quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O que pensava D.Estêvão Bettencourt

Quando pecamos e nos arrependemos e tentamos cada vez mais estar perto de Deus temos chance de ir para o céu?
 
Sim! Nós vamos para o céu não porque nós somos bons, mas porque Deus é bom. A condição para irmos para o céu é buscar nunca mais ofender a Deus.
 
E se essa intenção é sincera no nosso coração, isto significa que devemos nos arrepender e confessar os pecados que ainda não confessamos, e fazer um esforço de nunca mais pecar. Deus nos concedeu o exemplo de muitos homens que de uma vida de pecado (e às vezes de grande pecado!) se converteram em homens Santos: São Paulo (que perseguia os cristãos e os entregava à morte: Atos dos Apóstolos, capítulo 9), Santo Agostinho (que era herege e adúltero), Santo Inácio (que era um orgulhoso oficial do exército e só se converteu porque quebrou uma perna e não pode mais servir), a prostituta que Jesus perdoou (Lc 7,36-50), e muitos outros que vivem na nossa época e que às vezes nem ficamos sabendo.
 
O exemplo destes homens e mulheres que abandonaram a vida passada de pecado, e se tornaram santos, nos convida a fazermos o mesmo, mas sem nos esquecermos de que, mesmo que nos tornemos santos nos nossos atos (deixemos de pecar), continuamos a ser de natureza pecadora, ou seja: Para nós é mais fácil fazer o mal do que o bem (mesmo para o santo). Por isto, quando uma pessoa faz um esforço sincero de evitar todo pecado, Deus confirma este esforço através da Graça Santificante que é um dom de Deus para que a pessoa possa não pecar. Ou seja: O santo não peca, por graça de Deus, principalmente, e pelo esforço de não pecar.
 
Se isto lhe serve de exemplo e consolo, saiba que o pobre autor destas linhas também era muito pecador, e que era quase ateu. Por este fiapo de fé, Deus lhe puxou, como se fisga a um peixe, e o resgatou de volta para a sua Igreja, que hoje ele defende.
 
E se fez isto comigo, que sou um pobre pecador, é porque quis mostrar a você que ele está disposto a nos converter e está disposto a converter você também. E se ele fez isso comigo que sou tão pouca coisa, o que então não fará por você que sou mais que eu? 



Dom Estêvão Bettencourt (Rio de Janeiro, 16 de setembro de 1919 - 14 de abril de 2008), batizado Flávio Tavares Bettencourt, foi um dos mais destacados teólogos brasileiro do século XX. Foi também monge da Ordem dos Beneditinos do Mosteiro de São Bento, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil


Fonte: http://peregrinosdejesus.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário