sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Estudando o Catecismo da Igreja Católica- VII Parte

Veremos neste capitulo do estudo do Catecismo da Igreja Católica a criação dos anjos.


TEMA 07: DEUS CRIOU OS ANJOS

INTRODUÇÃO:

Na Sagrada Escritura encontram-se muitas passagens nas quais vemos a intervenção dos anjos: ao nascer Jesus um anjo anuncia aos pastores a boa notícia; o arcanjo Rafael aparece na história de Tobias, e o arcanjo Gabriel é quem anuncia à Virgem que Deus quer que ela seja Sua Mãe; outro anjo tira Pedro do cárcere; etc..
Este tema quer ajudar-nos a conhecer quem são os anjos e também os demônios ou espíritos maus.

IDÉIAS PRINCIPAIS:

1. A existência de anjos e demônios, verdade de fé.

Às vezes contam-se coisas que são fábulas: fala-se de bruxas, de horóscopos e coisas semelhantes. Sabemos que não são coisas verdadeiras, senão contos.... Quando se fala dos anjos e dos demônios, não estamos falando de contos; os anjos e os demônios existem de verdade. Deles nos falou deles. E Deus não pode enganar-nos, nem mesmo para que fossemos melhores. Deus sempre diz a verdade. Cremos, portanto, que existem Anjos e demônios - assim como nós existimos - porque Deus assim no-lo revelou.

2. Os demônios são espíritos que pecaram contra Deus.

Deus criou bons, por natureza, a todos os espíritos e os fez seus filhos, pela graça. Mas, capitaneados por Lúcifer, muitos deles se rebelaram e disseram: "Não queremos servir a Deus". Os anjos foram fiéis a Deus, dizendo "Queremos servir a Deus". O chefe dos Anjos fiéis era São Miguel. Realizou-se uma batalha no céu e venceram os anjos fiéis. Os espíritos rebeldes, ou demônios, junto com Lúcifer foram condenados eternamente ao inferno porque desobedeceram a Deus e pecaram gravemente.


Autor: Jayme Pujoll e Jesus Sanches Biela Fonte: Livro "Curso de Catequesis" do Editorial Palavra, España Tradução: Pe. Antônio Carlos Rossi Keller 

Nenhum comentário:

Postar um comentário