sábado, 17 de dezembro de 2011

O VAZIO DA ALMA


Portanto... Deus é fiel: não permitirá que sejais tentados além das vossas forças, mas com a tentação Ele vos dará os meios de suportá-las e sairdes dela.”  (I Cor  10,12-13)

É bem comum encontrarmos irmãos que, apesar de terem um profundo conhecimento da Palavra de Deus,  de  participarem da Santa Missa  regularmente, sentem um profundo VAZIO NA ALMA. Este vazio reflete a ausência de Deus na sua vida, principalmente nas dificuldades. São irmãos que lêem a Bíblia por lê, que vão à missa por ir, mas não se deixam envolver pelo amor de Deus  que se derramado em seus corações.

O VAZIO DA ALMA tira-lhes a força e a coragem de viver, é como a aridez do deserto que  deixa-os sedentos, ressequidos por uma gota d'água. Muitas pessoas  neste momento  desistem da vida e buscam o suicídio, outras desistem de lutar e largam "tudo" para mergulhar nas drogas, no álcool, etc. Há ainda aqueles que não buscam uma solução extrema mas, vivem desanimados,tristes, angustiados e melancólicos.
Santo Agostinho nos fala do VAZIO DA ALMA: "Tu nos criastes para Ti, Senhor, e nossos corações vivem inquietos enquanto não acharem repouso em Ti."  Não adianta irmãos, querermos preencher este vazio interior com "coisas", com bens materiais, pois os materialistas, quanto mais têm, mais querem ter. Assim como os vingativos que passam horas articulando fazer o mal e mergulham cada vez mais neste vazio.

Só Deus pode preencher este VÁCUO EXISTENCIAL, somente através de um encontro pessoal com Cristo podemos ser curados deste vazio. Para muitos é uma situação permanente e para outros são momentos que se apresentam conforme os fatos da vida. São as "noites escuras das dificuldades" nas quais devemos clamar:"Senhor, sede a minha luz!"( Madre Tereza).

O salmista já cantava: "A minh'alma tem sede de Deus, pelo Deus vivo anseia com ardor".(Sl 62,2) Como homem, Jesus foi sedento de Deus, e como Deus, foi a água viva para aqueles que creram Nele. Jesus buscou constantemente a Deus, nas montanhas, no templo, no mar, na escuridão da noite... Nós também devemos buscá-lo, invocá-lo com confiança, pois, "O Senhor se aproxima dos que o invocam daqueles que o invocam com sinceridade." Sl 144,18. Permanecendo na luz venceremos as noites escuras!

Lúcia Tenório

Nenhum comentário:

Postar um comentário