sábado, 2 de fevereiro de 2013

CF-2013 - Hino do Jubileu da Campanha da Fraternidade.


Hino do Jubileu da Campanha da Fraternidade. 

Autor: Padre Campos






Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=qeucYKM60Jo&feature=youtu.be
Postado no Facebook de Eliane Chuchu Andrade

Mensagem de Bento XVI para a Quaresma 2013


Mensagem de Bento XVI para a Quaresma 2013


Boletim da Santa Sé




MENSAGEM 
Crer na caridade suscita caridade 
"Nós conhecemos o amor que Deus nos tem, pois cremos nele"
(1 Jo 4, 16) 

Mensagem do Papa Bento XVI para a Quaresma 2013

Queridos irmãos e irmãs!

A celebração da Quaresma, no contexto do Ano da fé, proporciona-nos uma preciosa ocasião para meditar sobre a relação entre fé e caridade: entre o crer em Deus, no Deus de Jesus Cristo, e o amor, que é fruto da ação do Espírito Santo e nos guia por um caminho de dedicação a Deus e aos outros.

1. A fé como resposta ao amor de Deus

Na minha primeira Encíclica, deixei já alguns elementos que permitem individuar a estreita ligação entre estas duas virtudes teologais: a fé e a caridade. Partindo duma afirmação fundamental do apóstolo João: "Nós conhecemos o amor que Deus nos tem, pois cremos nele" (1 Jo 4, 16), recordava que, "no início do ser cristão, não há uma decisão ética ou uma grande ideia, mas o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte e, desta forma, o rumo decisivo. (...) Dado que Deus foi o primeiro a amar-nos (cf. 1 Jo 4, 10), agora o amor já não é apenas um 'mandamento', mas é a resposta ao dom do amor com que Deus vem ao nosso encontro" (Deus caritas est, 1). A fé constitui aquela adesão pessoal - que engloba todas as nossas faculdades - à revelação do amor gratuito e "apaixonado" que Deus tem por nós e que se manifesta plenamente em Jesus Cristo. O encontro com Deus Amor envolve não só o coração, mas também o intelecto: "O reconhecimento do Deus vivo é um caminho para o amor, e o sim da nossa vontade à d’Ele une intelecto, vontade e sentimento no ato globalizante do amor. Mas isto é um processo que permanece continuamente a caminho: o amor nunca está 'concluído' e completado" (ibid., 17). Daqui deriva, para todos os cristãos e em particular para os "agentes da caridade", a necessidade da fé, daquele "encontro com Deus em Cristo que suscite neles o amor e abra o seu íntimo ao outro, de tal modo que, para eles, o amor do próximo já não seja um mandamento por assim dizer imposto de fora, mas uma consequência resultante da sua fé que se torna operativa pelo amor" (ibid., 31). O cristão é uma pessoa conquistada pelo amor de Cristo e, movido por este amor - "caritas Christi urget nos" (2 Cor 5, 14) - , está aberto de modo profundo e concreto ao amor do próximo (cf. ibid., 33). Esta atitude nasce, antes de tudo, da consciência de ser amados, perdoados e mesmo servidos pelo Senhor, que Se inclina para lavar os pés dos Apóstolos e Se oferece a Si mesmo na cruz para atrair a humanidade ao amor de Deus.

"A fé mostra-nos o Deus que entregou o seu Filho por nós e assim gera em nós a certeza vitoriosa de que isto é mesmo verdade: Deus é amor! (...) A fé, que toma consciência do amor de Deus revelado no coração trespassado de Jesus na cruz, suscita por sua vez o amor. Aquele amor divino é a luz – fundamentalmente, a única - que ilumina incessantemente um mundo às escuras e nos dá a coragem de viver e agir" (ibid., 39). Tudo isto nos faz compreender como o procedimento principal que distingue os cristãos é precisamente "o amor fundado sobre a fé e por ela plasmado" (ibid., 7).

2. A caridade como vida na fé

Toda a vida cristã consiste em responder ao amor de Deus. A primeira resposta é precisamente a fé como acolhimento, cheio de admiração e gratidão, de uma iniciativa divina inaudita que nos precede e solicita; e o "sim" da fé assinala o início de uma luminosa história de amizade com o Senhor, que enche e dá sentido pleno a toda a nossa vida. Mas Deus não se contenta com o nosso acolhimento do seu amor gratuito; não Se limita a amar-nos, mas quer atrair-nos a Si, transformar-nos de modo tão profundo que nos leve a dizer, como São Paulo: Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim (cf. Gl 2, 20).

Quando damos espaço ao amor de Deus, tornamo-nos semelhantes a Ele, participantes da sua própria caridade. Abrirmo-nos ao seu amor significa deixar que Ele viva em nós e nos leve a amar com Ele, n'Ele e como Ele; só então a nossa fé se torna verdadeiramente uma "fé que atua pelo amor" (Gl 5, 6) e Ele vem habitar em nós (cf. 1 Jo 4, 12).

A fé é conhecer a verdade e aderir a ela (cf. 1 Tm 2, 4); a caridade é "caminhar" na verdade (cf. Ef 4, 15). Pela fé, entra-se na amizade com o Senhor; pela caridade, vive-se e cultiva-se esta amizade (cf. Jo 15, 14-15). A fé faz-nos acolher o mandamento do nosso Mestre e Senhor; a caridade dá-nos a felicidade de pô-lo em prática (cf. Jo 13, 13-17). Na fé, somos gerados como filhos de Deus (cf. Jo 1, 12-13); a caridade faz-nos perseverar na filiação divina de modo concreto, produzindo o fruto do Espírito Santo (cf. Gl 5, 22). A fé faz-nos reconhecer os dons que o Deus bom e generoso nos confia; a caridade fá-los frutificar (cf. Mt 25, 14-30).

3. O entrelaçamento indissolúvel de fé e caridade

À luz de quanto foi dito, torna-se claro que nunca podemos separar e menos ainda contrapor fé e caridade. Estas duas virtudes teologais estão intimamente unidas, e seria errado ver entre elas um contraste ou uma "dialética". Na realidade, se, por um lado, é redutiva a posição de quem acentua de tal maneira o carácter prioritário e decisivo da fé que acaba por subestimar ou quase desprezar as obras concretas da caridade reduzindo-a a um genérico humanitarismo, por outro é igualmente redutivo defender uma exagerada supremacia da caridade e sua operatividade, pensando que as obras substituem a fé. Para uma vida espiritual sã, é necessário evitar tanto o fideísmo como o ativismo moralista.

A existência cristã consiste num contínuo subir ao monte do encontro com Deus e depois voltar a descer, trazendo o amor e a força que daí derivam, para servir os nossos irmãos e irmãs com o próprio amor de Deus. Na Sagrada Escritura, vemos como o zelo dos Apóstolos pelo anúncio do Evangelho, que suscita a fé, está estreitamente ligado com a amorosa solicitude pelo serviço dos pobres (cf. At 6, 1-4). Na Igreja, devem coexistir e integrar-se contemplação e ação, de certa forma simbolizadas nas figuras evangélicas das irmãs Maria e Marta (cf. Lc 10, 38-42). A prioridade cabe sempre à relação com Deus, e a verdadeira partilha evangélica deve radicar-se na fé (cf. Catequese na Audiência geral de 25 de Abril de 2012). De fato, por vezes tende-se a circunscrever a palavra "caridade" à solidariedade ou à mera ajuda humanitária; é importante recordar, ao invés, que a maior obra de caridade é precisamente a evangelização, ou seja, o "serviço da Palavra". Não há ação mais benéfica e, por conseguinte, caritativa com o próximo do que repartir-lhe o pão da Palavra de Deus, fazê-lo participante da Boa Nova do Evangelho, introduzi-lo no relacionamento com Deus: a evangelização é a promoção mais alta e integral da pessoa humana. Como escreveu o Servo de Deus Papa Paulo VI, na Encíclica Populorum progressio, o anúncio de Cristo é o primeiro e principal fator de desenvolvimento (cf. n. 16). A verdade primordial do amor de Deus por nós, vivida e anunciada, é que abre a nossa existência ao acolhimento deste amor e torna possível o desenvolvimento integral da humanidade e de cada homem (cf. Enc. Caritas in veritate, 8).

Essencialmente, tudo parte do Amor e tende para o Amor. O amor gratuito de Deus é-nos dado a conhecer por meio do anúncio do Evangelho. Se o acolhermos com fé, recebemos aquele primeiro e indispensável contato com o divino que é capaz de nos fazer "enamorar do Amor", para depois habitar e crescer neste Amor e comunicá-lo com alegria aos outros.

A propósito da relação entre fé e obras de caridade, há um texto na Carta de São Paulo aos Efésios que a resume talvez do melhor modo: "É pela graça que estais salvos, por meio da fé. E isto não vem de vós; é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie. Porque nós fomos feitos por Ele, criados em Cristo Jesus, para vivermos na prática das boas ações que Deus de antemão preparou para nelas caminharmos" (2, 8-10). Daqui se deduz que toda a iniciativa salvífica vem de Deus, da sua graça, do seu perdão acolhido na fé; mas tal iniciativa, longe de limitar a nossa liberdade e responsabilidade, torna-as mais autênticas e orienta-as para as obras da caridade. Estas não são fruto principalmente do esforço humano, de que vangloriar-se, mas nascem da própria fé, brotam da graça que Deus oferece em abundância. Uma fé sem obras é como uma árvore sem frutos: estas duas virtudes implicam-se mutuamente. A Quaresma, com as indicações que dá tradicionalmente para a vida cristã, convida-nos precisamente a alimentar a fé com uma escuta mais atenta e prolongada da Palavra de Deus e a participação nos Sacramentos e, ao mesmo tempo, a crescer na caridade, no amor a Deus e ao próximo, nomeadamente através do jejum, da penitência e da esmola.

4. Prioridade da fé, primazia da caridade

Como todo o dom de Deus, a fé e a caridade remetem para a ação do mesmo e único Espírito Santo (cf. 1 Cor 13), aquele Espírito que em nós clama:"Abbá! – Pai!" (Gl 4, 6), e que nos faz dizer: "Jesus é Senhor!" (1 Cor 12, 3) e "Maranatha! – Vem, Senhor!" (1 Cor 16, 22; Ap 22, 20).

Enquanto dom e resposta, a fé faz-nos conhecer a verdade de Cristo como Amor encarnado e crucificado, adesão plena e perfeita à vontade do Pai e infinita misericórdia divina para com o próximo; a fé radica no coração e na mente a firme convicção de que precisamente este Amor é a única realidade vitoriosa sobre o mal e a morte. A fé convida-nos a olhar o futuro com a virtude da esperança, na expectativa confiante de que a vitória do amor de Cristo chegue à sua plenitude. Por sua vez, a caridade faz-nos entrar no amor de Deus manifestado em Cristo, faz-nos aderir de modo pessoal e existencial à doação total e sem reservas de Jesus ao Pai e aos irmãos. Infundindo em nós a caridade, o Espírito Santo torna-nos participantes da dedicação própria de Jesus: filial em relação a Deus e fraterna em relação a cada ser humano (cf. Rm 5, 5).

A relação entre estas duas virtudes é análoga à que existe entre dois sacramentos fundamentais da Igreja: o Batismo e a Eucaristia. O Batismo (sacramentum fidei) precede a Eucaristia (sacramentum caritatis), mas está orientado para ela, que constitui a plenitude do caminho cristão. De maneira análoga, a fé precede a caridade, mas só se revela genuína se for coroada por ela. Tudo inicia do acolhimento humilde da fé ("saber-se amado por Deus"), mas deve chegar à verdade da caridade ("saber amar a Deus e ao próximo"), que permanece para sempre, como coroamento de todas as virtudes (cf. 1 Cor 13, 13).

Caríssimos irmãos e irmãs, neste tempo de Quaresma, em que nos preparamos para celebrar o evento da Cruz e da Ressurreição, no qual o Amor de Deus redimiu o mundo e iluminou a história, desejo a todos vós que vivais este tempo precioso reavivando a fé em Jesus Cristo, para entrar no seu próprio circuito de amor ao Pai e a cada irmão e irmã que encontramos na nossa vida. Por isto elevo a minha oração a Deus, enquanto invoco sobre cada um e sobre cada comunidade a Bênção do Senhor!

Vaticano, 15 de Outubro de 2012


Fonte: www.cancaonova.com/noticias

Leitura da Bíblia em um ano - 32º dia


32ºdia ___/___/___ 

2ª Carta aos Tessalonicenses 1-3(2Ts capítulo 1  até o capítulo 3.
Paulo faz uma breve exposição sobre os fatos escatológicos que deverão preceder a vinda do Senhor e como os cristãos devem enfrentar tais situações. Uma diretriz muito concreta é sobre a oração e o trabalho, a fim de evitar os abusos de falsos irmãos oportunistas.
Esboço 2º Tessalonicenses:

·        Ação de graças:
·        A parusia;
·        Orações mútuas;
·        Contra a ociosidade.

Faça a sua Lectio Divina com (2ts 2,13-17), depois escreva em seu caderno tudo o que Deus falar para sua vida, lembrando-se que a leitura orante é antes de tudo um diálogo com Deus.

Oração oficial da CF 2013
Tema: Fraternidade e Juventude
Lema: "Eis-me aqui, envia-me" (Is 6,8)

Pai santo, vosso Filho Jesus,
conduzido pelo Espírito
e obediente à vossa vontade,
aceitou a cruz como prova de amor à humanidade.
Convertei-nos e, nos desafios deste mundo,
tornai-nos missionários
a serviço da juventude.
Para anunciar o Evangelho como projeto de vida,
enviai-nos, Senhor;
para ser presença geradora de fraternidade,
enviai-nos, Senhor;
para ser profetas em tempo de mudança,
enviai-nos, Senhor;
para promover a sociedade da não violência,
enviai-nos, Senhor;
para salvar a quem perdeu a esperança,
enviai-nos, Senhor;
para...


O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal 
e nos conduza à vida eterna. Amém.


sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

CF-2013 - Fraternidade e JUVENTUDE

O Texto-Base da campanha da Fraternidade deste ano está dividido basicamente em quatro partes:

Primeira Parte: FRATERNIDADE E JUVENTUDE 


  1. Impacto da mudança de época;
  2. A cultura midiática;
  3. Fenômeno juvenil.
Segunda Parte: EIS-ME AQUI, SENHOR! 

  1. Jovens nas Sagradas Escrituras;
  2. Jovens na história da Igreja;
  3. Jovens seguidores de Cristo;
  4. O jovem no coração da Igreja.
Terceira Parte: INDICAÇÕES PARA AÇOES TRANSFORMADORAS 

  1. Converter-se aos jovens;
  2. Abrir-se ao novo;
  3. "Eis-me aqui, envia-me!".
Quarta Parte: GESTO CONCRETO 
  1.  Prestação de contas Cáritas.

Fonte: Texto-Base - CNBB


Leitura da Bíblia em um ano - 31º dia


31ºdia ___/___/___

1ª Carta aos Tessalonicenses 1-4(1Ts capítulo 1  até o capítulo 4.
Começamos hoje a ler as cartas paulinas.
Esta carta é considerada por muitos como a mais antiga escrita pelo Apóstolo, feita durante sua terceira viagem missionária. Foi escrita para os cristãos de Tessalônica, capital da província romana da Macedônia (norte da Grécia). Paulo pregou e fundou ali uma igreja em sua segunda viagem missionária conf. (At cap. 17)
Os tessalonicenses estavam confusos sobre a volta de Jesus. Paulo queria esclarecer os mal-entendidos e ampliar o ensinamento a esse respeito.
Esboço de 1º Tessalonicenses:

·         Ação de graças;
·         Ministério de Paulo em Tessalônica;
·         Vida Cristã;
·         A vida do Senhor;
·         Conselhos e saudações.

Faça a sua Lectio Divina com (1ts 4,3-8), depois escreva em seu caderno tudo o que Deus falar para sua vida.

Oração oficial da CF 2013
Tema: Fraternidade e Juventude
Lema: "Eis-me aqui, envia-me" (Is 6,8)

Pai santo, vosso Filho Jesus,
conduzido pelo Espírito
e obediente à vossa vontade,
aceitou a cruz como prova de amor à humanidade.
Convertei-nos e, nos desafios deste mundo,
tornai-nos missionários
a serviço da juventude.
Para anunciar o Evangelho como projeto de vida,
enviai-nos, Senhor;
para ser presença geradora de fraternidade,
enviai-nos, Senhor;
para ser profetas em tempo de mudança,
enviai-nos, Senhor;
para promover a sociedade da não violência,
enviai-nos, Senhor;
para salvar a quem perdeu a esperança,
enviai-nos, Senhor;
para...


O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal 

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Leitura da Bíblia em um ano - 30º dia


30º dia ___/___/___

Atos 25,13-28,31 (Atos capítulo 25, versículo 13 até o capítulo 28, versículo 31.
Paulo, preso, faz a sua viagem missionária. Chegando em Roma , Lucas encerra a sua narrativa.
Encerramos hoje a Leitura do Livro dos Apóstolos. Amanhã começaremos com as Cartas Paulinas.
Esboço dos Atos dos Apóstolos:
·         Perante Herods Agripa II e Berenice;
·         Autodefesa perante Agripa. 3º relato da conversão;
·         Paulo convida Agripa para a fé;
·         Viagem a Roma;
·         A tempestade;
·         O naufrágio;
·         O inverso em Malta;
·         De Malta a Roma;
·         Em Roma porta aberta para o mundo.

Faça a sua Lectio Divina com (At 26,2-32), depois escreva em seu caderno tudo o que Deus falar para sua vida.

Oração oficial da CF 2013
Tema: Fraternidade e Juventude
Lema: "Eis-me aqui, envia-me" (Is 6,8)

Pai santo, vosso Filho Jesus,
conduzido pelo Espírito
e obediente à vossa vontade,
aceitou a cruz como prova de amor à humanidade.
Convertei-nos e, nos desafios deste mundo,
tornai-nos missionários
a serviço da juventude.
Para anunciar o Evangelho como projeto de vida,
enviai-nos, Senhor;
para ser presença geradora de fraternidade,
enviai-nos, Senhor;
para ser profetas em tempo de mudança,
enviai-nos, Senhor;
para promover a sociedade da não violência,
enviai-nos, Senhor;
para salvar a quem perdeu a esperança,
enviai-nos, Senhor;
para...


O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal 
e nos conduza à vida eterna. Amém.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Leitura da Bíblia em um ano - 29º dia


29º dia ___/___/___

Atos 21,15-25,12 (Atos capítulo 21, versículo 1158 até o capítulo 25, versículo 12.
Paulo em Jerusalém é violentamente perseguido pelos judeus, sua morte é impedida pela ação dos romanos.Seu discurso aumenta ainda mais a raiva dos judeus que não podendo condená-lo à morte trama secretamente seu assassinato.
Esboço dos Atos dos Apóstolos:
·         Em Jerusalém;
·         Preso no templo;
·         Discurso de Paulo;
·         Diante do Conselho;
·         Enviado a Félix;
·         Processo diante de Félix;
·         Apelação a César.

Faça a sua Lectio Divina com o versículo 11 do capítulo 23, depois escreva em seu caderno tudo o que Deus falar para sua vida.

Oração oficial da CF 2013
Tema: Fraternidade e Juventude
Lema: "Eis-me aqui, envia-me" (Is 6,8)

Pai santo, vosso Filho Jesus,
conduzido pelo Espírito
e obediente à vossa vontade,
aceitou a cruz como prova de amor à humanidade.
Convertei-nos e, nos desafios deste mundo,
tornai-nos missionários
a serviço da juventude.
Para anunciar o Evangelho como projeto de vida,
enviai-nos, Senhor;
para ser presença geradora de fraternidade,
enviai-nos, Senhor;
para ser profetas em tempo de mudança,
enviai-nos, Senhor;
para promover a sociedade da não violência,
enviai-nos, Senhor;
para salvar a quem perdeu a esperança,
enviai-nos, Senhor;
para...


O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal 
e nos conduza à vida eterna. Amém.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Leitura da Bíblia em um ano- 28º dia


28º dia ___/___/___

Atos 18,18-21,14 (Atos capítulo 18, versículo 18 até o capítulo 21, versículo 14.

Paulo decide ir a Jerusalém, consciente do perigo que isto lhe representava. Seu discurso aos anciãos de Éfeso é um belíssimo ensinamento sobre a verdadeira ação apostólica.

Esboço dos Atos dos Apóstolos:
·         Vota a Antioquia e início da 3ª viagem;
·         Apolo em Éfeso;
·         Paulo e os discípulos de  João Batista em Éfeso;
·         Dois anos em Éfeso. Os Exorcistas judeus;
·         Os ourives de Éfeso;
·         Na Macedônia e na Grécia;
·         Despedida em Trôade;
·         De Trôade a Mileto;
·         Discurso de despedida em Mileto;
·         A volta a Jerusalém;
Tome o discurso de Paulo aos anciões (At 20,18b-35) e mergulhe por meio da Lectio Divina.
 Não se esqueça de atualizar seu diário espiritual.

Oração oficial da CF 2013
Tema: Fraternidade e Juventude
Lema: "Eis-me aqui, envia-me" (Is 6,8)

Pai santo, vosso Filho Jesus,
conduzido pelo Espírito
e obediente à vossa vontade,
aceitou a cruz como prova de amor à humanidade.
Convertei-nos e, nos desafios deste mundo,
tornai-nos missionários
a serviço da juventude.
Para anunciar o Evangelho como projeto de vida,
enviai-nos, Senhor;
para ser presença geradora de fraternidade,
enviai-nos, Senhor;
para ser profetas em tempo de mudança,
enviai-nos, Senhor;
para promover a sociedade da não violência,
enviai-nos, Senhor;
para salvar a quem perdeu a esperança,
enviai-nos, Senhor;
para...


O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal 
e nos conduza à vida eterna. Amém.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

CF-2013 - A CF tem como objetivos permanentes

A CF tem como objetivos permanentes:


1) Despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum;

2) educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho;

3) renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária (todos devem evangelizar e todos devem sustentar a ação evangelizadora e libertadora da Igreja).

Fonte: Texto-Base da CF-2013 CNBB

Leitura da Bíblia em um ano - 27 dia


  27º dia ___/___/___

Atos 16,6-18,17 (Atos capítulo 16, versículo 6 até o capítulo 18, versículo 17.
Nesta terceira viagem de Paulo percebemos, logo a principio, que eles deixavam-se conduzir pelo Espírito.
Esboço dos Atos dos Apóstolos:
·         Em Trôade, a visão do macedônio;
·         Em Filipos;
·         Prisão de Paulo em Filipos;
·         Em Tessalônica;
·         Em Beréia;
·         Em Atenas. Discurso no Areópago;
·         Em Corinto;
Tome o discurso de Paulo em Areópago e mergulhe por meio da Lectio Divina.
 Não se esqueça de atualizar seu diário espiritual.

O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém. 

domingo, 27 de janeiro de 2013

CF-2013 Fraternidade e Juventude - Objetivos específicos

Objetivos específicos


1) Propiciar aos jovens um encontro pessoal com Jesus Cristo a fim de contribuir para sua vocação de discípulo missionário e para a elaboração de seu projeto pessoal de vida;

2) possibilitar aos jovens uma participação ativa na comunidade eclesial, que lhes seja apoio e sustento em sua caminhada, para que eles possam contribuir com seus dons e talentos;

3) sensibilizar os jovens para serem agentes transformadores da sociedade, protagonistas da civilização do amor e do bem comum.

Fonte: Texto-Base - CNBB

CF-2013 Fraternidade e Juventude - Objetivo geral

Objetivo geral CF 2013 – Acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na participação eclesial e na construção de uma sociedade fraterna fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz.  

Fonte: Texto-Base - CNBB 

CF-2013 - Ingressos para Seminário da Campanha da Fraternidade estão à venda


IA Arquidiocese de Natal já disponibilizou a venda dos ingressos para o Seminário comemorativo aos 50 anos da Campanha da Fraternidade - CF. O ingresso custa R$ 30,00 e pode ser adquirido na Livraria Paulinas, no centro de Natal. Segundo a coordenação, o valor é promocional e vale até 31 de janeiro. O ingresso dá direito ao almoço, no dia do Seminário.
O evento acontecerá dia 15 de fevereiro, das 8h30 às 17 horas, no Centro de Convenções, localizado na Via Costeira de Natal. Entre os palestrantes estarão o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; o cantor e compositor, Padre Fábio de Melo; e o missionário da Comunidade Canção Nova, Dunga. Durante o Seminário, também acontecerá o lançamento nacional da Campanha da Fraternidade 2013, com a presença da presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB; do Núncio Apostólico, Dom Giovanni d’Aniello; e dos bispos do Regional Nordeste 2, da CNBB.
Fonte: http://marcosdantas.com/blog

Leitura da Bíblia em um ano - 26º dia


26º dia ___/___/___

Atos 13,1-16,5 (Atos capítulo 13, versículo 1 até o capítulo 16, versículo 5.
Iniciaremos hoje o ciclo das viagens de Paulo com a primeira viagem missionária.
Esboço dos Atos dos Apóstolos:
·         1ª viagem missionária de Saulo, com Barnabé;
·         O anuncio em Chipre;
·         Em Antioquia da Pisídia;
·         Em Icônia, conflito entre judeus e não-judeus;
·         Em listra;
·         Volta para Antioquia da Síria;
·         A questão da circuncisão;
·         A reunião dos apóstolos em Jerusalém;
·         O “Decreto dos Apóstolos” e sua divulgação;
·         2ª viagem de Paulo com Silas;
·         Paulo e Timóteo na Licaônia.

Faça sua Lectio Divina com a passagem (At 13,16-41)
 Não se esqueça de atualizar seu diário espiritual.

O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.