sexta-feira, 4 de novembro de 2011

"Bons e maus sacerdotes"

Qual é a verdadeira identidade de um padre e de um bispo? O que define um bom e um mau sacerdote? Padre Paulo Ricardo responde essas e outras perguntas em mais um episódio do programa Parresía.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

HISTÓRIA DO DIA DE FINADOS

 O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca.

É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.
Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava.

Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos. 

Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de "Todos os Santos".

O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.

Mons. Arnaldo Beltrami – vigário episcopal de comunicação

Eis aí tua Mãe- Parte I

A Comunidade Obra de Maria nasceu em Recife há 21 anos e hoje está espalhada pelo Brasil e presente em mais de 10 países. Através do carisma de "evangelizar de todas as formas com alegria", muitos jovens foram atraídos à missão.



Fonte: http://www.ais.org.br

HORÁRIO DE MISSAS - FINADOS 2011


Dom Matias fala sobre Dia de Finados
A Igreja celebra o Dia de Finados, na próxima quarta-feira, 2 de novembro, com missas nas Matrizes e nos cemitérios em memória dos fiéis defuntos. O Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, explica esta celebração. “É um momento em que nós, cristãos, reverenciamos nossos parentes e amigos, como sinal de que não os esquecemos”, diz.

Em Natal, haverá missas nos seguintes cemitérios: 
Bom Pastor I, às 16h; 
Bom Pastor II, às 10; 
Alecrim, às 10h e às 16h; 
Morada da Paz, às 7h30, às 9h e às 17h; 
Parque da Passagem, às 8h, às 9h30 e às 17 horas.

Mensagem do Papa para o dia de Finados

O papa considera que a oração pelos mortos é "não só útil, mas necessária", deixando votos de que "o pranto, devido ao afastamento terreno, não prevaleça sobre a certeza da ressurreição".

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O homem: esse louco que não reza

"Através da oração, falamos com Deus e Deus fala conosco, aspiramos a ele e respiramos nele, e ele nos inspira e respira em nós"
veja matéria completa no site abaixo Gaudium Press

domingo, 30 de outubro de 2011

O fardo da hipocrisia

reflexão do Evangelho deste Domingo! Padre Paulo Ricardo...


O hipócrita vive para enganar os outros e termina por enganar a si mesmo. Ele acredita no personagem (em grego hipocrités) que ele próprio criou. Com o passar do tempo, isto se revela o verdadeiro fardo pesado, do qual Nosso Senhor quer aliviar o fariseu, seus prosélitos e a todos nós: “aprendei de mim que sou manso e humilde de coração” (Mt 11, 29).