terça-feira, 10 de julho de 2012

VATICANO II: 50 ANOS 5. A IGREJA POVO DE DEUS!


O Concílio Ecumênico Vaticano II nos diz que a Igreja é povo de Deus! Essa atitude é muito importante e renovada, pois evita restringir a missão profética, real sacerdotal da Igreja somente ao papa, bispos, padres e diáconos. Na Igreja, há profunda igualdade entre todos; o que nos diferencia são as vocações, carismas, serviços, dons. Todos somos povos de Deus, discípulos missionários de Jesus, com a missão de evangelizar: "Por instituição divina", diz o concílio, "a Igreja é estruturada e regida com admirável variedade" (LG 32). E cita palavra do apóstolo Paulo: "Embora sejamos muitos, somos um corpo em Cristo, e somos membros uns dos outros" (Rm 12,4-5).
  Bispos e padres, fazendo parte do povo de Deus, são os que,
 "postos no sagrados ministérios, ensinado, santificado e regendo, pela autoridade de Cristo, apascentam a família de Deus tal modo que seja cumprido por todos o mandato novo da caridade" (LG 81). Diante de seu povo, o bispo santo Agostinho dizia: "Atemoriza-me o que sou para vós; consola-me o que sou convosco. Pois para vós sou bispo; convosco, sou cristão. Aquilo é um dever; isto uma graça. O primeiro é um perigo; o segundo, salvação".
  O povo de Deus peregrino, construindo o reino em comunhão e participação, vai cantando em todos os recantos do Brasil:
 "O povo de Deus no deserto andava, mas à sua frente alguém caminhava; também sou teu povo, Senhor, e estou nesta estrada; somente a tua graça me basta e mais nada".

D. Angélico Sândalo Bernardino
Bispo Emérito de Blumenau e
membro do Instituto Jesus Sacerdote

 

Fonte: jornal O Domingo

Semanário  Litúrgico-Catequético - Sabado, 9 de junho de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário