sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Frase do dia

(Santo Agostinho)

O que pensava D.Estêvão Bettencourt

Se a pessoa acha que não tem pecado, precisa confessar?
 
Se a pessoa acha que não está suja, precisa tomar banho? Se ela estiver realmente suja, claro que sim. E olha que é chato ter que conviver com uma pessoa que não toma banho (às vezes até cheira mal) e acha que não precisa de banho.
 
Se eu roubasse de você todo o seu salário e achasse que isso não é pecado, precisaria devolver, ou poderia ficar comigo? Quando são os outros que pecam contra nós, somos os primeiros a reclamar “injustiça!”. Quando somos nós que pecamos contra os outros, somos os últimos a declarar “culpado!”.
 
Quem “acha” se nós temos pecado ou não, é Deus e não nós mesmos. É ele que nos diz o que é certo e o que é errado. Se aos homens fosse dado o direito de decidir o que é certo e o que é errado, isto justificaria qualquer ato: Eu poderia matar a você por ter feito esta pergunta, e se achasse que isto não é pecado, Deus não me condenaria.
 
Ora, isto também significa que qualquer um teria o direito de matar, roubar, estuprar, enganar no troco e não precisaria pagar por isto, desde que achasse que não tem pecado. O mundo seria uma loucura (um inferno, para bem dizer). “Se dizemos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Mas se confessamos os nossos pecados, Deus aí está, fiel e justo para nos perdoar os pecados e para nos purificar de toda maldade” (I Jo 1,8-9).
 
Se examinarmos constantemente a nossa memória, e compararmos os nossos atos com a Lei de Deus, logo saberemos se temos pecado ou não. Agora, se amortecemos a nossa consciência e buscamos nos esquecer das maldades que cometemos, fazemos isto na esperança de que Deus também “esqueça” e acabe deixando a gente entrar no céu por engano. Pois engano maior é achar que Deus pode ser trapaceado.
 
Deus quer que você vá para o céu, mas as ofensas que foram cometidas por você devem ser remediadas, pela confissão e pelo perdão que ele quer dar, ou pela sua condenação eterna. 



Dom Estêvão Bettencourt (Rio de Janeiro, 16 de setembro de 1919 - 14 de abril de 2008), batizado Flávio Tavares Bettencourt, foi um dos mais destacados teólogos brasileiro do século XX. Foi também monge da Ordem dos Beneditinos do Mosteiro de São Bento, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil


Fonte:http://peregrinosdejesus.org

VIVO NA FÉ: Vivonafé Notícias

VIVO NA FÉ: Vivonafé Notícias: "Pirangi celebra festa e Semana da Paz “De mãos dadas, construiremos a paz” é o tema da festa de Cristo Rei e da Semana da Paz, realizadas..."

Vivonafé Notícias

Pirangi celebra festa e Semana da Paz

“De mãos dadas, construiremos a paz” é o tema da festa de Cristo Rei e da Semana da Paz, realizadas pela Paróquia de Pirangi, em Natal, no período de 21 a 28 deste mês. A abertura da programação, neste domingo, acontece às 19 horas, com celebração eucarística, na Igreja Matriz.
Segundo o coordenador paroquial da Pastoral da Comunicação, Gilberto Ferreira, a Semana da Paz será marcada por missas campais, diárias, às 19h30, seguidas de exposição das pastorais e movimentos, no salão paroquial. “Teremos, também, a exposição de 15 tapetes vivos com desenhos de diversos tipos, relacionados ao tema central da festa”, acrescenta Gilberto.

Além disso, no dia 23, acontecerá a caminhada “de mãos dadas”; dia 25, jantar e entrega de enxovais aos moradores de ruas, e, no dia 27, os fiéis darão um abraço no quarteirão da Igreja Matriz.

Fonte:http://www.arquidiocesedenatal.org.br/noticias_index/not1911pirangi.htm

Vivonafé Notícias

Dilma envia carta ao Papa Bento XVI comprometendo-se a manter amplo diálogo com o Vaticano

.- A presidente eleita Dilma Rousseff escreveu uma carta ao Papa Bento XVI com a intenção de aprofundar relações com o Vaticano. O emissário da correspondência é o chefe do gabinete pessoal da presidência, Gilberto Carvalho. O texto será entregue ao secretário do Vaticano para as Relações com os Estados, Arcebispo Dominique Mamberti, na segunda-feira, 22. Até lá, a íntegra da carta não será divulgada, conforme informou o assessor do gabinete pessoal, Diogo de Sant'Ana a Canção Nova Notícias.

Em declarações ao portal de notícias da Rede de rádio e TV católica Canção Nova, Sant’Ana afirmou que "a carta não possui um viés programático. Antes, serve para demonstrar o desejo do novo governo de continuar e aprimorar as relações de altíssimo nível tecidas com o Vaticano ao longo dos últimos anos".

Segundo o Portal Canção Nova Notícias, Gilberto Carvalho é o nome preferido do governo quando o assunto é relações com a Igreja. Carvalho está em Roma para representar o presidente Lula na cerimônia em que o Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, será oficializado como membro do Colégio Cardinalício por Bento XVI, neste sábado, 20.

Sant'Ana adianta que o objetivo principal da correspondência é o de reforçar as relações de fraternidade entre o Brasil e o Vaticano. "O texto também expõe o entendimento do governo acerca da liberdade religiosa, fé e outras disposições constitucionais e políticas do relacionamento com a Igreja", complementou.

Segundo ele, a carta não toca em temas polêmicos levantados durante a campanha, como a questão do aborto e da possível revisão do Acordo entre o Brasil e o Vaticano.
"Foram boatos eleitorais", classifica o assessor nas declarações divulgadas pela Canção Nova Notícias.

Entretanto o Estadão em uma reportagem publicada hoje na sua página de internet recorda que “a duas semanas da eleição, e sob pressão de religiosos, Dilma havia lançado uma carta-compromisso aos cristãos em que destacava ser pessoalmente contra o aborto. Foi a segunda versão de um texto preparado por um grupo de católicos e evangélicos. Ela se recusou a assinar o primeiro rascunho, que condenava o casamento entre homossexuais”.

Até o momento a presidente-eleita insiste que no seu governo, como afirmava seu predecessor, Luis Inácio Lula da Silva, o aborto será tratado como “tema de saúde pública”, um eufemismo condenado pelo perito brasileiro José Nunes, quem afirma que “aborto como questão de saúde pública” é dar ao estado o direito de tirar vidas. Poucos dias antes da eleição Dilma usou cifras não-oficiais infladas e opinou que as mulheres que acudiam ao aborto não deveriam ser presas e que nem sequer existem prisões suficientes para tantas mulheres no país, insinuando uma posição favorável a que no Brasil a prática anti-vida, que sempre supõe a morte do não-nascido, seja legalizada.

Segundo o Estado de São Paulo a carta de Dilma foi “mais um gesto para se aproximar da Igreja Católica, agora como presidente eleita do Brasil”.
"A intenção da presidente eleita é fazer uma saudação ao papa e garantir que as relações do próximo governo com a Igreja continuarão sendo as melhores possíveis", disse o chefe de gabinete de Lula e ex-seminarista, Gilberto de Carvalho,  na matéria do Estado de S. Paulo publicada hoje.

Fonte:http://www.acidigital.com/noticia.php?id=20645

ANDAR COM FÉ!!!

Andar com fé

é saber que cada dia é um recomeço,
é ter certeza que os milagres acontecem
e que os sonhos podem se realizar.


Andar com fé
é saber que temos asas invisíveis,
é fazer pedidos a estrelas cadentes
e abrir as mãos para o céu.


Andar com fé
é olhar sem temor
as portas do desconhecido,
ter a inocência dos olhos da criança,
a lealdade do cão, a beleza da mão estendida
para dar e receber.


Andar com fé
é usar a força e a coragem
que habitam dentro de nós
quando tudo parece acabado.


Andar com fé
é saber que temos tudo a nosso favor,
é compartilhar as bênçãos multiplicadas,
é saber que sempre seremos surpreendidos
com presentes do Universo,
é a certeza que o melhor sempre acontecee que tudo aquilo que almejamos
está totalmente ao nosso alcance.
Basta só Andar com Fé !
A fé é um Dom de DEUS !
Eu agradeço por ela: "Senhor eu creio , mas aumente a minha fé "


Postado em meu orkut por: opções

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O que pensava D.Estêvão Bettencourt

5. Não matei, não roubei, não fiz mal a ninguém. Porque me confessar?
 
Existem dez mandamentos, e não apenas três. Devemos examinar as nossas consciências e as nossas memórias para verificar se os atos que cometemos são certos ou errados.
 
Por exemplo, você não gosta que falem mal de você pelas suas costas, portanto, você considera isso algo errado de se fazer. Se você tem feito isso, significa que faz algo que considera errado, e isto é pecado.
 
