sábado, 26 de janeiro de 2013

Leitura da Bíblia em um ano - 25º dia


25º dia ___/___/___

Atos 8,5-12,25 (Atos capítulo 8, versículo 5 até o capítulo 12, versículo 25.

Na leitura de hoje, sem dúvida, veremos um dos mais importantes episódios da história da Igreja: A CONVERSÃO DE PAULO.
Esboço dos Atos dos Apóstolos:
·         Filipe e o eunuco;
·         A conversão de Paulo;
·         Saulo em Jerusalém;
·         Cura e ressurreição;
·         Pedro e Cornélio;
·         Discurso de Pedro;
·         Relato de Pedro em Jerusalém;
·         A igreja de Antioquia;
·         Morte de Herodes.

Faça sua Lectio Divina com a passagem que descreve a conversão de Paulo (At 9,1-19)
 Não se esqueça de atualizar seu diário espiritual.

O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal 
e nos conduza à vida eterna. Amém.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

DITOS DOS PADRES DO DESERTO

Um irmão foi ao encontro do abade Silvano, no Monte Sinai, e, ao ver os eremitas trabalhando, exclamou: 
-"Por que vocês trabalham pelo pão que pereceu? Maria escolheu a melhor parte, ou seja, sentar-se aos pés do Senhor e não trabalhar." 
Então, o abade disse ao discípulo Zacarias: 
-"Leve o irmão a uma cela vazia, dê-lhe um livro e deixe-o lá, lendo." 
Após nove horas, o irmão começou a tirar os olhos do livro para ver se o abade não lhe chamaria para o jantar. Após algum tempo, ele próprio se levantou e perguntou ao abade: 
-"Os irmãos não comeram hoje, Pai?" 
-"Ah,, sim, com certeza.", 
respondeu o abade, 
-"eles acabaram de jantar."
-"Bom", disse o irmão, 
-"por que o senhor não me chamou?" 
O ancião respondeu: 
-"Você é um homem espiritual, não precisa dessa comida que pereceu. Nós temos de trabalhar, mas você escolheu a melhor parte. Lê o dia inteiro e pode passar sem comida." 
Ao ouvir isso, o irmão disse: 
-"Perdoe-me, Pai." 
E o ancião respondeu: 
-"Marta é necessária a Maria porque Maria trabalhou, Maria pôde ser louvada.

Fonte: A sabedoria do deserto - Thomas Merton p.40,41

História da Campanha da Fraternidade

História da CF 2013 


Apresentação
Vivemos da morte-ressurreição de Jesus Cristo! Seu nascimento, vida, gestos e palavras receberam sua plenificação na gratuidade da cruz. Cruz Transformação, ressurreição!

Os quarenta dias que precedem a Cruz e a Ressurreição sinalizam o caminho que a Igreja, na liturgia, nos oferece como possibilidade de sermos atingidos pela experiência redentora de Jesus Cristo. Nas celebrações, as leituras nos provocarão a seguir o Senhor até o "clarear do novo dia". Seguir, ouvindo as palavras da Escritura, é a expressão do desejo maior de sermos tomados na profundidade de nossas pessoas e comunidades pelo Mistério da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor.

A Igreja, durante o tempo quaresmal, nos apresenta o jejum, a esmola e a oração, como exercícios preciosos, no caminho de nossa transformação em Jesus Cristo. A quaresma deve, portanto, vir iluminada pelo desejo de conversão. Nesse tempo especial, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB nos apresenta a Campanha da Fraternidade como itinerário de conversão pessoal, comunitário e social. Fraternidade e Juventude é o tema da Campanha para a quaresma em 2013. O lema é inspirado no profeta Isaías 6,8: "Eis-me aqui, envia-me!".
 A Campanha da Fraternidade é uma campanha realizada anualmente pela Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, sempre no período da Quaresma. Seu objetivo é despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. A campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
- Educar para a vida em fraternidade, com base na justiça e no amor, exigências centrais do Evangelho.
- Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja Católica na evangelização e na promoção humana, tendo em vista uma sociedade justa e solidária.

O gesto concreto se expressa na coleta da solidariedade, realizada no Domingo de Ramos. É realizada em âmbito nacional, em todas as comunidades cristãs católicas e ecumênicas. A destinação é a seguinte: 45% para a própria paróquia aplicar em programas de promoção humana; 35% para a Diocese aplicar na mesma finalidade; 10% para a CNBB Regional e 10% para a CNBB Nacional.

Em 1961, três padres responsáveis pela Cáritas Brasileira idealizaram uma campanha para arrecadar fundos para as atividades assistenciais e promocionais da instituição e torná-la autônoma financeiramente. A atividade foi chamada Campanha da Fraternidade e realizada pela primeira vez na quaresma de 1962, em Natal no Rio Grande do Norte, com adesão de outras três Dioceses e apoio financeiro dos Bispos norte-americanos. No ano seguinte, 16 Dioceses do Nordeste realizaram a campanha. Não teve êxito financeiro, mas foi o embrião de um projeto anual dos Organismos Nacionais da CNBB e das Igrejas Particulares no Brasil, realizado à luz e na perspectiva das Diretrizes Gerais da Ação Pastoral (Evangelizadora) da Igreja em nosso País.


Em seu início, teve destacada atuação o Secretariado Nacional de Ação Social da CNBB, sob cuja dependência estava a Cáritas Brasileira, que fora fundada no Brasil em 1957. Na época, o responsável pelo Secretariado de Ação Social era Dom Eugênio de Araújo Sales, e por isso, Presidente da Cáritas Brasileira. O fato de ser Administrador Apostólico de Natal explica que a Campanha tenha iniciado naquela circunscrição eclesiástica e em todo o Rio Grande do Norte.

Este projeto foi lançado, em nível nacional, no dia 26 de dezembro de 1962, sob o impulso renovador do espírito do Concílio Vaticano II, em andamento na época, e realizado pela primeira vez na quaresma de 1964. O tempo do Concílio foi fundamental para a concepção e estruturação da Campanha da Fraternidade, bem como o Plano Pastoral de Emergência e o Plano de Pastoral de Conjunto, enfim, para o desencadeamento da Pastoral Orgânica e outras iniciativas de renovação eclesial. Ao longo de quatro anos seguidos, por um período extenso em cada um, os Bispos ficaram hospedados na mesma casa, em Roma, participando das sessões do Concílio e de diversos momentos de reunião, estudo, troca de experiências. Nesse contexto, nasceu e cresceu a Campanha da Fraternidade.

Em 20 de dezembro de 1964, os Bispos aprovaram o fundamento inicial da mesma intitulado: Campanha da Fraternidade - Pontos Fundamentais apreciados pelo Episcopado em Roma. Em 1965, tanto Cáritas quanto Campanha da Fraternidade, que estavam vinculadas ao Secretariado Nacional de Ação Social, foram vinculadas diretamente ao Secretariado Geral da CNBB. A CNBB passou a assumir a CF. Nesta transição, foi estabelecida a estruturação básica da CF. Em 1967, começou a ser redigido um subsídio maior que os anteriores para a organização anual da CF. Nesse mesmo ano iniciaram também os encontros nacionais das Coordenações Nacional e Regionais da CF. A partir de 1971, participam deles também a Presidência e a Comissão Episcopal de Pastoral.

Em 1970, a Campanha da Fraternidade ganhou um especial e significativo apoio: a mensagem do Papa em rádio e televisão em sua abertura, na quarta-feira de cinzas. A mensagem papal continua enriquecendo a abertura da CF.
De 1962 até hoje, a Campanha da Fraternidade é uma atividade ampla de evangelização desenvolvida num determinado tempo (quaresma), para ajudar os cristãos e as pessoas de boa vontade a viverem a fraternidade em compromissos concretos no processo de transformação da sociedade a partir de um problema específico que exige a participação de todos na sua solução. É grande instrumento para desenvolver o espírito quaresmal de conversão, renovação interior e ação comunitária como a verdadeira penitência que Deus quer de nós em preparação da Páscoa. É momento de conversão, de prática de gestos concretos de fraternidade, de exercício de pastoral de conjunto em prol da transformação de situações injustas e não cristãs. É precioso meio para a evangelização do tempo quaresmal, retomando a pregação dos profetas confirmada por Cristo, segundo a qual a verdadeira penitência que agrada a Deus é repartir o pão com quem tem fome, dar de vestir ao maltrapilho, libertar os oprimidos, promover a todos.

A Campanha da Fraternidade tornou-se especial manifestação de evangelização libertadora, provocando, ao mesmo tempo, a renovação da vida da Igreja e a transformação da sociedade, a partir de problemas específicos, tratados à luz do Projeto de Deus.

Fonte:
pt.wikipedia.org/wiki/Campanha_da_Fraternidade


Fonte: http://www.portalkairos.net/campanhadafraternidade/2013/campanhadafraternidade2013_historia.asp#ixzz2J1xCxaRx

Bíblia em um ano - 24º dia.


24º dia ___/___/___

Atos 4,36-8,4 (Atos capítulo 4, versículo 36 até o capítulo 4, versículo 4.

Hoje veremos um importante acontecimento para a Igreja nascente, a prisão de Estevão e a liberação miraculosa  apóstolos Pedro e João.

Esboço dos Atos dos Apóstolos:
·         Ananias e safira;
·         Milagres dos apóstolos;
·         Libertação milagrosa;
·         Gamaliel;
·         A escolha dos Sete;
·         Prisão de Estevão;
·         Discurso de Estevão;
·         A morte de Estevão;
·         A perseguição da Igreja.
Faça sua Lectio Divina com a passagem (At 7,1-54)
 Não se esqueça de atualizar seu diário espiritual.

O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal 
e nos conduza à vida eterna. Amém.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

CAMPANHA DA FRATERNIDADE - 2013


Campanha da Fraternidade será lançada no dia 13 de fevereiro


Será lançada no dia 13 de fevereiro, quarta-feira de Cinzas, mais uma edição da Campanha da Fraternidade (CF). Esse ano o tema será “Fraternidade e Juventude” e o lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8).

Após 21 anos da Campanha da Fraternidade de 1992, que abordou como tema central a juventude, a CF 2013, na sua 50ª edição, terá a mesma temática. A acolhida da temática “juventude” tem como objetivo ter mais um elemento além da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) para fortalecer o desejo de evangelização dos jovens.

O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Eduardo Pinheiro, explicou que uma das metas principais da CF de 2013 é olhar a realidade juvenil, compreender a riqueza de suas diversidades, potencialidades e propostas, como também os desafios que provocam atitudes e auxílios aos jovens e aos adultos.

O objetivo geral da CF é acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna, fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz.

“Dentro do sentido da palavra 'acolher' está o valorizar, o respeitar o jovem que vive nesta situação de mudança de época e isso não pode ser esquecido”, destacou o presidente da Comissão da CNBB.

Na arquidiocese de Aparecida (SP), o lançamento da CF 2013 será no dia 31 de janeiro, em Guaratinguetá. A abertura será feita pelo cardeal arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, dom Raymundo Damasceno Assis.

Em Natal


A programação de lançamento nacional será em Brasília, na sede da CNBB e também na cidade de Natal (RN), arquidiocese que deu início à Campanha, em 1962.

O arcebispo de Natal, dom Jaime Vieira da Rocha, falou da satisfação da arquidiocese em sediar o lançamento da CF 2013. “Será um momento de resgate da história da Campanha da Fraternidade, que começou aqui. Ficamos muito felizes pela compreensão da CNBB em nos conceder a alegria desse momento, na história da Campanha. Para nós, é muito significativo”, disse o arcebispo.

O secretário executivo da Campanha da Fraternidade, padre Luiz Carlos Dias, lembrou que a edição de 2013, além de ser um momento comemorativo, será também um momento de revisão da Campanha da Fraternidade. “A Campanha tem um forte poder de evangelização e, por isso, precisamos, cada vez mais, aprimorá-la”, ressaltou. Ele lembrou que a decisão de fazer o lançamento da em Natal foi do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), da CNBB.

Para o lançamento, ficou definida uma visita ao município de Nísia Floresta (RN) – lugar onde a Campanha teve início, na manhã da quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013; ainda no dia 14, à tarde, haverá uma entrevista coletiva com a imprensa; no dia 15, será realizado um seminário sobre a temática da CF 2013 – “Fraternidade e Juventude”. Neste mesmo dia, às 17 horas, será realizada a solenidade oficial de lançamento, e, às 20 horas, na Catedral Metropolitana, será celebrada missa, seguida de um show.

Segundo o padre Luiz Carlos, antes, no dia 13, quarta-feira de cinzas, em Brasília, a presidência da CNBB receberá a imprensa, em entrevista coletiva.


Fonte: CNBB



Fonte: http://www.portalkairos.net/campanhadafraternidade/2013/campanhadafraternidade2013_noticias.asp#ixzz2Ivwm62vZ

CREIO NA IGREJA CATÓLICA


CREIO NA IGREJA CATÓLICA
Uma das grandes virtudes que devemos cultivar é a virtude da gratidão. Saber agradecer faz parte de nossa experiência de   fé. Basta pensar nas vezes em que, pessoalmente agradecemos a Deus pela graças que recebemos diariamente através de nossas orações pessoais, e, muito mais quando nos reunimos em assembléia para celebrarmos a Santa Missa, a Eucaristia. O significado da palavra eucaristia é ação de graça. Gratidão é pois uma expressão profunda de fé e compromisso.           

Tendo como pressuposto a gratidão, nada mais justo começarmos esta breve apresentação de nossa Igreja, agradecendo a Deus por fazermos parte dela. Alegremente agradeçamos a Deus pelos nossa Papa Bento XVI e nosso bispo Dom Paulo Mendes Peixoto, que conjuntamente com todos os bispos são sucessores do Apóstolos.            O Concílio Vaticano II (1962-1965), entre as tradicionais apresentações da Igreja (Corpo Místico, Jerusalém do Alto, Redil, Lavoura, Edifício de Deus...), deu ênfase a uma nova expressão, a Igreja Povo de Deus: "Cristo estabeleceu este novo pacto, isto é, a nova aliança do seu sangue (cf. 1Cor 11,25), formando, dos judeus e dos gentios, um povo que realizasse sua própria unidade, não segundo a carne mas no Espírito, e constituísse o novo povo de Deus..." (LG n. 9).            Fazem parte da Igreja, Povo de Deus: Papa, Bispos, Presbíteros, Diáconos, Religiosos e Religiosas e os leigos. Estes têm em comum a vocação a santidade e a vocação missionária. Somos co-responsáveis pela santificação uns dos outros e pela ação missionária da Igreja. Todos somos chamados para comunhão, o serviço e o testemunho, principalmente em favor dos pobres e marginalizados.
           
Ao mesmo tempo é necessário entendermos que nossa Igreja tem as seguintes características: é una, santa, católica e apostólica.
            A Igreja é uma. O grande Clemente de Alexandria a descreve  com as seguintes palavras: "Que estupendo mistério! Há um único Pai do universo, um único Logos do universo e também um único Espírito Santo, idêntico em todo lugar; há também uma única virgem que se tornou mãe, e me agrada chama-la de Igreja" (cf. Catecismo da Igreja Católica (CIC), n. 813). Na sua característica de ser una, está profundamente inserida no quer de Jesus Cristo, na sua Oração Sacerdotal, que nada mais nada menos reza pela seus dizendo: " Que todos sejam um, com tu, Pai, estás em mim e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste" (Jo 17,21).
            A Igreja é santa. O CIC, faz sobre esta expressão a seguinte reflexão: "A Igreja, unida a Cristo, é santificada por Ele; por Ele e nele torna-se também santificadora" (n. 824). A santidade consiste em viver a caridade. "A caridade é a alma da santidade à qual todos são chamados: Ela rege, informa e conduz ao fim todos os meios de santificação" (n. 826). Pecadores, somos santificado pela caridade de Cristo e chamados a dar frutos de caridade, de santidade e de vida.
            A Igreja é católica. O significado da palavra "católica" é universal. É uma expressão que a nível eclesial tem um duplo significado: "Nela subsiste a plenitude Corpo de Cristo unido à sua Cabeça, o que implica que ele recebe dele a plenitude dos meios de salvação que ele quis: confissão de fé correta e completa, vida sacramental integral e ministério ordenado na sucessão apostólica... Ela é católica porque é enviada em missão por Cristo à universalidade do gênero humano (CIC n. 830-831).
            E por fim, nossa Igreja é Apostólica. É apostólica pois tem como fundamento a fé dos apóstolos escolhidos por Jesus Cristo, e transmitida até os dias de hoje pelos sucessos dos apóstolos, que são os nossos bispos em comunhão com o bispo de Roma, o Papa Bento XVI.
            "Toda a Igreja é apostólica na medida em que, através dos sucessores de S. Pedro e dos Apóstolos, permanece em comunhão de fé e de vida com a sua origem. Toda a Igreja é apostólica na medida em que é enviada ao mundo inteiro; todos os membros da Igreja, ainda que de formas diversas, participam desse envio. A vocação cristã é também por natureza vocação ao apostolado..." (CIC n. 862).
Nosso apostolado de Igreja acontece incrustado na América Latina, com o desafio de vencer todo tipo de miséria: espiritual e material, que escraviza e empobrece a maioria da população.
            Somos a Igreja Particular de São José do Rio Preto, Diocese de São José do Rio Preto, pertencemos à Igreja Católica, conjuntamente com todos as dioceses católicas do Brasil e do mundo, unidas ao Papa.
            Que todos nós unidos ao nosso Papa Bento XVI, ao nosso Bispo, Dom Paulo Mendes Peixoto e ao bispos do mundo inteiro experimentemos o amor de Jesus Cristo e ajudemos o mundo para que advenha para todos a "civilização do amor", preconizada pelo saudoso Papa Paulo VI.
Pe. Albuquerque


Fonte:http://www.bispado.org.br/aspx/Conteudo.aspx?c=134


ORAÇÃO OFICIAL DA CF 2013
Tema: Fraternidade e Juventude
 Lema: "Eis-me aqui, envia-me" (Is 6,8)
                   
Pai santo, vosso Filho Jesus,
conduzido pelo Espírito
e obediente à vossa vontade,
aceitou a cruz como prova de amor à humanidade.

 Convertei-nos e, nos desafios deste mundo,
tornai-nos missionários
a serviço da juventude.

 Para anunciar o Evangelho como projeto de vida,
enviai-nos, Senhor;
para ser presença geradora de fraternidade,
enviai-nos, Senhor;
para ser profetas em tempo de mudança,
enviai-nos, Senhor;
para promover a sociedade da não violência,
enviai-nos, Senhor;
para salvar a quem perdeu a esperança,
enviai-nos, Senhor;
para...

Letra do Hino da CF-2013

Hino CF 2013
Letra:Gerson César Sousa
Música:Gil Ferreira e Daniel Victor Santos

1. Sei que perguntas, juventude, de onde veio
Teu belo jeito sempre novo e verdadeiro.
Eu fiz brotar em ti desde o materno seio (Cf. Jr 1,5)
Essa vontade de mudar o mundo inteiro.

Estou aqui, meu Senhor, sou jovem, sou teu povo!
Eu tenho fome de justiça e de amor, (Cf. Mt 5,6)
Quero ajudar a construir um mundo novo.
Estou aqui, meu Senhor, sou jovem, sou teu povo!
Para formar a rede da fraternidade,
E um novo céu, uma nova terra, a tua vontade.
(Cf. Ap 21,1; 2Pd 3,13)
Eis-me aqui, envia-me Senhor! (2x)(Is 6,8)


2. Levem a todos meu chamado à liberdade (Cf. Gl 5,13)
Onde a ganância gera irmãos escravizados.
Quero a mensagem que humaniza a sociedade
Falada às claras, publicada nos telhados (Cf. Mt 10,27).

3. Para salvar a quem perdeu a esperança
Serei a força, plena luz a te guiar.
Por tua voz eu falarei, tem confiança,
Não tenhas medo, novo Reino a chegar!
(Cf. Jr 1,4-10; Mt3,2; 19,11-27)

Fonte: http://www.portalkairos.net/campanhadafraternidade/2013/campanhadafraternidade2013_hinocf.asp#ixzz2Ivsambft

Campanha da Fraternidade 2013 - Hino CF 2013 Oficial






Clero e leigos avaliam plano pastoral e traçam metas para 2013

Clero e leigos avaliam plano pastoral e traçam metas para 2013

 
A Arquidiocese de Natal realizará a 52ª Assembleia Pastoral, nos dias 26 e 27 deste mês, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves – CEMURE, situado na Cidade da Esperança. No dia 26, as atividades começarão com o café da manhã, das 7 às 8 horas, seguindo-se missa e abertura dos trabalhos. O objetivo é fazer uma avaliação das atividades de 2012 e elencar as ações e metas para 2013.

No dia 27, as atividades terminarão às 16h30. "Nossa perspectiva é que entremos na dinâmica do Plano Pastoral da Arquidiocese, que tem vigência até 2015, e das Diretrizes da


Foto: Cacilda Medeiros
Assembleia Pastoral, realizada em 2011
Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, elaboradas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, para que tenhamos uma Igreja em permanente estado de missão", comentou o secretário da coordenação arquidiocesana de Pastoral, Diác. Haroldo Lima.

Campanha da Fraternidade - 2013


Leitura da Bíblia em um ano - 23º dia.


23º dia ___/___/___

Atos 1,1-4,35 (Atos capítulo 1, versículo 1 até o capítulo 4, versículo 35.

Hoje damos inicio a Leitura do livro dos Atos dos Apóstolos. O Evangelho narrado por João ficará para o final do Novo Testamento.
O livro dos Atos dos Apóstolos foi escrito provavelmente entre 80 e 90 d.C. Seu autor é o mesmo do terceiro Evangelho; desde o séc. II, a tradição o identifica com Lucas, o médico que acompanhou Paulo (cf. Cl 4,14; Fm 24).
Os apóstolos encontram-se em Jerusalém, fechados por medo dos judeus, em oração.
O livro Atos dos Apóstolos retrata o nascimento e crescimento da Igreja impulsionada pelo Poder do Espírito Santo. Neste livro encontraremos um testemunho de como o Espírito guiou a Igreja segundo a vontade de Deus frente aos desafios do cristianismo nascente. É muito importante, salientar a princípio que não esperamos, todavia, encontrar nos Atos uma perfeita narração de fatos segundo um esquema muito bem elaborado, inclusive entre as teses de origem deste livro o que mais se aceita é que ele tenha sido escrito com o intuito de fornecer uma pregação que formasse a origem apostólica da Igreja para as comunidades nascentes, então este livro é muito mais a pregação da Igreja do que um elaborado esquema teológico ou epistolar. Eis o caminho para compreendermos melhor este livro das Escrituras: ler tendo em vista que reflete a Igreja nascente em suas dificuldades que procura afirma-se em sua origem, o testemunho de Pedro e Paulo. ( fonte: http://www.comshalom.org/formacao)

Esboço dos Atos dos Apóstolos:
·         Promete o Espírito Santo:
·         Ascensão;
·         Escolha de Matias;
·         Pentecostes;
·         Cura do paralítico;
·         Discurso de Pedro no pórtico;
·         Pedro e João diante do Conselho;
·         Comunidade de bens;
Faça sua Lectio Divina com a passagem de Pentecostes sobre o discurso de Pedro (At 2,1-41)
 Não se esqueça de atualizar seu diário espiritual

O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal 
e nos conduza à vida eterna. Amém.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Catequese com o Papa


“Com os olhos da fé, vemos o invisível”. Saudação do Papa aos membros do COL

Bento XVI recebeu milhares de fiéis e peregrinos na Sala Paulo VI para a tradicional Audiência Geral das quartas-feiras.
Neste Ano da Fé, a catequese de hoje foi dedicada ao Credo, de modo especial à primeira frase da nossa Profissão de Fé: “Creio em Deus”.

Percebendo Deus


Quem fez isso

Muitas vezes não estamos atentos à percepção sobre quem sustenta nossa vida, dá-nos condição do bom uso da inteligência e outros dons, bem como nos faz superar tantas dificuldades!

Leitura da Bíblia em um ano - 22º dia.


22º dia ___/___/___

Lucas 22-24 (Lucas capítulo 22,   o capítulo 24)

Hoje concluímos a Leitura com Oração e Meditação do Livro de Lucas. Reveja suas leituras, seu caderno de anotações. Na leitura de hoje vemos uma passagem interessante que é a presença de dois cálices para o vinho, representando a passagem da Páscoa judaica para o a Páscoa Cristã.
Esboço de Lucas
·         A conjuração contra Jesus;
·         A nova Páscoa;
·         Anúncio da traição;
·         A advertência e promessa aos Doze;
·         Advertência a Pedro;
·         A oração no monte das Oliveiras;
·         A prisão;
·         Jesus nas mãos dos guardas. A negação de Pedro;
·         Jesus perante Pilatos;
·         Jesus perante Herodes;
·         Jesus inocenta o condenado;
·         A caminho do Calvário;
·         Jesus crucificado;
·         A morte de Jesus;
·         A sepultura de Jesus;
·         A mensagem recebida do túmulo;
·         A aparição aos discípulos de Emaús;
·         A aparição aos Onze.

Tome a passagem dos discípulos de Emaús e faça a sua Lectio Divina come ela (Lc 24,13-35)


O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.

PERSEVERE
Vivonafé.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Leitura da Bíblia em um ano - 21º dia.


21º dia ___/___/___

Lucas 19,28-21,38 (Lucas capítulo 19, versículo 28 até o capítulo 21, versículo 38)

Neste dia veremos a entrada de Jesus em Jerusalém e seus ensinamentos no Templo. Jesus mostra aos judeus a debilidade de suas práticas mercadas pelo orgulho e pela vaidade.
Esboço de Lucas
·         A entrada do rei Messias em Jerusalém;
·         Jesus chora sobre Jerusalém;
·         Jesus entra no Templo e aí exerce a sua autoridade;
·         Parábola dos vinhateiros homicidas;
·         Cilada contra Jesus a respeito do imposto devido;
·         Perguntas dos saduceus sobre a ressurreição;
·         O Messias, o filho do Senhor de David;
·         A oferta da viúva pobre;
·         Anúncio da ruína do Templo;
·         Sinais próximos e longínquos do Juizo;
·         O julgamento de Jerusalém;
·         A vinda do Filho do homem.

Para a Lectio de hoje tome a oferta da viúva no Templo ( Lc 21,1-4) e escute a voz de Deus mantendo firme o diálogo. Escreva depois em seu caderno disposições práticas do que Deus te chama a viver.

Oração:
Jesus Mestre, vós dissestes que a vida eterna consiste em conhecer a Vós e ao Pai.
Derramai sobre mim a abundância do Espírito Santo!
Que Ele me ilumine, guie e fortaleça no meu seguimento, porque sois o único caminho para o Pai.
Fazei-me crescer no vosso amor, para que seja, como o apóstolo Paulo, testemunha viva do Vosso Evangelho.
Com Maria, mãe, mestra e rainha dos apóstolos, que eu guarde Vossa Palavra, meditando-a em meu coração.
Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tende piedade de mim.

O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.

PERSEVERE
Vivonafé.
WebRep
Classificação geral
Este site não tem classificação
(número de votos insuficientes)

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Leitura da Bíblia em um ano - 20º dia.


20º dia ___/___/___


Lucas 17,1-19,27 (Lucas capítulo 17, versículo 1 até 19, versículo 27)

É o final da longa jornada de Jesus com seus discípulos. Entre os vários ensinamentos apresentados pelo evangelista merece a cura dos dez leprosos de 17,11-19.

domingo, 20 de janeiro de 2013

Leitura da Bíblia em um ano - 19º dia.


19º dia ___/___/___

Lucas 13-16 (Lucas capítulo 13 até capídulo 16)

São Lucas segue com vários ensinamentos de Cristo aos seus companheiros de viagem. Merecem muito destaque certas passagens que são também exclusivas de São Lucas e entram como os mais trabalhados textos da história da cristandade.
Esboço de Lucas
·         Arrependimento;
·         Cura uma mulher encurvada;
·         Mostarda e fermento;
·         A porta estreita;
·         Lamentação por Jerusalém;
·         Cura um hidrópico;
·         Parábola dos convidados ao banquete;
·         O discípulo;
·         A ovelha e a moeda perdida;
·         O filho pródigo;
·         Parábola do administrador;
·         O rico e Lázaro.

Realize a sua Lectio Divina com a parábola do Filho pródigo, ouvindo o que Deus deseja para sua vida neste dia, depois anote em seu diário bíblico.

Oração a São Sebastião

Glorioso mártir São Sebastião,
soldado de Cristo
e exemplo de cristão,
hoje vimos pedir
a vossa intercessão
junto ao trono do Senhor Jesus,
nosso Salvador,
por Quem destes a vida.
Vós que vivestes a fé
e perseverastes até o fim,
pedi a Jesus por nós
para que sejamos
testemunhas do amor de Deus.
Vós que esperastes com firmeza
nas palavras de Jesus,
pedi-Lhe por nós,
para que aumente
a nossa esperança na ressurreição.
Vós que vivestes a caridade
para com os irmãos,
pedi a Jesus para que aumente
o nosso amor para com todos.
Enfim, glorioso mártir São Sebastião,
protegei-nos contra a peste,
a fome e a guerra;
defendei as nossas plantações
e os nossos rebanhos,
que são dons de Deus para o nosso bem
e para o bem de todos.
E defendei-nos do pecado,
que é o maior
de todos os males.
Assim seja.

O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.

PERSEVERE
Vivonafé.