domingo, 27 de março de 2011

CF-2011 - "Olhai os lírios do campo...olhai as aves do céu".


"Aprendei dos lírios do campo: como crescem e não se matam de trabalhar, nem fiam. E, no entanto, vos asseguro que nem Salomão, em todo o seu esplendor, se vestiu como um deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que existe hoje e amanhã será lançada ao forno, não fará ele muito mais por vós, homens fracos na fé?... Olhai as aves do céu: não semeiam, nem colhem, nem ajuntam em celeiros. E, no entanto, vosso Pai as alimenta.


Ora, não valeis mais do que isso? Quem dentre vós, com as suas preocupações, pode prolongar por pouco que seja, a duração de sua vida?... 
Buscai, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.


Não vos preocupes, portanto, com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã se preocupará consigo mesmo. A cada dia basta o seu mal..."Olha os lírios do campo..." (Mt, 6,27; Lc 12,12) "No princípio Deus criou o céu e a terra e viu que tudo era bom" (Gn 1).


Deus criou o homem e mandou que ele dominasse todas as criaturas. Disse a Noé ao sair da Arca que, com seus filhos desse uma nova ordem no mundo estabelecendo com eles uma aliança de paz, pois antes surgira a corrupção da humanidade.


Veio então o dilúvio. Novamente o orgulho e a ambição dominam o coração humano, mas com a bondade de Deus, o mundo se refez. No entanto, o coração do homem envaidece e todos dão início à Torre de Babel: a confusão de línguas e a dispersão dos povos. É sempre o homem transtornando a obra de Deus (Gn 9, 1ss; 11ss).


Deixou-nos, porém, Deus, o símbolo da aliança – o Arco-Íris – dizendo: "Quando o arco estiver na nuvem, eu o verei e me lembrarei da aliança eterna que há entre Deus e os seres vivos com toda a carne que existe sobre a terra". Da parte de Deus a promessa permanece, mas o homem continua destruindo a ordem estabelecida na criação do Universo, a Vida do Planeta.


A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011, proposta pela Igreja no Brasil – CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – quer, justamente, lembrar as palavras de São Paulo na Carta dos Romanos, 8,22: "A criação geme em dores de parto". A Vida do Planeta está sendo destruída pelas mãos do homem. Estamos sentido as mudanças climáticas e destruição em todos os cantos da Terra. A questão ecológica não encontra preocupação em grandes potências mundiais. O aquecimento global, fruto de um enriquecimento desumano, está aí com seus tremendos resultados.


Ninguém tem o direito de explorar de maneira irracional os bens naturais: água, minérios, florestas e tantos outros, deixando para traz um rastro de destruição e morte. Os gemidos dos povos – o mundo global – "sofre como em dores de parto": é a natureza destruída pela ganância de lucros rápidos com um sistema econômico destruidor e construtor de morte.


É o grito do mar dizendo que as ondas vão invadir a terra. É o vento enfurecido falando dos incêndios. Certamente assim, a continuar, com a destruição da natureza, Criação de Deus, dias terríveis virão. O planeta não suporta tanta destruição quando se visa apenas o lucro: florestas devastadas, queimadas abrindo lareiras imensas para plantação de "outras riquezas"...
Aí está o efeito estufa; aí está a destruição do meio ambiente. Vamos ouvir a admoestação da Campanha da Fraternidade: conservar, para nós mesmos, a VIDA DO PLANETA e obedecer a ordem de Deus: Dominar a Terra e não destruí-la, para o nosso próprio bem.


"Senhor Deus, nosso Pai e Criador, a beleza do Universo revela a vossa grandeza... e o eterno amor que tendes por todos nós. Pecadores que somos, não respeitamos a vossa obra... A beleza que criastes está sendo devastada e a morte aproxima-se do nosso Planeta..." criação geme em dores de parto". Perdoai-nos, Senhor! "Olhai os lírios do campo...olhai as aves do céu".

Dom Jaime Luiz Coelho
1º Arcebispo de Maringá


Fonte:http://www.odiario.com/opiniao/noticia/400733/campanha-da-fraternidade-2011/

Nenhum comentário:

Postar um comentário