A lei de Deus está gravada no coração de todo homem, fazendo a nossa consciência detestar o pecado, ao menos quando são os outros que pecam contra nós, e amar o bem, ao menos quando são os outros que o fazem a nós.
 
Ora, se eu quero que não me façam o mal e que me façam o bem, é uma maldade muito grande e uma hipocrisia da minha parte querer que, no meu agir para com os outros, esta lei não valha (porque o outro espera exatamente o mesmo de você). Ou seja: O que causa o pecado é o egoísmo de querer que só os outros façam o bem para você e que não façam o mal, e o orgulho de não respeitá-los nos mesmos limites em que se exige o respeito.
 
Portanto: Se você examinar a sua vida com um pouco de sinceridade, será fácil perceber inúmeras imperfeições, atos diários de desamor que cometemos, pequenos orgulhos que geram pecados. E um amontoado de pequenos pecados pode ser mais grave do que um único pecado grave. Uma lixa é uma folha de papel com inúmeras pequenas imperfeições, mas faz um estrago muito maior do que uma folha que tenha uma única imperfeição maior bem ao seu centro.
 
Os pecados ditos “pequenos” acostumam e viciam a alma no pecado, levando ao amortecimento da consciência, que leva ao pecado grave. 




Dom Estêvão Bettencourt (Rio de Janeiro, 16 de setembro de 1919 - 14 de abril de 2008), batizado Flávio Tavares Bettencourt, foi um dos mais destacados teólogos brasileiro do século XX. Foi também monge da Ordem dos Beneditinos do Mosteiro de São Bento, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil.


quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Frase do dia

“Se queres seguir a Deus, deixa-O ir adiante. Não queiras que Ele te siga”. [Santo Agostinho]

Oração para cumprir a vontade de Deus

Concedei-me, ó bom Jesus, a vossa graça; em mim esteja, em mim opere, comigo more até o fim.
Fazei que eu deseje e queira sempre o que é mais do vosso agrado e amor.
A vossa vontade seja a minha, e minha seja sempre a vossa, e com ela se conforme mui perfeitamente.
Não tenha senão um querer e não querer convosco, e não possa querer ou não querer senão o que vós mesmo quereis ou não quereis. Assim seja.
Santo Afonso

O milagre da travessia do Mar Vermelho estudado por cientistas – 1

Travessia do Mar Vermelho, Cosimo Rosselli.
Um dos mais retumbantes milagres da História Sagrada foi analisado por cientistas americanos. Eles refizeram com modelos computacionais as condições em que ele teria podido acontecer.
Trata-se da travessia do Mar Vermelho durante o êxodo do povo eleito, que saiu da escravidão no Egito rumo à Terra Prometida, sob a condução de Moisés o grande profeta e legislador de Israel.
O milagre teve duas grandes dimensões: uma natural, sem dúvida pasmosa, e outra sobrenatural, a mais importante.
Na maior parte dos milagres, Deus age através de causas naturais. E estas causas podem ser estudadas pelo homem. E, no caso, o foram por Carl Drews, do Centro Nacional de Pesquisas Atmosféricas dos EUA, e Weiqing Han, da Universidade do Colorado em Boulder, EUA.
Eles chegaram à conclusão que o “milagre” visto pelo lado material, portanto das causas segundas, é compatível com as leis da física. É o que compete à ciência nestes casos. À Igreja cabe se pronunciar sobre o lado sobrenatural, neste caso, revelado por Deus na Bíblia e, portanto, fora de discussão.
Esses cientistas até montaram por via digital um cenário que eles consideram “relativamente próximo” do descrito no livro do Êxodo, o segundo da Bíblia.
O longo e exaustivo trabalho foi publicado pela revista científica “PLoS One” e pode ser lido na Internet. Outro artigo dos mesmos autores menos técnico e mais resumitivo pode ser lido no site NCAR - UCAR News Center (University Corporation for Atmospheric Research).
De fato, na descrição do milagre incluída no livro do Exodus encontram-se descritos os fatores naturais de que Deus se sirviu para o milagre com estas palavras:
Moisés
“21. Moisés estendeu a mão sobre o mar. O Senhor fê-lo recuar com um vento impetuoso vindo do oriente, que soprou toda a noite. E pôs o mar a seco. As águas dividiram-se
22. e os israelitas desceram a pé enxuto no meio do mar, enquanto as águas formavam uma muralha à direita e à esquerda.
23. Os egípcios os perseguiram: todos os cavalos do faraó, seus carros e seus cavaleiros internaram-se após eles no leito do mar.
24. À vigília da manhã, o Senhor, do alto da coluna de fogo e da de nuvens, olhou para o acampamento dos egípcios e semeou o pânico no meio deles.
25. Embaraçou-lhes as rodas dos carrosde tal sorte que, só dificilmente, conseguiam avançar. Disseram então os egípcios: “Fujamos diante de Israel, porque o Senhor combate por eles contra o Egito.”
26 .O Senhor disse a Moisés: “Estende tua mão sobre o mar, e as águas voltar-se-ão sobre os egípcios, seus carros e seus cavaleiros.”
27. Moisés estendeu a mão sobre o mar, e este, ao romper da manhã, voltou ao seu nível habitual. Os egípcios que fugiam foram de encontro a ele, e o Senhor derribou os egípcios no meio do mar.
28. As águas voltaram e cobriram os carros, os cavaleiros e todo o exército do faraó que havia descido no mar ao encalço dos israelitas. Não ficou um sequer.
29. Mas os israelitas tinham andado a pé enxuto no leito do mar, enquanto as águas formavam uma muralha à direita e à esquerda.
30. Foi assim que naquele dia o Senhor livrou Israel da mão dos egípcios. E Israel viu os cadáveres dos egípcios na praia do mar.” Êxodo, cap. 14.
Os cientistas Drews e Han, estimam que para empilhar as águas e abrir uma passagem com alguns quilômetros de largura teria sido necessário um vento de velocidade próxima de 100 km/h, soprando sobre a desembocadura do rio Nilo durante 12 horas. Portanto, se “soprou toda a noite” (n. 21) teria sido suficiente.
Drews e Han chegaram a essa conclusão com simulações, em computador, do comportamento do líquido, e levando em conta como seria a topografia do Egito no fim da Idade do Bronze (por volta de 1250 a.C.). Essa é a época mais aceita para a fuga dos israelitas, liderados pelo profeta Moisés.

Evangelho do dia -17-11-2010


terça-feira, 16 de novembro de 2010

Como estão agrupados os Livros na Bíblia


ANTIGO TESTAMENTO - 46 Livros
Pentateuco
Livros históricos
Livros sapienciais
Livros proféticos
1. Gênesis - Gn
1. Josué - Js
1. Jó - Jo
1. Isaias - Is
2. Êxodo - Ex
2. Juízes – Jz
2. Salmos - Sl
2. Jeremias - Jr
3. Levítico - Lv
3. Rute - Rt
3. Provérbios - Pr
3. Lamentações - Lm
4. Números - Nm
4. I Samuel - I Sm
4. Eclesiastes - Ecl
4. Baruc - Br
5.Deuteronômio - Dt
5. II Samuel - II Sm
5. Cânt. dos Cânticos - Ct
5. Ezequiel - Ez

6. I Reis - I Rs
6. Sabedoria - Sb
6. Daniel - Dn

7. II Reis - II Rs
7. Eclesiástico - Eclo
7. Oséias - Os

8. I Crônicas - I Cr

8. Joel - Jl

9. II Crônicas - II Cr

9. Amós - Am

10. Esdras - Esd

10. Abdias - Ab

11. Neemias - Ne

11. Jonas - Jn

12. Tobias - Tb

12. Miquéias - Mq

13. Judite - Jt

13. Naum - Na

14. Ester - Est

14. Habacuc - Hab

15. I Macabeus - I Mc

15. Sofonias - Sf

16. II Macabeus - II Mc

16. Ageu - Ag



17. Zacarias - Zc



18. Malaquias - Ml
NOVO TESTAMENTO - 27 Livros
Evangelhos
Escritos de Lucas
Cartas de São Paulo
Epístolas Católicas
Escritos de João
1. Mateus - Mt
1. Atos dos Apóstolos - At
1. Romanos - Rm
1. Tiago - Tg
1. Apocalipse - Ap
2. Marcos - Mc

2. I Coríntios - ICor
2. I Pedro - I Pd

3. Lucas - Lc

3. II Coríntios - II Cor
3. II Pedro - II Pd

4. João - Jo

4. Gálatas - Gl
4. I João - I Jo



5. Efésios - Ef
5. II João - II Jo



6. Filipenses - Fl
6. III João - III Jo



7. Colossenses - Cl
7. Judas - Jd



8. I Tessalonicenses - I Ts




9. II Tessalonicenses - II Ts




10. I Timóteo - I Tm




11. II Timóteo - II Tm




12. Tito - Tt




13. Filemôn - Fm




14. Hebreus - Hb