quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O que pensava D.Estêvão Bettencourt

Dom Estêvão Bettencourt (Rio de Janeiro, 16 de setembro de 1919 - 14 de abril de 2008), batizado Flávio Tavares Bettencourt, foi um dos mais destacados teólogos brasileiro do século XX. Foi também monge da Ordem dos Beneditinos do Mosteiro de São Bento, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil.


vamos conhecer agora um pouco do pensamento desse grande defensor da Igreja Católica.


1. Se Deus sabe tudo e sobre tudo, porque ele quer que confessemos?
 
P
orque ele quer de nós um ato de vontade que demonstre que estamos realmente convencidos do nosso erro e arrependidos.
 
Quando se comete uma ofensa contra alguém (contra Deus inclusive), é preciso três coisas essenciais para obter o perdão, sem as quais o mesmo não é possível: Reconhecer o erro arrepender-se do erro e pedir perdão por ter cometido o erro. Ou seja: O fato de Deus saber que nós erramos não quer dizer necessariamente que nós reconheçamos isto, nem sequer quer dizer que nos arrependemos.
 
Agora, se estamos realmente arrependidos, e amamos a Deus, é necessário pedir desculpas a Ele, para que ele possa nos perdoar. E, é claro, se nós reconhecemos o nosso erro, estamos arrependidos, pedimos desculpas e fomos perdoados, devemos também desejar nunca mais cometer este ato que ofendeu a Deus. Isto significa que a confissão é o caminho mais perfeito para a conversão do coração. (Dom Estêvão Bettencourt) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário