica- VI Parte

Dando continuidade ao nosso estudo do Catecismo da Igreja Católica, iremos postar em partes menores para uma melhor fixação. Hoje começaremos estudar o 6º tema :

DEUS CRIOU O MUNDO POR AMOR

INTRODUÇÃO:

"No princípio, Deus criou o céu e a terra" (Gênesis 1,1). Assim começa a Bíblia, e o primeiro capítulo do Gênesis relata de maneira gráfica como Deus criou o mundo. Sem utilizar nenhum material pré existente, sem nenhum instrumento, Deus foi criando todas as coisas: o céu e a terra, os animais e as plantas... e por último o homem. Deus criou o mundo do nada. A criação inteira é fruto do amor e onipotência de Deus: as coisas pequenas - ervas e insetos -, e as grandes: o sol, a lua, os sistemas planetários, as nebulosas, os mares.... O ser mais perfeito da criação visível é o homem. E Deus continua cuidando e governando tudo com Suas leis. Que linda é a Criação! Ao contempla-la é fácil dar glória e louvor a Deus. Além disso, Ele quer que nós, homens cooperemos com Sua obra com o nosso trabalho. É tanta a dignidade do trabalho humano, que, como diz a Sagrada Escritura, o homem foi criado para que trabalhasse e assim dominasse a criação de um modo inteligente. Neste tema veremos com detalhes o que significa afirmar que Deus tenha criado o mundo, tal como confessamos no Credo: "Creio em Deus, Pai Todo Poderoso, Criador do céu e da terra".

Na próxima postagem iremos estudar as idéias principais. Bom estudo!