sexta-feira, 21 de janeiro de 2011


Deus envia castigos?



É muito comum que, quando algo desagradável acontece, as pessoas questionarem se aquilo não é castigo de Deus. Principalmente em tragédias ou quando, depois de uma conversão o indivíduo não se perdoa pelas ações do passado ou então, quando fazemos algo que estávamos cientes que não deveríamos ter feito, agora atribuímos um sofrimento como um ato punitivo divino.

Porém, Deus não castiga ninguém. O que acontece é que, nossos atos falhos nos afastam do Senhor, consequentemente do poder da Sua benção e graça. O mal que nos atinge, são desencadeados ou por nossas escolhas e atitudes ou pelas fatalidades de um mundo sujeito ao imperfeito.

O homem facilmente age sem a luz do Alto, na cegueira da cobiça, dos impulsos e desejos. Diferente de quando ousamos no Espírito, em que não vemos, mas somos conduzidos pela sua eficácia, força e poder.

Deus não paga o mal com o mal. Dentro da Sua essência não cabe outra coisa senão o bem. “Pois Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo não tenta ninguém” (cf. Tg 1, 13). Do Senhor só podemos esperar coisas boas. Ele é fiel às promessas que nos faz, ainda que Lhe sejamos infiéis e nos retribui benefícios mesmo dos males que executamos, pois “Deus pode extrair um bem das conseqüências de um mal” (cf. Catecismo da Igreja Católica, art.nº. 312).

Alguém pode estar se perguntando: “E os castigos que Deus impunha sobre o povo, quando este Lhe era infiel, e os dizeres bíblicos sobre a ira do Senhor?”.
Não se esqueça que a linguagem na Sagrada Escritura tem vários gêneros literários e também que a revelação do Deus misericórdia como conhecemos hoje, não seria entendida pelo povo antigo. O homem vem evoluindo e ampliando o entendimento em relação às coisas de Deus. Tanto que somente na plenitude dos tempos (cf. Gl 4, 4), Jesus revelou todo o conteúdo e identidade da Palavra do Pai. “Vocês ouviram o que foi dito: Olho por olho, dentro por dente (cf. Ex 21, 24), mas eu lhes digo: não se vingue dos que fazem mal a vocês” (cf. Mt 5,38-39).

Daí, a forma de expressão na Bíblia, principalmente no Antigo Testamento, em alertar aquilo que é atitude de afastamento da graça e da benção, como castigo.

Não podemos atribuir a Deus o que se passa de mal no mundo. Também não fique apreensivo achando que os erros do passado, ainda que sejam recentes, resultarão em punição da parte do Senhor. Não é Ele que lhe envia o sofrimento.

Deus é misericórdia!

Que Ele te abençoe!


Fonte:http://blog.cancaonova.com/sandro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário