quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Lectio Divina


A Lectio Divina é um método de oração/meditação usado pelos monges católicos há quase 2 mil anos. Atualmente a Lectio Divina vem sendo divulgada e praticada também pelos leigos católicos. Ela consiste em um método, um tipo de ritual ou liturgia, em que cada etapa da oração é delimitada e regrada. Na Lectio Divina procuramos assimilar, ruminar e digerir a Palavra de Deus, para que ela penetre em nossa mente e coração. Basicamente, consiste num método de assimilação da Palavra de Deus.
A Lectio Divina consiste de um ritual com 5 etapas:

1º - Preparação - Faz-se o sinal-da-cruz lentamente e coloca-se na presença de Deus… ou seja, invoca-se a Deus e pede-se luzes e graça para esse momento de oração/meditação. Pode-se dizer: “Vem Espírito Santo, vem iluminar!” ou “Eis-me aqui, Senhor!”

2º - Leitura - Lê-se pausadamente e lentamente o texto Bíblico… Eu gosto de usar os Salmos… Ler lentamente todo o Salmo que se escolheu.

3º - Meditação ou Ruminação - Vai se lendo o texto, e quando se encontra uma palavra que nos tocou, repete-se muitas vezes… Por exemplo: “Tu és fiel… Tu és fiel… Tu és fiel… “. Trata-se de saborear a Palavra de Deus.

4º - Oração - Volta-se para o texto bíblico e baseado nele dirige-se a Deus, súplicas, louvores, agradecimentos, pedidos de perdão, preces, intercessões… Numa palavra, conversa-se com Deus.

5º - Final - Termina-se a oração com agradecimentos e despedidas. Pode se pedir o aumento da fé, do amor ou da sabedoria, e encerra-se com um beijo sobre a Bíblia.
Esta é uma forma de orar/meditar muito antiga. É uma forma de orar muito saborosa e produz abundantes frutos de conversão e santidade. Aqui está um método de oração/meditação que tem quase 2 mil anos de garantia e de aprovação. A Lectio Divina nos permite assimilar e saborear a Palavra de Deus, e assim vamos nos tornando cada vez mais íntimos das Escrituras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário