domingo, 23 de janeiro de 2011

Liturgia das Horas - Laudes


Domingo da 3 ª Semana do Saltério

Laudes
Invitatório

V. Abri os meus lábios. R. E minha boca.
R. Vinde, povo do Senhor e rebanho que ele guia: vinde todos, adoremos, aleluia.
Salmo 94 (95)
Convite ao louvor de Deus
- Vinde, exultemos de alegria no Senhor
aclamemos o rochedo que nos salva!
- Ao seu encontro caminharemos com louvores,
e com cantos de alegria o celebraremos!
- Na verdade, o Senhor é o grande Deus,
o grande Rei, muito maior que os deuses todos.
-Tem nas mãos as profundezas dos abismos,
e as alturas das montanhas lhe pertencem;
- o mar é dele, pois foi ele quem o fez,
e a terra firme suas mãos a modelaram.
- Vinde adoremos e prostremo-nos por terra,
e ajoelhemos ante o Deus que nos criou!
- Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor,
e nós somos o seu povo e seu rebanho,
as ovelhas que conduz com sua mão.
= Oxalá ouvísseis hoje a sua voz:
"Não fecheis os corações como Meriba,
como em Massa, no deserto, aquele dia,
- em que outrora vossos pais me provocaram,
apesar de terem visto as minhas obras".
= Quarenta anos desgostou-me aquela raça
e eu disse: "Eis um povo transviado,
seu coração não conheceu os meus caminhos!"
- E por isso lhes jurei na minha ira:
"Não entrarão no meu repouso prometido!"
- Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Vinde, povo do Senhor e rebanho que ele guia: vinde todos, adoremos, aleluia.

Laudes
Eis que da noite já foge a sombra
e a luz da aurora refulge, ardente.
Nós, reunidos, a Deus oremos
e invoquemos o onipotente.
Deus, compassivo, nos salve a todos
e nos afaste de todo o mal.
O Pai bondoso, por sua graça,
nos dê o reino celestial.
Assim nos ouça o Deus.Uno e Trino,
Pai, Filho e Espírito Consolador.
Por toda a terra vibram acordes
dum canto novo em seu louvor.
Salmodia
Ant.1 Bendito o que vem em nome do Senhor! Aleluia.
Salmo117(118)
Canto de alegria e salvação
Ele é a pedra que vós, os construtores, desprezastes, e que se tornou a pedra angular (At 4,11).
- Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!
"Eterna é a sua misericórdia!"
- A casa de Israel agora o diga:
"Eterna é a sua misericórdia!"
- A casa de Aarão agora o diga:
"Eterna é a sua misericórdia!"
- Os que temem o Senhor agora o digam:
"Eterna é a sua misericórdia!"
= Na minha angústia eu clamei pelo Senhor,
e o Senhor me atendeu e libertou!
- O Senhor está comigo, nada temo;
o que pode contra mim um ser humano?
- O Senhor está comigo, é o meu auxílio,
hei de ver meus inimigos humilhados.
- É melhor buscar refúgio no Senhor,
do que pôr no ser humano a esperança;
- é melhor buscar refúgio no Senhor,
do que contar com os poderosos deste mundo!"
- Povos pagãos me rodearam todos eles,
mas em nome do Senhor os derrotei;
- de todo lado todos eles me cercam,
mas em nome do Senhor os derrotei
= como um enxame de abelhas me atacaram,
como um fogo de espinhos me queimaram,
mas em nome do Senhor os derrotei.
- Empurraram- me, tentando derrubar-me;
mas veio o Senhor em meu socorro.
- O Senhor é minha força e o meu canto,
e tornou-se para mim o Salvador.
- "Clamores de alegria e de vitória ressoem
pelas tendas dos fiéis.
= A mão direita do Senhor fez maravilhas;
a mão direita do Senhor me levantou,
a mão direita do Senhor fez maravilhas!"
- Não morrerei, mas, ao contrário, viverei
para cantar as grandes obras do Senhor!
- O Senhor severamente.me provou,
mas não me abandonou às mãos da morte.
- Abri-me vós, abri-me as portas da justiça;
quero entrar para dar graças ao Senhor!
- "Sim, esta é a porta do Senhor,
por ela só os justos entrarão!"
- Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes
e vos tornastes para mim o Salvador!
- "A pedra que os pedreiros rejeitaram,
tornou-se agora a pedra angular.
- Pelo Senhor é que foi feito tudo isso:
Que maravilhas ele fez a nossos olhos!
-Este é o dia que o Senhor fez para nós,
alegremo-nos e nele exultemos!
- Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação,
ó Senhor, dai-nos também prosperidade!."
- Bendito seja, em nome do Senhor,
aquele que em seus átrios vai entrando!
- Desta casa do Senhor vos bendizemos.
Que o Senhor a nosso Deus nos ilumine!
- Empunhai ramos nas mãos formai cortejo,
aproximai-vos do altar, até bem perto!
- Vós sois meu Deus, eu vos bendigo e agradeço!
Vós sois meu Deus, eu vos exalto com louvores!
- Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!
Eterna é a sua misericórdia
Ant. Bendito o que vem em nome do Senhor! Aleluia.
Ant. 2 Cantemos um hino ao Senhor; aleluia.
Cântico Dn 3,52-57
Louvor das criaturas ao Senhor
O Criador é bendito para sempre (Rm 1,25).
- Sede bendito, Senhor Deus de nossos pais.
A vós louvor, honra e glória eternamente!
- Sede bendito, nome santo e glorioso.
A vós louvor, honra e glória eternamente!
- No templo Santo onde refulge a vossa glória.
A vós louvor, honra e glória eternamente
- E em vosso trono de poder vitorioso.
A vós louvor, honra e glória eternamente!
- Sede bendito, que sondais as profundezas.
A vós louvor, honra a glória eternamente!
- E superior aos querubins vos assentais.
A vós louvor, honra e glória eternamente!
- Sede bendito no celeste firmamento.
A vós louvor, honra e glória eternamente!''
- Obras todas do Senhor, glorificai-o.
A Ele louvor, honra e glória eternamente!
Ant. Cantemos um hino ao Senhor, aleluia.
Ant. 3 Louvai o Senhor Deus por seus feitos grandiosos. Aleluia.
Salmo 150
Louvai o Senhor

Salmodiai com o espírito e salmodiai com a mente, isto é : glorificai a Deus com a alma e com o corpo (Hesíquio).
- Louvai o Senhor Deus no santuário,
louvai-o no alto céu de seu poder!
- Louvai-o por seus feitos grandiosos,
louvai-o em sua grandeza majestosa!
- Louvai-o com o toque da trombeta,
louvai-o com a harpa e com a cítara!
- Louvai-o com a dança e o tambor
louvai?o com as cordas e as flautas!
- Louvai-o com os címbalos sonoros,
louvai-o com os címbalos de júbilo!
- Louve a Deus tudo o que vive e que respira,
tudo cante os louvores do Senhor!
Ant. Louvai o Senhor Deus por seus feitos grandiosos. Aleluia.
Leitura breve Ez 36,25-27
Derramarei sobre vós uma água pura, e sereis purificados. Eu vos purificarei de todas as impurezas e de todos os ídolos. Eu vos darei um coração novo e porei um espírito novo dentro de vós. Arrancarei do vosso corpo o coração de pedra e vos darei um coração de carne; porei o meu espírito dentro de vós e farei com que sigais a minha lei e cuideis de observar os meus mandamentos.
Responsório breve
R. Nós vos louvamos, dando graças, ó Senhor,
* Dando graças, invocamos vosso nome. R. Nós vos louvamos.
V. E publicamos os prodígios que fizestes. * Dando graças.
Glória ao Pai. R. Nós vos louvamos.
Cântico Evangélico
Antífona do Benedictus como no Próprio do Tempo.
Benedictus Lc 1,68-79
O Messias e seu precursor
- Bendito seja o Senhor Deus de Israel,
porque a seu povo visitou e libertou;
- e fez surgir um poderoso Salvador
na casa de Davi, seu servidor,
- como falara pela boca de seus santos,
os profetas desde os tempos mais antigos,
- para salvar-nos do poder dos inimigos
e da mão de todos quantos nos odeiam.
- Assim mostrou misericórdia a nossos pais,
recordando a sua santa Aliança
- e o juramento a Abraão, o nosso pai,
de conceder-nos que, libertos do inimigo,
= a, ele nós sirvamos sem temor
em santidade e em justiça diante dele
enquanto perdurarem nossos dias.
= Serás profeta do Altíssimo, ó menino,
pois irás andando à frente do Senhor
para aplainar e preparar os seus caminhos,
- anunciando ao seu povo a salvação,
que está na remissão de seus pecados,
- pela bondade, e compaixão de nosso Deus,
que sobre nós fará brilhar o Sol nascente,
- para iluminar a quantos jazem entre as trevas
e na sombra da morte estão sentados
- e para dirigir os nossos passos,
guiando-os no caminho da paz.
- Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém

Preces

Demos graças a nosso Salvador, que veio a este mundo para ser Deus-conosco; e o aclamemos, dizendo:
R. Cristo, rei da glória, sede nossa luz a alegria!
Senhor Jesus Cristo, luz que vem do alto e primícias da ressurreição futura,
- dai-nos a graça de vos seguirmos, para que, livres das sombras da morte, caminhemos sempre na luz da vida. R.
Mostrai-nos vossa bondade, refletida em todas as criaturas,
- para contemplarmos em todas elas a vossa glória. R.
Não permitais, Senhor, que hoje sejamos vencidos pelo mal,
- mas tornai-nos vencedores do mal pelo bem. R.
Vós, que no Jordão fostes batizado por JoãoBatista e ungido pelo Espírito Santo,
- santificai todas as nossas ações deste dia com a graça do mesmo Espírito. R

(intenções livres)

Pai nosso...

Oração como no Próprio do Tempo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário